Pular para o conteúdo principal

Histórico de Itambacuri

  • 1861- O Governo Imperial solicita missionários capuchinhos para fundar um aldeamento central dos índios que habitavam os Vales Mucuri, São Mateus e Rio Doce - em número superior a 1000 (mil) - com o objetivo de pacificá-los; devido à luta contínua entre índios botocudos e colonizadores brancos.
  • Janeiro 1872 - Frei Serafim e Frei Ângelo se encontram em Roma.
  • Março 1872 - Frei Serafim e Frei Ângelo se desembarcam no Brasil
  • Fevereiro 1873 - Chegam às matas da Philadélfia os dois padres capuchinhos e outras pessoas vinham a pé trazendo suas crianças em caixote.
  • 1873 - Inaugurada a primeira igreja que tinha o apelido de Igreja dos Cavacos e celebrada a primeira missa em 13/04/1873, no local nas matas virgens entre as bacias do São Mateus, Mucuri e Rio Doce fazendo parte das vilas de Teófilo Otoni, no ponto do sítio por eles chamado Encogek, que significa "Espinhaço do cachorro" em 13 de Abril de 1873.
  1. 13 de Abril -fundam a Colônia indígena de Itambacuri/aldeamento.
  2. Tipos de casa da época: pau a pique
  3. Em 1873, o mestiço Domingos Ramos Pacó escreveu a história de fundação de Itambacuri com 22 páginas com o título "Pequena narração ou origem de como foi descoberto “O Itambacuri.”
  • 1877 – Aconteceu a bênção e a colocação da pedra da matriz e do cemitério.
  • 1878 - O professor Sargento Torquato Bicalho renuncia ao cargo de professor.   
  1.  Acontece a primeira visita pastoral ao aldeamento pelo Bispo Diocesano D.João dos Santos.
  • 1879 - Toma posse o professor Ernesto Gonçalves Pereira Filho.
  • 1881 - Fundada a escola para meninas. A primeira professora Delfina Orphan de Meira nomeada por despacho  do vice-presidente da província em 29/12/1881 . Lecionou durante 18 anos e faleceu de tuberculose em 28/04/1889.
  • 1882 - O professor Ernesto Gonçalves Pereira foi substituído por Domingos Ramos Pacó.
  • 1883 - Inaugurada a Matriz Nossa Senhora dos Anjos
  1. Reconstruída no período de 1942 a 1945 pelo vigário da época, Frei Daniel de Mineo. Estilo sombrio.
  2. Inaugurada nova reforma da Matriz Nossa Senhora dos Anjos em 24/05/1987, sob a direção de Frei Honório José Siqueira. Frei Ubiratam Lopes foi o mestre da decoração das imagens e adornos. O altar-mor manteve características originais.
  • 1891 - Dia 26 de Junho foi concluída a primeira estrada picada que ligava Itambacuri a Teófilo Otoni.
  • 1893 - Em 24 de maio os índios se revoltam e flecham os padres Frei Serafim e Frei Ângelo. Vejamos:
Os índios recebiam roupas dos religiosos, mas neste período, eles encontravam as roupas dentro das matas. No entanto, as roupas estavam contaminadas pelo vírus do sarampo e da varíola, Isto causou uma grande epidemia entre os Pochichás  e Botocudos. Os que mais sofreram foram as crianças. Quirino Grande, chefe botocudo atribuiu a culpa da epidemia aos religiosos e com a ajuda de Manuel Pequeno organizou uma rebelião. Então, liderando 700 botocudos atacou a casa dos freis. Frei Ângelo foi atingido por uma flecha e frei Serafim atirava com sua carabina com a intenção de ser ouvido na cidade. Logo chegou o Coronel Onório com um exército de brancos para socorrer os freis e os índios revoltados saíram destruindo  pontes, casas e plantações.Conta o Século Diário, que grupos armados, abençoados com o “ódio dos capuchinhos” mataram cerca de 300 índios e os religiosos exigiam que os cabeças da revolta fossem preservados. Quirino Grande e Manuel Pequeno morreram no cárcere. Apesar disso, os religiosos continuaram a atender as exigências do império.Os religiosos tinham do seu lado os chamados índios fiéis e queriam celebrar um compromisso de paz com os Pojichás, mas o cacique Vakman não deixou que nenhum grupo atravessassem o rio São Mateus. Os índios fiéis diziam que era impossível vencer os Pojichás, devido a agilidade dos mesmos. Houve então um cerco em toda a área ocupada por eles e centenas de crianças e mulheres foram presas e trucidadas de forma extremamente cruel.Muitos anos se passaram sem que os Pochichás retornassem a esta terra. Só em 1909 voltaram e dizimaram uma família de fazendeiros.Na ocasião da revolta algumas pessoas índias ficaram para trás, inclusive Lúcio, filho do Chefe Paulo Pochichá( conhecido como Hu-Hen) que havia sido criado pelos religiosos com a missão de preparar seus irmãos. Lúcio então contou para as autoridades que os Pochichás estavam reduzidos a menos de 50 guerreiros. As autoridades então marcharam para a área e num ataque de surpresa trucidaram os índios
OBS: Alguns indigenistas afirmam que o que houve foi envenenamento dos índios. (informações obtidas no http://www.seculodiario.com.br/etnias/indios/index09.htm)
  1. 20 de Dezembro - Pedro José Versian, engenheiro fiscal de ferrovias estradas e obras públicas propõe em um relatório que o governo mandasse a Itambacuri um professor habilitado e instrumentos para criar uma banda de música no aldeamento indígena de Itambacuri  para que exercesse influência sobre os indígenas, e abrandasse-lhes os costumes.
  • 1896- Acontece a criação da missão regular em Itambacuri.
  • 1897- A Escola de Pacó tinha cerca de 29 alunos indígenas e 16 nacionais; a escola de Delfina tinha 47 alunas mestiças e 23 nacionais.
  • 1899- Morre a professora Delfina Orpham de Meira e a professora Delfina Bacom Aranã, -índia – ocupou  a sua função até 1907 quando chegaram as irmãs franciscanas.
  • 1900- Foi nomeado o professor Manoel Pereira Tangrins que lecionou até 1918.
  • 1904- Em 24/12 chega a Itambacuri Frei Gaspar Zappula de Módica e Frei Samuel Cultrera de Chiaramonte.
  • 1905- Chegada dos auxiliares Frei José Castrogiovanni e Frei Eugênio de Comisso.
  • 1906- Término da escola para órfãs que era o asilo para indígenas – Hoje Colégio Santa Clara – construído nos anos 1904, 1905, 1906.
  • 1907- (15/06) Desembarcam no Rio de Janeiro, religiosas do Instituto das Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento:
§  Irmã Bernadina do Santo Nome de Jesus – 1ª supervisora.
§  Irmã Maria Francisca das Chagas
§  Irmã Maria Ana dos Santos Inocentes
§  Irmã Maria Bendita do Redentor
  1. 03de Julho - Chegada das irmãs Clarissas Franciscanas. Com elas ouviu-se pela primeira vez os acordes de uma banda de música - Não se sabe de onde veio: Minas Nova ou Diamantina - em uma espécie de procissão. Á frente iam Frei Serafim e Frei Ângelo, seguidos das quatro irmãs, a banda de música e a população, nesta ordem; carregando bandeirinhas e lanterninhas.
  2. 04 de Julho - Inauguração do Colégio Santa Clara – às 7:00, padre José celebrou a primeira missa privativa na capelinha. Às 10:00 as irmãs foram conduzidas ao Convento dos Capuchinhos pela banda de música e o povo teve missa cantada, celebrada por Padre Gonzaga Gouvennur.
  3. O Colégio manteve o asilo de indígenas e órfãs que era mantido através das aulas que as irmãs davam para as meninas “da sociedade”.
      ®    1912 -O colégio é autorizado a montar o curso secundário.
®    1927-Criada a Escola Normal Santa Clara
®    1927- Criado o Ginásio Santa Clara.

