Pular para o conteúdo principal

Olhem só! Vejam como funcionou esta eleição


O clima antes da eleição já era muito tenso porque os vereadores da situação não chegavam a um acordo. Queriam a presidência: Pedro Antônio de Oliveira, Charbel Salman Oliveira e Reinaldo Soares Pereira. Também, né? Receber mais de 50% do salário até o mais bobo...
Na reunião do dia 21, o clima era favorável ao vereador Charbel, mas a eleição foi adiada com a alegação de que o horário estava prejudicado.
Guardem bem esta frase: O horário está prejudicado!
Na reunião do dia 30 de dezembro...
Aqui começa o enrosco grosso.
A informação é que às 18:00 havia uma chapa única formada assim:
Presidente: Charbel Salman Oliveira
Vice- presidente: Wagner Alves Rodrigues
Secretário: Luís André da Silva Pereira
Suplente de secretário: Luciano Neves Oliveira

Contudo, Luís André demorou a aparecer na reunião e o presidente Reinaldo ficou “Cozinhando o galo” até ele chegar. 
A demora foi demorada.
Enquanto isso, o que se ouviu foi uma confusão, um bafuazão... um Deus nos acuda.
Um quebra-pau feio – se é que existe quebra-pau bonito – uma verdadeira cruzada entre  Charbel e Pedro Antônio.
Na “discurseira” geral, alguém soltou o verbo. Verbo não! O adjetivo: Ladrãooo!
Todo o povo que lá esteve e ouviu, ficou desconfiado, assim como todo bom mineiro.
Então, nós deste bloguinho, que já choramos com a injustiça cometida contra o Chaves, saímos em busca da inocência do ilustre vereador. 

Contudo, fomos pegos com várias explicações para tão grave adjetivo.
O levantamento realizado à boca miúda, (o povo tem até medo de comentar) dá mostras que a credibilidade de um vereador naquela casa está mesmo em xeque. 
Alguns dão conta, no canto da boca, sussurrando e quase que assobiando que houve um gasto naquela casa de R$ 1.800, 00 (Hum mil e oitocentos reais) com uma porta, uma portinha, uma humilde porta.

Além deste e outros gastos, a informação é que há comprovantes de despesas para a cobertura de uma pequena área da Câmara Municipal que ficou em R$24.000, 00.(vinte e quatro mil reais) Detalhe: a cobertura é de telha de amianto.
Quem sabe seja por uma dessa que naquela casa tem goteira? 


Pois bem, após o bafuá, 4 dos oito vereadores decidiram não decidir nada e retiraram daquele local: Vereador Charbel Salman Oliveira, Vereador Júlio César Rosa dos Santos, vereador  Luciano Neves de Oliveira( Jú de Lau ), Vereador Wagner Alves Rodrigues (Coca de Dé) e permaneceram no recinto 4( quatro) vereadores: Reinaldo Soares Pereira, Pedro Antônio de Oliveira, João Francisco de Sousa  e Osvaldo Ferreira da Cruz.

O que os retirantes não esperavam é que após a debandada, Luís André chegasse formando o G5 (Grupo de 05) dando quórum, (50% mais 1) e muito menos que acontecesse a reunião já que o horário estava prejudicado.

O presidente da Câmara, Reinaldo, abriu a sessão e deu início à nova mesa diretora.
Neste momento, a população presente toma conhecimento de que havia o registro de mais outra chapa para a composição da mesa diretora:
Presidência: João Francisco de Sousa
Vice- presidente: Pedro Antônio Gomes de Oliveira
Secretário: Osvaldo Ferreira da Cruz
Suplente de Secretário: Reinaldo Soares Pereira


 Observem que o requerimento de inscrição das duas chapas foram registradas no mesmo horário e recebidos pela Sra Lizélia Porto.  ( Guardem isso! É importante.)


Ainda que populares afirmam que a reunião iniciou às 20:00, a ata da reunião consta que esta iniciou às 19:30, sob a presidência do Vereador Reinaldo que autorizou fazer a chamada nominal dos vereadores.
Constatou-se que haviam 05 vereadores, dando quórum, podendo assim, iniciar os trabalhos.

