ALERTA GERAL!
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS ENDÊMICAS EM ITAMBACURI.
que "há uma incidência e prevalência de doenças endêmicas” nas seguintes regiões do município de Itambacuri:
-Córrego Jacutinga ( próximo a Fazenda Paulo de Deco)
-Parte BR116 ( Abrangendo balança e Divisa com Teófilo Otoni)
-Córrego de Areia
-Lagoa do Peixe
-Cancela Preta( Claudino Dupin)
-Córrego Aurífero"
Ainda que proprietários de fazendas de algumas destas regiões atestam que este surto não existe, temos que as endemias são certas pois os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de moralidade, eficiência, honestidade, legalidade e lealdade às instituições e não podemos desconsiderar que é gravíssimo o fato de uma secretária oficializar um ato inverídico colocando em xeque a situação de saúde não só do seu município como de outros, já que os casos de endemias alcançam divisas com outros municípios conforme se observa.
O documento oficial cita que é grande o número de famílias nesta região e remaneja o funcionário Vladimir da Funasa, que há mais de 9 anos trabalha no controle da dengue, para
para executar tal tarefa, em localidades que distam uma da outra em sentidos bastante opostos.
Acreditamos que um só funcionário para o combate de um surto de endemias é considerado insuficiente, uma vez que doenças endêmicas são tidas como aquelas que atacam, acometem e apresentam aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica.
Entendemos, também, que em uma situação desta (de incidência e prevalência de doenças endêmicas) ou seja de surto epidêmico, toda a equipe de saúde do município, deve estar atenta, reunir e traçar um plano de trabalho; mas a senhora Secretária confiando na capacidade técnica e operacional do super Vladimir sequer recebeu o ofício que o mesmo pedia informações sobre o nome do pessoal que compõe a equipe de saúde da família de cada uma das áreas definidas e, também sobre o transporte que o conduzirá a cada área e diárias/ alimentação, tendo o funcionário que postar via ARMP e registrar em cartório o documento.
Frise-se que nem mesmo a correspondencia via ARMP o correio conseguiu entregá-la.
Mas isso é o menos importante. O importante agora é que todos que irão visitar estas regiões devem procurar a Secretária de Saúde e/ou o agente Vladimir para ter informações epidemiológicas sobre a necessidade de tomar vacina e/ou controle da doença.
Devem buscar saber também qual o grupo de doenças endêmicas prevalecem nestas regiões. Se é malária, febre amarela, tracoma, peste, filariose outras ou quem sabe na pior hipótese HIV.
Cabe também a nós, cidadãos itambacurienses cobrar do prefeito investimento em finalidade de diminuir o número de incidências e ver porque não houve controle hábil já que as doenças endêmicas estão em incidência e prevalência inclusive, salvo engano, na região em que o prefeito possui uma fazenda:Córrego de Areia.
É importante que toda a população de Itambacuri esteja monitorando os casos de doenças endêmicas para que através de um sistema integrado entre governo e população possamos restabelecer o equilíbrio nestas áreas e evitar um caos maior em nosso município.
Colocamos o nosso informativo à disposição para maiores esclarecimentos à população.
Olá Silene estou acompanhando as matérias e analisndo o que acontece por aqui. beijos
ResponderExcluir