  • 1907- Surge o Campo Agrícola. Fundado por Vicente de Licodia, primeiro vigário de Itambacuri em 1908, teve o apoio de Dr. Carlos Prates, diretor da agricultura em Minas Gerais.

®    1912- Muda o nome para aprendizado agrícola. Nesta data o responsável era Frei Vicente.
®    Passados mais alguns anos passou a ser chamado Ginásio Técnico Carlos Prates.
®    1973 - chamava Fundação do Bem Estar do Menor. O diretor era Luiz Perdigão.
®    1997 - Funcionava como PETI – Programa de Erradicação do trabalho Infantil.
®    2003 - Funciona além do PETI, a UNIPAC.
®    2009 – Funciona PETI, UNIPAC, Secretaria de Assistência Social

  • 1911- Frei José Castrogiovanni adquiriu área vasta para pomar do Convento.
  1. Criado o Distrito de Itambacuri.
  •  1912- Criado o Distrito de Paz de Itambacuri, por meio da Lei 556 de 30/08/1911
  • 1913 – Frei Serafim benze a primeira pedra da Nova Matriz – 30 anos após a primeira igreja e 40 anos da fundação de Itambacuri.
  • 1914 – Paralisação da obra da construção da Nova Matriz confiado a Frei Eugênio de Módica.
  • 1915 – (03/06) Iniciou-se a Conferência Vicentina Nossa Senhora dos Anjos, na sala de visitas do Convento, com a Participação de Frei Serafim de Gorízia, Frei Vicente de Licórdia, “10 cidadãos da sociedade.”
  1. 05 de Junho - Aconteceu a primeira reunião ordinária da Conferência Vicentina Nossa Senhora dos Anjos. 
  • 1916 – Os Freis compram o primeiro equipamento hidráulico.
  1. Frei Eugênio de Módica trouxe o maestro Fenelon Caldeira, alfaiate, que ensinava música para algumas pessoas. Itambacuri montou sua primeira banda de Música.
  2. 30 de Junho - Os confrades da Conferência Vicentina reuniram para discutirem a aquisição de lote para construção de espaço físico onde funcionaria a Conferência Vicentina.
  •  1917 – (25/11) A banda de música tocou na solenidade de apresentação da carta de agregação da Conferencia Vicentina Nossa Senhora dos Anjos.
  • 1918 
  1.  06 de Abril - Houve a comemoração de início da obra de construção do primeiro Hospital de Itambacuri: o Hospital São Vicente de Paulo.
  2. 03 de Dezembro - Morre Frei Serafim de Gorízia.
  •  1920 – A querosene chega a Itambacuri e as pessoas começam a usar o lampião de placa e o lampião de fi-ló.
  1. Surge em Itambacuri o primeiro ônibus.
  •  1922- O maestro Álvaro de Morais passa a reger a banda de música no lugar do maestro Fenelon que mudou-se de Itambacuri.
  • 1923- Aconteceu o cinqüentenário da Festa de Nossa Senhora dos Anjos. A Igreja foi ampliada para acomodar mais gente.
  1. 07 de Setembro - Foi sancionada a lei 843 – Projeto de autoria do deputado Antôno Lopes de Figueiredo dava a Itambacuri a condição de município, deixando de ser distrito de Teófilo Otoni.
  •  1924- (18/05) É inaugurado o município de Itambacuri.
  1. Dr. Pedro Autram foi o primeiro chefe do Executivo Municipal. Naquela data, o presidente da Câmara era o que representa hoje o cargo de prefeito.
  2. 24 de Julho - É sancionada a Lei nº 07. Primeira Lei Orgânica do município de Itambacuri, pela primeira Câmara Municipal de Itambacuri.
  •  1925- As ruas recebem iluminação com querosene, até às 22 horas. Em dia de luar, os lampiões não eram acesos.
  1. 26 de Julho - Frei Gaspar comunica à chegada da imagem de São Vicente de Paulo. A imagem foi doada pelo Sr. Manoel José de Magalhães. Esta imagem foi levada para o Hospital São Vicente de Paulo e permanece até hoje.

  • 1926 
  1. 26 de Fevereiro - O decreto 7034 dá ao Colégio o direito de Escola Normal equiparada.
  2. 02 de Junho - Morre Frei Ângelo de Sassoferrato.
  3. Agosto -  Frei Gaspar recebe a proposta de um engenheiro de instalar luz elétrica na igreja, casa colégio por 15 contos de réis. 

  • 1927 
  1. 20 de Fevereiro - Inaugurado o primeiro Hospital de Itambacuri. Sua construção havia começado em 1918. Ele funcionava na Rua São Vicente.
  2. O Colégio Santa Clara foi reconhecido e formou a primeira turma de professores.
  3.  Houve forte epidemia de febre palustre impaludismo. O sr João Antônio e sua esposa Orlinda Costa da Silva Pereira cuidava dos enfermos.
  •  1928
  1. 18 de Agosto - Acontece a instalação de chafarizes. A água é retirada do serviço de captação e canalização da nascente da Chácara dos Padres.
  2. Manoel Magalhães foi autor da implantação do primeiro serviço de abastecimento de água.
  3. O Governo Estadual libera verba de 4 contos de reis por Km de estrada de rodagem que ia e Itambacuri a Figueira(Governador Valadares) ficando o cargo de construção o município de Teófilo Otoni.
  4. Surge a primeira empresa de transporte.
  5. OBS: Por volta de 1928 Frei Gaspar de Módica comprou uma velha tipografia. O primeiro número impresso que chegou a Itambacuri veio de Santa Tereza e foi feito pelo tipógrafo Jorge Giurizzato.
  6. Começa a circular o jornalzinho quinzenal “O Itambacury” fundado por Frei Gaspar e o Professor José Vicente de Mendonça.
  7. 02 de Agosto – ao lado da nova matriz foi inaugurado o salão da ordem terceira que serviu para reuniões até 1962 quando o vigário o transformou em salas de aula para a classe preparatória do futuro Ginásio Pio XII. 
  • 1929- É inaugurada a usina Hidrelétrica do Ribeirão do Engenho
  1. A igreja recebeu iluminação antecipada no natal.
OBS: Por volta de 1929 surge o coral Nossa Senhora dos Anjos que fora sustentado durante 20 anos por Maria Alves Pereira ( Maria Cantora), harmonista. O coral foi incentivado por Frei Domingos de Módica em visita a Itambacuri, por ocasião da inauguração da Nova Matriz (santuário). Maria Cantora fez parte do Grupo até 1949 quando faleceu com 49 anos de idade.

  • 1930 

  1. 01 de Janeiro - É inaugurada a iluminação elétrica na Casa dos Padres e Colégio. No mesmo ano a iluminação é instalada nas ruas.
  2. Dr Antônio Firmato de Almeida instalou o primeiro “Posto de Higiene de Itambacuri”. Nele encontravam-se medicamentos conseguidos com o poder público por Frei Gaspar de Módica .
  • 1931
  1.  17 de Janeiro de 1931 a Dezembro de 1935 - Assume as funções de Prefeito Municipal Dr. João Antônio da Silva Pereira
 OBS: Até 1930 não havia o Título de prefeito. Era Presidente da Câmara o nome dado ao chefe do executivo. Dr João Antônio é considerado o primeiro prefeito de Itambacuri por ter sido o primeiro prefeito a receber o título de prefeito.