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh????
Isso mesmo!
Às 19:00 estavam na casa legislativa 8 vereadores, faltava o vereador Luís André e então ficaram aguardando ele chegar. Não podia começar a reunião só com os 8, Luís tinha que estar presente. ( E se desse empate? Ah! mas quem desempata é o presidente. Reinaldo não ia votar)
Às 20:00 ou 19:30, como reza a ata, tinham 05 (cinco) vereadores e então podia ter a reunião?????
Que coisa heimmmmmmmm????
O número era legal, o vereador- secretário Pedro Antônio Gomes de Oliveira leu o expediente (o requerimento das inscrições)
O Presidente Reinaldo designou como escrutinador Pedro Antônio Gomes de Oliveira.
Pedro Antônio durante toda a sessão foi Vereador, candidato na chapa a vice-presidente, secretário-vereador na eleição, escrutinador. Só o poder!

Ao final da eleição, João Francisco de Sousa foi eleito com 3 votos favoráveis. (de Osvaldo, de Pedro Antônio e dele mesmo)
Notem que o Presidente da Câmara, Reinaldo, estava conduzindo os trabalhos, era candidato na chapa com João, mas absteve de votar.
Por que será?
É mais um H????
Não temos suplente de secretário na Câmara, ou ele não queria votar em João ( que foi oposição durante os 3 anos ) para não contrariar o prefeito? 
Voltando... 
O bochicho geral é que Reinaldo era candidato com João, às 19:00 ele sabia que ele só podia dar o voto de desempate, então se abrisse a sessão, na hora certa, Charbel tinha 04 votos e venceria, então ele nunca ia abrir a sessão se Luís não aparecesse. Luís em algum momento chegou a ligar pra saber se a reunião havia começado, então após a debandada, com tudo articulado, Luís chegou e Reinaldo pôde abrir a sessão com tranquilidade.

OBS:Todo regimento interno fala sobre o tempo de tolerância para o início dos trabalhos, não tivemos acesso ao RI, mas fomos informados pelo vereador Chárbel que "acha"que o tempo de tolerância é de 15 minutos. No entanto, não queremos acreditar que o presidente da Câmara ia abrir a sessão ferindo o Regimento interno, em um processo tão acalourado como este.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA DE JOVANI SANTOS E MAURO ALI - ENTENDA ESTE E OUTROS ILÍCITOS ELEITORAIS DA CAMPANHA DE JOVANI SANTOS

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais  ajuizou uma ação de INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL em desfavor de JOVANI FERREIRA DOS SANTOS E MAURO CESAR ALI e requereu a  CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA OU DOS DIPLOMAS, por terem sido beneficiados pela prática de abuso de poder político e economico, A APLICAÇÃO DE MULTA prevista no art. 73, §§ 4°35 e 8°36 , da Lei 9.504/97 em seu patamar máximo, tendo em vista o alcance do dano, já demonstrado aqui; a Decretação da INELEGIBILIDADE dos representados tanto para esta eleição, como para os 8 (oito) anos seguintes, pelas condutas vedadas de abuso de autoridade, de poder político e, ainda, da violação ao princípio constitucional da impessoalidade, nos termos do art. 37, § 1°1 c/c art. 7410, da Lei 9.504/97 c/c art. 73, I, II e II9, também da Lei das Eleições c/c art. 1°, I, “h” e “j”33 e art. 22, caput, 32 e inciso XIV34, ambos da LC 64/90, e m razão de “ter concedido inúmeras gratificações e horas extras a servidores munic...

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, ...

GOVERNO JOVANI SANTOS SOB ANÁLISE. O HOMEM É BOM, O HOMEM É ESPETACULAR??? (PARTE 1)

  Há pouco tempo escrevemos que a cidade de Itambacuri é como uma grande mesa posta, forrada, ornamentada, com lindos vasos; mas por baixo há muita sujeira... teias de aranha, poeira... há bichos venenosos. A grande mesa posta, forrada e ornamentada são as estátuas, as imagens, a propaganda que gira em torno do governo municipal; mas para quem olha no entorno, que sabe analisar, avaliar, inferir a realidade, percebe que é um desastre viver sob o governo de Jovani Santos. Quem vive neste município governado a duas gestão pelo mesmo grupo político de Henrique Scofield – Jovani percebe com clareza a catástrofe que estamos vivendo. A falácia de que “o homem é bom, o homem é espetacular” eleva o nome do prefeito. Aliás, parece que o objetivo dos aliados do atual governo é justamente criar uma áurea que ajude a proteger o  nome dele, pois é do conhecimento popular que um jargão de tanto falado vira verdade e se as pessoas não tiverem um olhar aguçado, acabam por afastar a inef...