Pular para o conteúdo principal

Juiz de Direito da Comarca de Itambacuri adia juri porque o "Advogado" Elias F. de Souza encontrase constituído suspenso perante a OAB


Parecia tudo perfeito...
Fora do ambiente forense muitos moradores de Itambacuri contavam que naquele 25 de outubro de 2013, sexta-feira, aconteceria o deslinde de um crime bárbaro que ocorreu em Cafelândia, zona rural de Itambacuri.
No Fórum havia reforço na entrada do prédio.
Um movimento de vários acadêmicos de Direito.
Muitos advogados!
O Promotor de Justiça Dr. Fábio Reis de Nazareth chegara à noite da quinta-feira de Belo Horizonte para atuar no júri.
Familiares e amigos da vítima estavam trajados com camiseta pedindo justiça. 
Os servidores do Tribunal de Justiça e da Polícia estavam todos a posto.
Os jurados aguardavam para saber quem iria compor o Conselho de Sentença.
As investigações da Polícia Civil já apontaram que o acusado Délcio Gomes havia confessado que tinha articulado e matado sua amante que estava grávida de 9 meses; que pra isso ele contou com a ajuda de seu amigo João Evangelista e para realizar o intento aplicaram injeção veterinária na vítima, deram golpes de facada na barriga e no pescoço e em seguida ocultaram o cadáver em vala.
Todos...Todos queriam o esclarecimento do fato e ver a atuação do advogado Elio Ferreira de Sousa em um dos mais esperados Júri do ano em Itambacuri.
Como o exercício da advocacia é uma causa formal que guarda direta relação com a situação jurídica da inscrição do indivíduo junto à OAB, assim entendida como requisito legal para o direito de exercer a advocacia; nenhuma pessoa pode atuar como advogado sem que esteja devidamente  inscrito no quadro da Ordem dos Advogados do Brasil, ainda que seja bacharel em Ciências Jurídicas e para conferir a situação existe os meios como a internet. Por obra e graça dela, as pessoas hoje tem acesso em tempo recorde às informações e quando foi consultado o nome do advogado Élio Ferreira de Souza, viu-se que ele estava sofrendo limitação ao exercício do cargo.
E pior: a limitação não era parcial, em função de algum impedimento. A limitação é total. O “advogado” está SUSPENSO da OAB.
Absurdo!o figurão preparado para atuar num caso de crime como defensor, prestes a cometer um “crime”.
Esta foi a razão que na manhã deste dia( 25/10), o Juiz de Direito da Vara Criminal de Itambacuri Dr. Claúdio Schiavo Cruz se viu no dever de adiar o júri que aconteceria naquela data, pois caso o júri fosse realizado tendo como defensor Elio ferreira de Souza,  seria nulo de pleno direito, pois o senhor Elio Ferreira não tem o direito de exercer a advocacia.

Situções como esta a gente custa a acreditar!
Não dá para entender como que um “advogado” se dispõe a atrapalhar o andamento da justiça e de vários órgãos. se deslocar até o local do júri, (naquele exato momento em que ele deveria ocorrer), se submete a um vexame deste. 
Isso é terrível pra um “advogado”!É constrangedor!

Pode ser um ponto final na carreira naquela comarca porque volta e meia as pessoas lembrarão do ocorrido.
É muito difícil pensar que o Elio Ferreira de Souza, está suspenso em definitivo pela ordem e se coloca de prontidão para fazer um júri.

Importa lembrar que sempre deparamos com pessoas reclamando da atuação da justiça porque o processo, em si mesmo,tem seus prazos e recursos que fazem da justiça  ser "morosa" e ter de adiar o juri do dia 25 de outubro é situação capaz de consumir muito tempo na repetição de atos como intimações, publicações, deslocamento de jurados, prejuízo a outros órgãos com a ausência justificada no serviço público por parte de quem vai servir a júri, diligencia de ofício, pagamento de correios, alimentação, diárias de viagem (no caso do Ministério Público que teve que pagar para o Promotor que veio de Belo Horizonte).
E ainda... o desgaste psicológico de advogados, jurados, familiares.