  • 1932 - Morre Frei Gaspar de Módica
  • 1934
  1. 20 de Agosto -  Começa a circular o jornalzinho “A Voz do santuário” fundado por Frei clemente de Módica que substitui “O Itambacuri” de Frei Gaspar.
  2. 25 de Novembro - Ordena em Diamantina o Monsenhor Octaviano José de Magalhães, primeiro sacerdote diocesano natural de Itambacuri. D. Monsenhor Octaviano nasceu em 1907 e faleceu em 23/01/1989. os votos foram feitos perante D. Carlos de Vasconcelos Motta. 

  • 1935 - Dezembro de  1935 a Agosto de 1936 -  exerce a função de Prefeito Municipal o Sr Joviano Antônio da Silva Pereira
  1. Março – O Prefeito João Antônio da SILVA Pereira viaja para Belo Horizonte para encontrar com o Presidente do Estado Dr. Benedito Valadares Ribeiro na tentativa de resolver questão dos limites Minas Gerais e Espírito Santo e pedir empréstimo de 100 contos de réis para resolver problemas de interesse da população. O retorno foi em 04 de Junho e foram recebidos com festa pelo povo, autoridade, comerciantes pela coragem de ir a Belo Horizonte e falar com o Presidente de Estado. As ruas estavam enfeitadas com bananeiras fincadas na terra e bandeirolas. Houve baile dançante, cantos de crianças. Obs: Não conseguiu o empréstimo e a questão dos limites territorial só ficou resolvida muitos anos depois.
  2. O jornal “A Voz do santuário é transformado em periódico mensal por Frei Clemente de Módica.

