Bem... Como se não bastasse a invasão permitida pelos administradores públicos do passado à área para a construção do Parque de Exposição.
A UNIPAC também é uma verdadeira afronta às políticas públicas em Itambacuri.
Peraê!!!!!!! Vocês estão doidos. Ela cobra mais barato. Ela tem ajudado muitas pessoas carentes porque tem um preço bacana, empregadas domésticas que recebem pouco estão fazendo um curso superior..
Muitos? Quantos????
Saiba senhores que o Convenio inicial da UNIPAC com o município de Itambacuri reza em sua cláusula terceira que compete ao município de Itambacuri INDICAR 10 ALUNOS CARENTES PARA UTILIZAR BOLSAS DE ESTUDO PARCIAIS DE 50% ( CINQÜENTA POR CENTO). Vocês acham que em Itambacuri existem somente 10 alunos carentes???? Vocês sabem informar quem são as assistentes sociais que faz a triagem dos alunos carentes? Vocês acham que esta indicação é séria? O que dez meias bolsas significam para o nosso povo?
Não senhores! Dizemos isso de alma aberta. Dizemos isto porque ouvimos de uma pessoa que recebe dois salários e meio, é solteira, dizer que tem a bolsa da UNIPAC. Quantos não recebem nem um um salário e não possui a bolsa? Vocês fazem idéia?
Queremos ainda deixar para vocês as seguintes indicações acerca da UNIPAC:
A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itambacuri, é uma Faculdade Privada, mas funciona no prédio da Secretaria de Ação e Gestão Social de Itambacuri e não paga água, não paga luz, não disponibiliza funcionário como ajudantes de serviços gerais, vigia, etc, e nem participa com nenhuma outra contraprestação enquanto o município de Itambacuri esteve durante anos arcando despesas de aluguel de casa para funcionamento do CREAS e CRAS VOLANTE.
A Faculdade Presidente Antônio Carlos também faz uso de uma sala de Informática que é um telecentro do município de Itambacuri, mas que até o ano passado não era utilizado pelos alunos do PETI, que precisavam se deslocar até a casa da cultura sem acompanhamento de nenhum profissional para acessarem a internet.
O prefeito, os vereadores, os defensores da área da Infância e Juventude precisam urgente rever com a pessoa a quem possui a franquia sobre o contraprestação pela concessão de uso deste imóvel público que está servindo a Universidade particular.
É preciso rever o contrato entre o município de Itambacuri e a UNIPAC pois ainda que esta instituição esteja fazendo a cessão de bolsas para pessoas carentes, tal situação não resolve a nossa situação, pois não favorece toda a população carente e necessitada do benefício.
A Faculdade Presidente Antônio Carlos além de ocupar salas que diurnamente são ocupadas pelo PETI ( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), estava ocupando também 06 (seis) salas exclusivas que serviam como biblioteca, secretaria, sala de exposição de trabalhos, sala de coordenação dos cursos, sala de professores, sala de informática. Importa dizer que são as melhores salas do prédio e, na contramão da situação, o serviço da secretaria de Ação e Gestão Social encontra-se comprometido.
A coordenadora do PETI não tem uma sala. Parece que o município é quem está vivendo de favor numa sala apropriada pela UNIPAC.
Não estamos aqui sugerindo acabar com a UNIPAC, como querem pensar, mas uma faculdade particular que veio para nossa cidade em 06 de maio de 2002 ( data da assinatura do convenio), viveu às nossas custas ( porque o dinheiro público é o dinheiro de todos) tem que aprender a “andar com suas próprias pernas.”
Se até o Estado paga aluguel de seus prédios, porque a UNIPAC que é privada não pode pagar? Porque temos que arcar com isso?
Sugerimos que a UNIPAC faça um contrato junto com o irmã Germana que é escola municipal e que arca com despesas de aluguel (mais de R$3.000,00) e então, dividam as despesas. Ou passe a funcionar junto à escola particular CEPI – Ela também paga aluguel e na impossibilidade- devido situação financeira - a UNIPAC passe a funcionar junto à Escola Zélia de Campos Neves, Escola Augusta ou outras que possuem o espaço livre durante o noturno para que assim a secretaria Municipal de Gestão e Ação Social possa melhorar seu funcionamento.
Sugerimos também que a Secretaria Municipal de Gestão e Ação Social ofereça pré-vestibular gratuito às pessoas carentes para que elas possam estudar para o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio) e conquistarem seus estudos através do PRO-UNI ou SISU e não por politicagem, como bem sabemos que muitas vezes funciona estas bolsas.
Nós, povo de Itambacuri, não podemos abrir mão de um município forte e por isso lamentamos que além da UNIPAC está impedindo o regular funcionamento da secretaria de Gestão e Ação Social, há funcionários do município que servem àquela instituição privada (trabalham na UNIPAC e não é só o diretor) e que por muito tempo estão com as mãos dentro dos cofres públicos sem trabalhar.
Precisa citar os nomes ou quer que desenhe???????
Parabéns Silene pela coragem de denunciar esse absurdo! Sou cidadão barbacenense, curral eleitoral da família que é dona da UNIPAC (os Andradas) e não sabia que eles haviam espalhado esse "costume" de usar prédios públicos para instalarem sua universidade particular, sem pagar o aluguel. Atualmente a UNIPAC não está sediada em Barbacena, mas por vários anos ela ocupou um prédio de uma escola técnica federal e as fundações da família também ocupam outros prédios públicos da mesma maneira na nossa cidade.
ResponderExcluirAbraço!