SINDICATO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE TEÓFILO OTONI E REGIÃO REIVINDICA REAJUSTE SALARIAL PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS HOSPITAIS DE ITAMBACURI.
A diretoria do Sindicato de Saúde de Teófilo Otoni e Região reuniu, no dia 17 de setembro, com
a direção do Hospital Nossa Senhora dos Anjos para analisar, dentre outros
assuntos, o reajuste salarial para todos os profissionais da saúde: trabalhadores
da enfermagem, portaria, administrativo e demais categorias.
A
categoria reivindica o piso salarial de R$1.370,00 (mil trezentos e setenta
reais) para o administrativo e R$1.546,00 (mil quinhentos e quarenta e seis reais)
para técnico, auxiliar de enfermagem e laboratório.
Segundo
o presidente do sindicato, devido as perdas salariais, faz-se necessário que se
estabeleça um reajuste salarial de 12% para todos os trabalhadores da
categoria, adicional de insalubridade de 20%, adicional noturno de 100% para
que ocorra a reposição nos salários e benefícios dos trabalhadores das perdas
sofridas com a inflação, garantindo a toda a categoria os direitos do reajuste.
O
reajuste salarial é um direito do empregado, previsto no art. 7°, inciso IV da
CF/88, que por finalidade recompor o poder real de compra defasado pela
inflação.
Conta
o sindicato, que atualmente, o valor do piso salarial pago pelo Hospital Nossa
Senhora dos Anjos aos técnicos de enfermagem é de R$1.370,00 (mil trezentos e
setenta reais) e 80% do administrativo recebe R$1.100,00 (mil e cem reais); diferente
do Hospital Tristão da Cunha que paga R$1.100,00 (mil e cem reais) para todos
os funcionários, exceto parte do administrativo que ganha acima do salário
mínimo.
Esta
diferença preocupa o sindicato, que busca isonomia salarial para os
trabalhadores dos dois hospitais, mas há cinco anos, o reajuste salarial dos
profissionais de saúde do Hospital Tristão da Cunha não ocorre através do
sindicato, pelo fato de que a direção do HTC não aceita diálogo com o
sindicato.
É
importante esclarecer que o reajuste salarial firmado por meio do sindicato é
que garante aos empregados o direito de discutir ajustes salariais observando a
conjuntura do momento, o índice de inflação e as mudanças econômicas ocorridas
no país, para que o trabalhador não perca seu poder aquisitivo. O que é
decidido junto com o sindicato tem caráter normativo.
Além
disso, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da saúde de Teófilo Otoni e Região
mostra-se bastante preocupada com a quebra do princípio da isonomia em relação
ao tratamento dado pelo município de Itambacuri no trato aos dois hospitais
públicos deste cidade.
Conforme
consta no Portal da Transparência do Município de Itambacuri, a administração pública local realiza subsídio
em repasse no valor de R$90.000,00 (noventa mil reais) para o Hospital Tristão
da Cunha com Recurso Covid desde março
de 2020, além de R$20.000,00 ( vinte mil reais) para atendimentos especializados
e, apenas, R$26.000,00 ( vinte e seis mil reais) para o
Hospital Nossa Senhora dos Anjos.
Levando
em consideração a desigualdade de tratamento apontada pelo sindicato, é necessário
que haja uma mobilização por parte de todos os vereadores e sociedade em geral
para que cobrem do chefe do executivo municipal, Jovani Ferreira Santos, a destinação
de forma igualitária (na proporção do número de servidores e leitos, de maneira
justa), dos repasses a serem destinados para os dois hospitais, garantindo o
equilíbrio financeiro do contrato de prestação de serviço de saúde -SUS, a
justiça e a lei, para que o Hospital Nossa Senhora dos Anjos possa honrar com
seus compromissos e com o reajuste salarial para todo o funcionalismo e
consequentemente da melhoria da oferta do serviço.
Vale
lembrar que não se trata de uma opção do prefeito a observância do princípio da
isonomia, mas sim de obrigação.
Para que os trabalhadores da saúde de Itambacuri saia dessa negociação vitoriosos, com um salário digno, é muito importante a adesão dos empregados em apoio ao sindicato, de modo a fortalecer luta e é imprescindível que a sociedade, como um todo, abrace a causa destes profissionais que abraçam a saúde de todos.
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