  • 1936 - Assume a prefeitura Dr. Antônio Avelino Pinheiro
  • 1937- Frei Clemente de Módica inicia a construção do convento Novo. A planta tinha muitas salas, pátio fechado, portaria interna. Frei Clemente volta para a Itália sem terminá-lo e frei Dionísio o inaugura.
Veio para a CCB (Conferencia dos Capuchinhos do Brasil) realizada no Rio de Janeiro o Núncio Apostólico Dom bento Aluísio Masella. Ele veio para Itambacuri em 1º de Agosto de 1937. Um representante do Papa em Itambacuri. Para recepcioná-lo, programou-se a maior solenidade: jovens dos colégios com bandeirinhas do Papa, banda de música, discursos diversos. a comitiva formada por Frei Manoel de Geba, Dr. Antônio Firmato de Almeida, Sr. Álvaro de Castro Pires, Sr. José Rodrigues da Silva foram até Teófilo Otoni para recebê-lo.
Na entrada da cidade representantes das famílias de Itambacuri lhe ofereceram um “Corbeille” de rosas brancas. Na chegada à cidade, o núncio e o secretário do interior de Minas Gerais que vinha com ele foram saudados pelo prefeito Dr. Antônio Avelino Pinheiro, Srta. Antonieta Lopes, Srta Adelaide Bessa e Áurea Najar (criança)
A presença do Núncio aumentou o brilho da festa da Padroeira. Antes de partir ele visitou o Colégio Santa Clara, o Aprendizado Agrícola e a residência da mãe do Prefeito Municipal. Recebeu de presente uma coleção de Pedras Preciosas da região.  
  • 1940 – O administrador municipal é o Dr Ademar Dias Duarte. (1940 -1943)
  1. Dr Ademar administrou Itambacuri de 1940 a 1943
  • 1942- Ano de fundação da Biblioteca Pública Municipal de Itambacuri
  • 1944 – Circula o jornal “A Flor” das alunas do 3º ano normal
  • 1945  O administrador municipal é o senhor Geraldo José de Magalhães. (1945-1950)
  1. O administrador muda o nome da Rua do Vai e Volta ou Rua do Galinheiro ( aberta em 1901) para Rua Barão do Rio Branco.
  2. Conclusão da construção da Igreja Nossa Senhora dos Anjos, hoje – Santuário Nossa Senhora dos Anjos cujas obras começaram em 1939. 
  • 1946 – Chega a Itambacuri Frei Sisto Veca de Cássaro – Fundador do Abrigo de Menores.
  • 1947 
  1. 23 de Setembro - Frei Inocêncio celebra em Itambacuri as bodas de prata.
  2. Ano de fundação do Museu Histórico Regional do Município de Itambacuri.
  3. Obs: O Museu foi enriquecido e reorganizado em 1974 por Frei Francisco Cerqueira. Cultor e dedicado à causa.
  4. Fundado o Ginásio Santa Clara que mais tarde passou a chamar E.E. Madre Serafina de Jesus.
  •  1948 Veio o professor Frei Fernando de Sortino, licenciado em Filosofia pela Universidade gregoriana em Roma e com o auxílio dos professores Frei Vital de Santa Tereza, frei Sisto de Cássaro e mais tarde, Frei Geraldo de Sortino, iniciou-se o estudantado em Itambacuri.
  1. O primeiro candidato a seminário de Itambacuri foi Serafim José Pereira. Dedicavam o tempo ao estudo, oração, liturgia e vida de comunidade.
  2. Obs: A luz funcionava precariamente algumas horas por dia. Nos anos seguintes o estudantado servia-se de luz de lampiões e velas até que Frei Sisto comprou um gerador; até que veio uma usina para Teófilo Otoni que utilizava do Pokim com uma saída para Itambacuri. Tempos mais tarde a CEMIG resolveu o problema
  3. José Vicente de Mendonça (leigo) foi professor de Português do Estudantado. 
  4. Frei Sisto de Cássaro é nomeado vigário de Itambacuri em substituição a Frei Daniel de Mineo transferido para Santa Tereza.
  5. Frei Sisto com a colaboração de várias voluntárias entre as quais a professora Maria Celeste Garrocho (Da. Salete), Sra. Filomena Firmato (D. Memena) começam modestamente uma casa provisória com 30 crianças que recebeu o nome “Abrigo de Menores”.
  • 1949 
  1. 02 de Outubro - Foi instalado o Abrigo de Menores São Vicente de Paulo, obra iniciada em 1948. Funcionou junto a esta entidade a Escola Estadual Orlinda Silva Pereira.