Também,  está longe de constituir fato ignorado o comprometimento dos familiares da vítima e acusados que por morarem na zona rural tiveram que vir para Itambacuri em dia anterior ao do juri; lembrando que,  muitos pagam as passagens de vinda e volta é com o dinheiro da banana ou outro produto que vende com muita dificuldade; sem contar o sacrifício que familiares e amigos da vítima fizeram para comprar a camiseta.
Imagine só o trabalho porque passa uma escola quando precisa conseguir um substituto para aquele professor que foi intimado para ser jurado.
O papel a que este "advogado" se prestou é clara demonstração da falta de respeito para com seu cliente, familiares. É falta de compromisso com a OAB e a boa administração da Justiça. 
A bem da justiça, a OAB ( Ordem dos Advogados do Brasil) 28º Subseção de Teófilo Otoni deveria fiscalizar, acompanhar e tomar medidas mais severas com as pessoas que fazendo de advogados inscritos e legais violam o Estatuto da ordem e mesmo com suspensão DEFINITIVA insistem em passar despercebidos na  regional de Teófilo Otoni, prestando  um desserviço à sociedade.
Agora a pergunta: Se os dados cadastrais foram atualizados em 24/08/2009 como se explica, ele "advogado" não saber que estava suspenso?

Ai... Ai... não sei me ver numa situação desta! Acho que me jogaria no vaso só com o polegar pra fora, pra dar descarga depressa, pra não dar o direito de ninguém mais me olhar na cara!
Que vergonha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA DE JOVANI SANTOS E MAURO ALI - ENTENDA ESTE E OUTROS ILÍCITOS ELEITORAIS DA CAMPANHA DE JOVANI SANTOS

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais  ajuizou uma ação de INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL em desfavor de JOVANI FERREIRA DOS SANTOS E MAURO CESAR ALI e requereu a  CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA OU DOS DIPLOMAS, por terem sido beneficiados pela prática de abuso de poder político e economico, A APLICAÇÃO DE MULTA prevista no art. 73, §§ 4°35 e 8°36 , da Lei 9.504/97 em seu patamar máximo, tendo em vista o alcance do dano, já demonstrado aqui; a Decretação da INELEGIBILIDADE dos representados tanto para esta eleição, como para os 8 (oito) anos seguintes, pelas condutas vedadas de abuso de autoridade, de poder político e, ainda, da violação ao princípio constitucional da impessoalidade, nos termos do art. 37, § 1°1 c/c art. 7410, da Lei 9.504/97 c/c art. 73, I, II e II9, também da Lei das Eleições c/c art. 1°, I, “h” e “j”33 e art. 22, caput, 32 e inciso XIV34, ambos da LC 64/90, e m razão de “ter concedido inúmeras gratificações e horas extras a servidores munic...

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, ...

GOVERNO JOVANI SANTOS SOB ANÁLISE. O HOMEM É BOM, O HOMEM É ESPETACULAR??? (PARTE 1)

  Há pouco tempo escrevemos que a cidade de Itambacuri é como uma grande mesa posta, forrada, ornamentada, com lindos vasos; mas por baixo há muita sujeira... teias de aranha, poeira... há bichos venenosos. A grande mesa posta, forrada e ornamentada são as estátuas, as imagens, a propaganda que gira em torno do governo municipal; mas para quem olha no entorno, que sabe analisar, avaliar, inferir a realidade, percebe que é um desastre viver sob o governo de Jovani Santos. Quem vive neste município governado a duas gestão pelo mesmo grupo político de Henrique Scofield – Jovani percebe com clareza a catástrofe que estamos vivendo. A falácia de que “o homem é bom, o homem é espetacular” eleva o nome do prefeito. Aliás, parece que o objetivo dos aliados do atual governo é justamente criar uma áurea que ajude a proteger o  nome dele, pois é do conhecimento popular que um jargão de tanto falado vira verdade e se as pessoas não tiverem um olhar aguçado, acabam por afastar a inef...