  2. 06 de Novembro - Acontece a Instalação da Comarca de Itambacuri. Estiveram presentes altas autoridades do Estado. Como exemplo: Pedro Aleixo, René Giannetti. O orador da cerimônia foi Frei Vidal e neste dia, Frei Agostinho insiste perante autoridades locais e Federais que a “Reta” fosse asfaltada.
  3. Funcionou junto ao  prédio do antigo fórum ( hoje Casa da Cultura) os Cartórios de 1º e 2º ofícios, a Coletoria Estadual, Cartório Eleitoral, Registro Civil, Gabinetes do Juiz de Direito e do Promotor  de Justiça.
  4. Foi oficialmente inaugurado o Coral “Regina Pacis”. (Obs: Em 1948 Frei Apolinário de Sortino havia preparado um grupo de pessoas para receber os estudantes para abertura do estudantado. Fazia parte deste coral estas mesmas pessoas e então o coral passou a ser dirigido por Dona Dulce Weneck Otoni.)
  5. Houve campanha para comprar instrumentos novos para a Banda de Música. Época em que recebeu o nome de Lira Seráfica.
  •  1950
  1. Acontece excursão ao distrito de Conceição com frades, crianças e professores do Grupo Escolar Frei Gaspar de Módica, damas da caridade, coral Regina Pacis para promover campanha em benefício ao Hospital São Vicente de Paulo. Houve jogo de vôlei Conceição x Itambacuri, barraquinhas e leilão. A recepção foi a cargo da família Osvaldo Machado e Ismênia Bessa Machado.
  2. É inaugurado o “Bar Night and Day” de Ari de Bessa Couto. Novidade trazida de Belo Horizonte onde o proprietário estudara. Naquela época, poucos tinham conhecimento de Inglês então chamavam o bar de “Nigtandai”, vocabulário que era corrigido pelo proprietário.
  3. 09 de Abril - Primeira vez que acontece a Procissão do Encontro no Domingo da Ressurreiçao. Data em que Frei Vital Ronconi de Santa Tereza proferiu o Sermão da Montanha.
  4. 30 de Abril - Foi reinaugurada sob a batuta do maestro Álvaro de Morais a Banda de Música chamada “Seráfica” em homenagem a Frei Serafim de Gorízia.
  5. 21 de Outubro -  Morre Frei Serafim de Sortino
  • 1951- O administrador municipal é Dr. Vital Salvino Otoni ( 1951-1954)
  1. Durante o seu mandato o prefeito construiu estradas que ligavam a São José do Divino, Frei Serafim, Guarataia e São José da Fortuna.
  2. O Prefeito Vital Salvino Otoni mandou abrir ruas no bairro Várzea, comprou terrenos e mandou loteá-los e distribuí-los às famílias de baixa renda.
  3. O advogado Sidnei Esteves Guedes, na mesma época, adquiriu uma área e mandou construir 7 casas, todas obedecendo a mesma planta. A rua ficou conhecida como “Rua das 7 Casas”. Em Julho de 61, a rua passou a chamar Professor Mendonça por aprovação da lei nº 54/61 de 11 de Julho que foi proposta à Câmara por Dr. Antônio Firmato de Almeida. A rua foi calçada por Ataliba José de Magalhães.
  4. 01 de março - Circula o jornalzinho “A Sentinela”, elaborado por José Vicente de Mendonça.
  5. 11 de Junho - Iniciaram-se as atividades do Comércio e Indústria Barbosa e Marques S &A . Nesta data de implantação do laticínio surgiram muitos empregos diretos e alguns empregos indiretos. Fortaleceu a pecuária de Itambacuri, pois até esta data o leite era pouco aproveitado.
  6. 19 de Junho - Proclamada a diretoria da Fundação São Vicente, após a procissão com a imagem do santo que saiu da matriz e chegou ao velho hospital.
  7. 24 de Junho - Fica unificada a tesouraria das “damas de caridade.”
  •  1952Nos dias 10, 11 e 12 comemorou-se a ordenação de Frei Raimundo de Itambacuri ( Serafim J. Pereira).
  • 1953 – É diretor do pequeno Seminário Nossa Senhora dos Anjos Frei Geraldo de Sortino.
  • 1956Frei Gabriel de Melline,  Landin e D. Lalina fazem campanha para construção da Igreja São José. 15 bois são leiloados.
  1. Tomavam conta da igreja D.Perciana Lages, a mãe de Frei Agostinho, D. Alzira Ribas e D. Nilda. D. Maria de Vinim e D.”Crioula” arrumavam a igreja.
  OBS: O forro da Igreja foi de iniciativa de Frei Honório

  • 1957
  1. Comemora-se os 50 anos da Fundação do Colégio Santa Clara.
  2. Chega em Itambacuri Frei Agatângelo de La Pila de Sortino.


  • Constrói-se o salão Nobre do Colégio Santa Clara. Homens buscavam pedras nas costas para o construção do salão.

    •  1958 
    1. 01 de Junho - É inaugurado o  Lactário ( Associação Protetora da Infância )
    2. 0BS: Em Junho de 1982 a Associação Protetora da Infância começou a funcionar como hospital tendo leitos, internações, etc.
    3. Tanto no ano de 1958 quanto em Junho de 1982, o provedor foi o Dr. Nagib  Ali Ganem.
    •  1959 - O administrador municipal é Dr . Antônio Firmato de Almeida de (1959 a 1962)
    1. É inaugurada a segunda prefeitura de Itambacuri que funcionou de 1959 a 1977 em cima da Loja do Sr André “Bagiery” – Hoje Clínica da Criança.
    2. OBS: A primeira prefeitura funcionou de 18 de maio de 1924 – data em que Itambacuri tornou-se município – até 1959 em frente a “Loja de Godoy” – no escritório de advocacia de Dr. José Rubens.
    3. 15 de Julho - inicia a construção do Ginásio Pio XII. Frei Agatângelo de La Pila de Sortino foi o fundador.  Tudo começou com campanha de bezerros, quermesses e outras fontes de entradas de verbas estaduais através do deputado Pedro Maciel Vidigal.
    4. 1962 – Dr Antônio Firmato de Almeida demoliu a casa dos herdeiros de Horácio Ferreira de Sousa Luz que fechava o cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Rua Dr. Carlos Prates. Abriu também a Rua Pedro Autran e a calçou.
    •  1960 
    1. Utilizou-se do burro camundongo, do proprietário Sr. Domingos Francisco das Neves, para obter água necessária para a construção do Hospital São Vicente de Paulo, visto que a rede instalada não surtiu efeito para transportar água.
    2. Foi inaugurada a Praça Dr. João Antônio pelo Prefeito Antônio Firmato de Almeida obedecendo o projeto do vereador Dr. José da Transfiguração Figueiredo.1980 - Esta praça foi restaurada por Ataliba José de Magalhães.
    3. Acontece a construção da sede da Lira Seráfica à Praça Dr. João Antônio.
    • 1961
    1. 11 de Junho – é instalado o Hospital São Vicente de Paulo em sua nova casa
    2. 13 de Junho – Frei Celestino de Itambacuri (Dimas de Castro Neves) ordena na Igreja N. Sra. Das Graças na Paróquia de São Sebastião (RJ), mas a festa foi realizada em Itambacuri. Toda a festa foi preparada em Itambacuri, mas o Bispo de Araçuaí, D. José Maria Pires achou que a documentação de transferência do Rio de Janeiro não estava completa, não autorizando assim a ordenação em Itambacuri.
    3. 30 de Setembro - Foi fundada a Companhia Telefônica de Itambacuri (COTELI).
    4. 10 de Novembro Inauguração da COTELI.
    • 1963 - É inaugurado o Hotel São Geraldo no final do ano de 1963, construído pelos empresários Elvíno José de Magalhães e sua esposa D. Maria Luzia de Sousa Magalhães.
    • 1965-Populares por volta de 65 cruzam a Rua Barão do Rio Branco com a Avenida  Frei Arcângelo de Módica.
    • 1967 a 1970 – Praça Tenente Lages inaugurada por Dr. Antônio Firmato de Almeida.
    1. Obs: Na revista Itambacuri 100 anos estava escrito que Wilson Lago Pinheiro construiu o Parque Municipal Infantil.
    2. 1999- Restauração da Praça Tenente Lages(cognominada Praça das Crianças) pela Dra. Maria Aparecida Scofield.
    3. 2010 – A praça torna a ser restaurada pelo prefeito Henrique da Mota Scofield.
    •  1967 – A lei municipal nº. 22 de 15 de Julho de 67 cria o SAAE, que iniciou as atividades em 15/08/68.
    1. 15 de Dezembro  – Em reunião da província decidem reabrir o estudantado em Itambacuri no ano de 1968, com férias de 20 dias para os estudantes junto aos parentes.
    2. Dr. Firmato de Almeida ligou à rua Barão do Rio Branco com a praça 3 poderes, através da abertura da Rua Hidelbrando Cabral( denominação popular).
    •  1968 - O SAAE inicia suas atividades.
    • 1969 – Ano em que iniciou o curso de teologia em Itambacuri
    • 1970 – Em 17/01/70 é inaugurado o sistema de tratamento de água.
    Curiosidade: por volta dos anos 70, 71 e 72 aconteceu assembléia em Santa Tereza. Estava na rural Willis Frei Agostinho, Frei Jair e Frei Elias e o carro saiu da estrada e afundou no rio Macaé.
    1. Iniciou-se na década de 70 o Parque de Exposições. Foi formada uma  comissão composta por Carlos Eduardo Abu Kamil, Milton Alves Mansur e representantes da prefeitura (Ataliba José de Magalhães), Maçonaria (Pedro Lopes) União Ruralista (Políbio Guedes Jr.) sob a coordenação diplomática do Frei Agostinho.
    • 1971- É inaugurado o Mercado Municipal na administração de Antônio Firmato de Almeida.

      Obs: O primeiro mercado funcionou como centro comercial até 1934 na Rua Frei Ângelo no entroncamento da Rua João Pinheiro.Durante os anos 1934 a 1971, funcionou na praça Ademar Duarte (perto do almoxarifado)

    1. Falece, em Itambacuri, Frei Inocêncio de Câniso. “O Vigário da Mata”, como era chamado.
    •  1971 A 1976 - Wilson Lago Pinheiro exerce mandato tampão.
    1. É calçada a Rua São José.
    Obs: A Rua São José era chamada “Rua do Lixo”, porque moradores do Córrego do Engenho ao vir a Itambacuri entulhavam na rua cascas e bagaços de cana, muitas das canas eram apanhadas na propriedade de Civico ( Severiano Pereira de Almeida)
    Na Rua São José também, os rapazes desta época faziam um boneco- “Judas de pano” e queimavam por ocasião da Semana Santa. Alguns chegaram a denominar a rua por Rua de Judas, o que contrariou alguns moradores, inclusive Sr. Antônio Isidoro dos Santos, carpinteiro que fincou uma haste de madeira com o nome Rua São José e o nome “pegou”.

    • 1972Foi inaugurado o Terminal Rodoviário pelo Prefeito Wilson Lago Pinheiro. Este foi reinaugurado em 1985 pelo Prefeito Dr. Nagib Ali Ganem.
    • 1973- Foi inaugurado o “Monumento dos Fundadores” pelo Prefeito Wilson Lago Pinheiro.
    • 1975- Inicia a construção do prédio Lar São Vicente a 17 de Agosto de 1975 com doações por parte da prefeitura e campanhas junto a comunidade. A obra foi inaugurada em 19 de Setembro de 1976.
    • 1976 - 19 de SetembroÉ inaugurado o Lar São Vicente.
    Com o prédio do antigo hospital reconstruído tivemos em 10 de Outubro de 1976 solene instalação da sede da conferência vicentina. Que por votação dos confrades o salão recebeu o nome do confrade Hildebrando Cabral.

    • 1977 - Prefeito: Ataliba José de Magalhães1977 a 1982)
    1. Inaugurada a prefeitura pelo Prefeito Ataliba José de Magalhães
    2. 3 de Abril – Frei Francisco Cerqueira, a fim de especializar-se em antropologia seguiu-se para Oxford, Inglaterra.
    • 1979-É inaugurado Fórum Dr. Alair Alves da Costa pelo Prefeito Ataliba José de Magalhães.
    1. O prefeito Ataliba recebe uma frota de 8 caminhões, calça a várzea, a Rua Brasília, a Avenida Prefeito Vital Salvino, consegue um novo asfaltamento para o "Trevo e Reta" 
    2. O Prefeito Ataliba José de Magalhães inaugura o Mini- Posto de Saúde de Frei Serafim.
    • 1980 - Ano em que Frei Dionísio, já quase nonagentário, manda para a província quadros em pirogravura de  São Francisco de Assis e Nossa Senhora dos Anjos.
    1. O Prefeito Ataliba adquire patrola
    • 1981 – O Prefeito Ataliba José de Magalhães inaugura a Câmara Municipal em 27 de Setembro.
    • 1982 – Ataliba José de Magalhães reinaugura o Pronto Socorro Municipal. Obs: O primeiro Pronto socorro funcionou na Rua Frei Arcângelo, seu mentor foi Dr. Nagib Ali Ganem.
    1. A Associação Protetora da Infância começa a funcionar como Hospital.
    •  1985- Dr. Nagib Ali Ganem assume o governo municipal (1985-1988)
    • 1985Inaugurada a Praça Dr. Ademar Dias Duarte pelo Prefeito Nagib Ali Ganem.
    1. Dr. Nagib ali Ganem reinaugura o terminal rodoviário.
    • 1987- Dr. Nagib Ali Ganem inaugura a ponte no final da Rua Brasília.
    1. 24 de maio - Inaugurada a reforma do Santuário Nossa Senhora dos Anjos. Pároco: Frei Honório José Siqueira. Decoração: Frei José Ubiratam Lopes.
    •  1988 - Dr. Nagib Ali Ganem restaura a Praça dos Fundadores. Durante sua gestão instalou 36 creches na cidade e distritos, construiu casas para pessoas carentes, construiu escolas, reconstruiu a Escola Municipal João Alves Chaves e a Escola Municipal Paulo Afonso.
    • 1989 – Assume o Governo Municipal Ataliba José de Magalhães (1989-1992)
    • 1990
    1. 13 de Dezembro – Reinaugurada a modernização da Praça Dr. João Antônio pelo prefeito Ataliba José de Magalhães.
    • 1993 - Assume a Prefeitura o Administrador Municipal Jackson Munhóz Perdigão(1993-1996)
    1. 01 a 05 de Fevereiro – Aprovada a proposta de inscrever padres num plano de saúde
    2. 07 de Fevereiro – Morre Frei Laudelino que foi pároco em Itambacuri
    •  1994Foi instalado em Itambacuri o Curso da Vida Religiosa CEFOR – em preparação ao postulantado. Ao mesmo tempo os formandos frequentavam curso de filosofia em Teófilo Otoni
    • 1996 - Iniciou-se o curso de Filosofia em Itambacuri, sendo Diretor: Frei José Diniz dos Reis e coordenador de estudos Frei Oswaldo Antônio Senna da Rocha
    1. Frei Geraldo é Vigário paroquial
    2. É construída a Cripta com os restos mortais dos frades em Itambacuri já falecidos, bem como a recuperação dos lóculos e placas que encontravam na antiga capelinha dos mortos, levantada por Frei Daniel há 50 anos Houve renovação do convento, construção de salas de aula e captação de luz solar – calefação
    3. 10 de outubro – é formada a Associação dos operadores das faixas do cidadão e radioamadores (Px Aranãs) sediada à Rua São José. O presidente era Carlos Alberto Alves do Nascimento, pioneiro juntamente com Ailton Magaivel. Este grupo mudou a dinâmica dos eventos em Itambacuri. Nas passeatas, carreatas, corridas rústicas, procissões, lá estavam eles para servirem com seus rádios PX.
    •  1997 - Assume a prefeitura Dra. Maria Aparecida da Motta Scofield (1997 a 2000)
    1. Acontece assembléia especial do encerramento do centenário da criação da missão regular em Itambacuri de 16 a 18/09/97. Sendo coordenador Frei Luiz Otoni Santa Barbara e responsável pelos estudos Frei Luíz Carlos de Siqueira - CEFOR
    2. O estandarte de Cristo vem para Itambacuri. Consiste na figura de Cristo sentado no trono em atitude de benção, tendo à mão esquerda um livro com as letras Alfa e Ômega. O dístico é: Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
    •  1999 - 13 de Abril -  Reinaugurada a Praça das Crianças que foi reformada pela prefeita Maria Aparecida da Mota Scofield
    • 2000
    1. 20 de Fevereiro - D. José Ubiratam Lopes sagra-se Bispo na Catedral Metropolitana pelo Cardeal D. Eugênio Araújo Sales.
    2. Termina a reforma do Campo de Futebol Barromeu Sales pela prefeita Dra. Maria Aparecida da Mota Scofield, com a construção de arquibancadas. A verba que a prefeita recebeu na época era de R$ 70.000,00 (setenta mil reais).
    3. 13 de Abril - É inaugurada a Praça do Brasão (mais conhecida como A roda de Dra. Lia)
    4. 13 de Abril - É inaugurado o PSF do Bairro Perdizes.
    • 2001 - (2001 a 2004) Assume a Prefeitura Neide de Sousa Magalhães
    • 2002 – Para Nunca Esquecer - Cirurgias de varizes feitas no Hospital Dr. Tristão da Cunha compromete pacientes. Pacientes em sofrimento, cidade em silencio.
    • 2003- 30 de Agosto - Foi inaugurada a entrada do parque de exposição Políbio Esteves Guedes.
    • 2005 (2005 a 2008) Assume a Prefeitura José Natalino Torres
    • 2008
    1. 09 de Abril - O Prefeito Natalino Torres é preso pela Polícia Federal, na chamada Operação Pasárgada - suspeito de envolvimento com o esquema de liberação irregular de recursos do FPM (Fundo de Participação Municipal). A prisão aconteceu em Recife, quando ele dava entrevista à TV RBA sobre a Dengue. 
    2. 03 de Setembro – ACÓRDÃO 3226/08 do TRE/MG – Jackson Munhóz Perdigão: Rejeição de Contas pelo TCE a menos de 5 anos. Hipóteses de inegebilidade. Indeferimento do registro. Recurso provido.
    3. 15/12/08 - MARIA APARECIDA DA MOTA SCOFIELD (Dra. Lia ) é condenada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais na ação de improbidade administrativa, proposta pelo MINISTÉRIO PÚBLICO - INQUÉRITO CIVIL 003/2001. Quando prefeita, a médica RECOLHIA DESCONTOS DOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES  PARA A PREVIDÊNCIA, MAS NÃO PROMOVIA O PAGAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDÊNCIAS. O valor é de R$64.867, 79 ( sessenta e quatro mil, oitocentos e sessenta e sete reais e setenta e nove centavos) atualizado pela tabela da Corregedoria do tribunal de Justiça de Minas Gerais e juros de mora de 1% ao mês contados da citação até o efetivo pagamento.
    • 2009 ( 2009 a 2012) Assume a prefeitura Henrique Luís da Motta Scofield
    • 2010-  Mães descobrem que tiveram suas filhas trocadas no Hospital Dr. Tristão da Cunha no ano de 2002.

    Postagens mais visitadas deste blog

    Com o cú na mão

                                                                      Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

    APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

      A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

    DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

    Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand