Pular para o conteúdo principal

PREFEITO JOVANI SANTOS – PIOR INIMIGO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE ITAMBACURI


O prefeito Jovani Santos tenta parecer o prefeito de grandes feitos e obras na cidade de Itambacuri. Seus acríticos comemoram e celebram cada feito, mas a realidade não nos autoriza nenhum reconhecimento de grandeza do administrador.

Cada obra realizada por Jovani Santos trata-se de banimento de parte da nossa história.

É por isso que lembramos com saudades dos nossos ex-prefeitos Dr. Nagib Ali Ganem, Wilson Lago Pinheiro, Ataliba José de Magalhães e Dr. Antônio Firmato de Almeida; homens que erigiram, cada um no seu tempo, obras públicas com grande significância arquitetônica e/ou paisagística, que trouxeram destaque para a nossa cidade.

Estes prefeitos deixaram um legado satisfatório. Homenagearam aqueles que destacaram na política municipal ou outros segmentos da sociedade sem, contudo, desrespeitar a história e a cultura do nosso povo e o trabalho dos outros.

Na contramão, a cada obra realizada na administração do prefeito Jovani Santos nos deparamos com mais uma nova destruição das obras arquitetônicas ou monumentos que fazem parte das memórias de nosso povo, como veremos no decorrer desta matéria. 

Temos a impressão de que Jovani Santos, para elevar o seu nome, tenta diminuir, menosprezar, apagar o nome dos ex-prefeitos, seja modificando, destruindo ou diminuindo as obras realizadas na cidade por aqueles grandes administradores, em completa falta de educação com estes homens que deixaram seus legados.

Vejamos!!!!

PRAÇA CARLOS NICK

No dia 13.04.2024, dia em que se comemorava o aniversário dos 151 anos da cidade, Jovani inaugurou, ao lado de um pequeno número de pessoas, o “Monumento aos Tropeiros”. Monumento que foi construído dentro da PRAÇA CARLOS NICK, onde se encontra a bela arquitetura do CORETO construída na administração do ex- prefeito DR. NAGIB ALI GANEM ( in memorian),  inaugurada em 07.09.1984.

A Praça recebeu o nome Carlos Nick em homenagem ao primeiro motorista de transporte coletivo que fazia viagem diária, transportando pessoas de Itambacuri a Teófilo Otoni, no ano de 1928. Foi ele e seus irmãos José, Pedro e João que criaram uma empresa de transporte de cargas entre Itambacuri e Teófilo Otoni para transportar, principalmente o café.


Coreto é um símbolo de cultura.

Um coreto é um ponto dos eventos da cidade onde as bandas de música e os músicos podem apresentar suas canções, os oradores fazer seus discursos, os líderes políticos podem expor suas ideias, os movimentos locais podem se apresentar.

A arquitetura de um coreto é composta de planta circular porque tem por objetivo fazer com que todos que ali se apresentem possam voltar o olhar para todas as direções ao mesmo tempo em que o povo pode assistir o evento de todos os ângulos; por isso é construído de tal forma arquitetônica.

O Prefeito Jovani Santos poderia ter buscado dar significado à Praça do Coreto, incentivando apresentações musicais, especialmente, nos dias de sábado, quando pessoas da zona urbana, rurais e visitantes vão ao mercado municipal e, assim, além de levar entretenimento aos frequentadores da feira, divulgar o comércio local, alegraria e movimentaria aquela área com atrações culturais; mas, infelizmente, o prefeito de Itambacuri  ignorou a história e preferiu, literalmente, “bagunçar o coreto” ao construir na Praça Carlos Nick o monumento dos tropeiros, destruindo o objetivo da arquitetura da obra da coreto que é fazer com que todo o povo assista de qualquer ângulo o evento ali porventura apresentado, ao mesmo tempo em que o apresentador veja e interaja com o seu público.

Ainda, nitidamente, parte do gramado da praça foi destruído e o município não refez o plantio.

Observe que situação desagradável. Que poluição  visual.




É uma espécie de insulto mudo ao ex-prefeito Dr. NAGIB ALI GANEM e desrespeito à sua descendência que ainda faz parte da historia política da cidade;  é uma tentativa de crescer o nome do prefeito enquanto apaga a memoria do homenageado CARLOS NICK e desconsideração com seus  descendentes, e desvalorização do trabalho do arquiteto que projetou a obra. É uma ingerência na história de Itambacuri.

O tributo aos tropeiros é merecido; mas  o prefeito poderia ter utilizado de tantos outros espaços existentes próximo ao Mercado Municipal para prestar-lhes a justa homenagem, mas preferiu construir uma obra que, pela chegada principal, impede a visão do coreto.

Observe que há espaços que poderiam ter sido aproveitados para a construção do monumento em consagração aos tropeiros.





Nossa esperança é que, futuramente, alguém comprometido com o resgate da história de Itambacuri assuma a administração do município e venha transportar o "Monumento dos Tropeiros"  para uma área próxima ao mercado, e que a história seja restabelecida em respeito a memória de Dr. Nagib Ali Ganem e de Carlos Nick e dos Tropeiros . 

IORANA SCHWEIGHOFER KOCH - A  PRIMEIRA MULHER TROPEIRA DE ITAMBACURI

Além dos tropeiros que trabalharam para o desenvolvimento de Itambacuri,  havia IORANA SCHWEIGHOFER KOCH, mulher forte, de luta, que morava no Corrego São Mateus e que, também, abria mata, carregando café e lenha para vender no mercado municipal de Itambacuri e na região, sendo ela a primeira mulher tropeira que deixou uma identidade feminina de empreendedorismo na cidade; enquanto outras mulheres da época estavam voltadas para o ambiente familiar: cozinhar, cuidar dos filhos, costurar, lavar e passar roupas.

A história de IORANA SCHWEIGHOFER KOCH vem sendo contada através de relatos orais e passada de geração em geração por filho, netos, bisnetos e pessoas que guardam a recordação da vida desta mulher, que   naquele tempo quando era imposto às mulheres uma "etiqueta", não era permitido o uso de vestes tidas como masculinas; com sua ampla saia, sentada no serigote (sela feminina), sentada de lado, IORANA KOCH revelou-se uma mulher forte, firme, que quebrou o discurso, as regras e as práticas da época.

Por esta razão, Itambacuri não pode deixar de fora da historia do tropeirismo o registro da primeira mulher tropeira da cidade e deve incluir na preservação do patrimônio histórico cultural desta cidade, a historia e imagem de IORANA SCHWEIGHOFER KOCH. 

O nome IORANA SCHWEIGHOFER KOCH não pode ficar de fora do Monumento aos tropeiros.


PRAÇA TENENTE LAGES

A um quarteirão da Praça Carlos Nick está localizada a PRAÇA TENENTE LAGES, construída pelo ex-prefeito Dr. ANTONIO FIRMATO DE ALMEIDA, que governou Itambacuri de 1967 a 1970.

Esta praça tem uma significância histórico-cultural na vida das crianças de Itambacuri.

Nos anos 70 era comum ver crianças brincando e dando alimentos aos animais (pássaros, micos, tartarugas, macacos - "nosso conhecido "Chico"") que viviam presos em viveiros no parque infantil.



Esta praça teve melhorada a sua estrutura no governo do ex-prefeito WILSON LAGO PINHEIRO (in memorian) quando construiu o parque municipal infantil.

Passado os anos, já no governo de Ataliba José de Magalhães, devido leis que asseguram o bem estar dos animais silvestres, os ali existentes tiveram que ser removidos para um local seguro.

Em 1.999 houve restauração da Praça Tenente Lages, cognominada "Praça dos Brinquedos", por Maria Aparecida da Mota Scofield e a  praça sofreu consideráveis mudança.

Atualmente, no governo Jovani Santos, deparamos com um trailer de lanche com uma tenda/toldo que ocupa grande área da praça, permissão dada a Marconi Pires (apoiador do prefeito) em demonstração que o atual prefeito não preocupa com a estética, a beleza ou a destruição da imagem da praça.


É um desrespeito à infância de tantas crianças que tem parte da área que tinham para brincar livremente na praça, seja correndo, andando de patins ou de bicicleta; obstruído pelo enorme espaço ocupado pelo treiler. 

Também, não mais encontramos na praça  a placa que levava os nomes de Dr. Antônio Firmato de Almeida e de Wilson Lago Pinheiro, prova de que instaurou-se na cidade a mais devastadora destruição das memórias dos antecessores de Jovani Santos, pessoas que construíram a história da nossa cidade.


DA ÁREA SEDE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, LEGISLATIVO MUNICIPAL E DO PODER JUDICIÁRIO

Um outro prejuízo ao ambiente paisagístico da cidade, a gente observa na área sede do Executivo municipal; do Legislativo Municipal e do Poder Judiciário Municipal.

ATALIBA JOSÉ DE MAGALHÃES construiu três lindas obras históricas em Itambacuri: a Prefeitura Municipal no ano de 1978, o Fórum Dr. Alair Costa no ano de 1979 e a Câmara Municipal de Itambacuri inaugurada em 27. 09.1981. 






No governo de Henrique Scofield   parte da prefeitura foi pintada na cor vermelha. Na época, deu muito o que falar porque lembrava a cor da paixão adotada por alguns motéis.

O que fez o prefeito Jovani Santos? Instalou na frente da prefeitura, em cima de uma base feita de concreto, o letreiro “Eu amo Itambacuri” - obra que destoa do estilo da construção do prédio da prefeitura.



Este tipo de letreiro geralmente é visto nas entradas das cidades, próximo a orlas das praias ou parques que atravessam a cidade com o objetivo de que as pessoas identifiquem a cidade por onde passam e provoque uma primeira impressão positiva em quem avista.

Atualmente, por ser encontrado em muitas cidades, este tipo de obra tornou-se um clichê padrão, sem originalidade, que serve para demonstrar o amor que os moradores demonstram ter pelo lugar onde moram e não mais atrai o interesse e a atenção das pessoas. 

 É também, o símbolo da submissão de administradores ao modismo; é o chamado "letreiro reprodução", já que todos possuem um coração e a mesma frase, alterando, tão somente, o nome da cidade.

Pelo menos, em outras cidades, os administradores tiveram bom senso e colocaram o letreiro em local ideal e não em local que desvaloriza os prédios mais importantes que representam os três poderes do município, como foi erguido em Itambacuri. 

Pior!!!.... 

Além da alteração destruir a unidade estética das três obras projetadas; para imortalizar a sua marca e o seu o mandato, foi afixada uma placa que eleva o nome de Jovani Santos e de 11 secretários e de todos os vereadores da cidade, mas  na frente da prefeitura, visitantes e cidadãos não veem nenhuma referencia, classificação ou citação do nome do administrador e construtor do prédio da prefeitura que é Ataliba José de Magalhães, já que a placa mais importante que é a da inauguração da prefeitura encontra-se dentro do prédio da prefeitura e impede a visibilidade pelas pessoas, notadamente os que visitam Itambacuri nos feriados e finais de semana quando o prédio encontra-se fechado. 



Este letreiro colocado á frente de um órgão construído por outra pessoa associado à placa com o nome de Jovani Santos, que sobressai e apaga o nome do ex-prefeito, é  uma demonstração da falta de bom senso, de respeito e de educação com a pessoa do senhor Ataliba; homem que empenhou o seu trabalho quase 46 anos atrás para construir monumentos de relevância para a nossa cidade.


PRAÇA DO LÍBANO

A PRAÇA DO LÍBANO foi construída por WILSON LAGO PINHEIRO em homenagem a Comunidade Libanesa de Itambacuri, entre os anos de 1971 e 1973, e era um patrimônio histórico que nos lembrava, exclusivamente, que os  libaneses que imigraram para Itambacuri, trouxe muito da sua cultura e identidade e fizeram historia nesta cidade. Razão da justa homenagem a estes povos.




Serafim Ângelo da Silva Pereira ( in memorian) em seu livro Itambacuri e Sua História, volume 3,  cita os nomes dos seguintes  libaneses: Alcino Miguel Alchaar, Chafick Calil Abu-Kamel, Chico Turco, Fortunato Ali Modad, Ismael Alves dos Santos, Jorge Massud Abu-Kamel, José Massud Abu-Kamel, Kassim Ali Ganem, Manoel Ali Ganem, Miguel Jorge Najar, Pedro Abrão, Salim Árabe, Rachid Magid Salman Sarieldim.

O que fez o prefeito Jovani Santos?

Afixou o "Marco dos Cento e Cinquenta Anos" de Itambacuri na Praça do Líbano, obra que pela estrutura sobressai e apaga os esforços que o ex-prefeito Wilson Lago Pinheiro empreendeu para deixar registrado a importância dos libaneses na construção da cidade. Observe:


E agora??? Que nome recebe a praça, de fato? Praça do Líbano ou Praça dos 150 anos???  Por óbvio, o monumento dos cento e cinqüenta anos de Itambacuri deveria estar entre a prefeitura e a Câmara Municipal de Itambacuri.

A placa de inauguração, como todas as outras que ele está colocando em todas as praças, é carregada de informações com nomes de seus apoiadores que nada tem a ver com a historia contada. 

Parece que o prefeito Jovani quer expulsar a lembrança dos ex-prefeitos da memória da cidade ou diminuir a grandeza dos homenageados, já que anda modificando todas as praças da cidade, elevando o seu nome.  Observe que em todas as praças sobressai o nome do prefeito Jovani Santos e de toda a sua equipe. A obra apaga a construção realizada pelo ex-prefeito Wilson Lago Pinheiro.



Tudo isso indica o quanto o prefeito tem o ego inflado, que para deixar o seu nome na historia desrespeita o idealizador da obra, provoca danos ao patrimônio  e rompe o conhecimento que o povo ligava a praça à chegada e participação dos libaneses na historia da cidade. É um destruidor de memórias.


PRAÇA DA PAZ

No ano de 2007, Ideraldo Vieira Godinho (Dan Godinho) idealizou o projeto da "Praça da Paz" em homenagem aos povos ancestrais indígenas Pojixás, nação Botocudos, cujo símbolo é uma gota de água, símbolo da vida porque entende que no ano de 1973 quando construíram o monumento em homenagem aos padres capuchinhos, também devia ter construído um monumento em homenagem aos indígenas, em razão da historia.

Em 2007, também acontecia um enorme desmatamento de árvores na terra dos padres - a madeira foi vendida; daí a ideia de plantar uma árvore naquele espaço que era um local onde acontecia muitos acidentes na confluência entre a Rua Governador Valadares e a Rua Epaminondas Otoni.

O projeto da praça foi apresentado e aprovado pela Câmara Municipal de Itambacuri




Esta era a praça. Observe a placa.



O que fez Jovani Santos?

Mudou a placa da "Praça da Paz". 

Observe que na placa não aparece o nome do prefeito José Natalino Pereira Torres, mas foi inserido o nome de JOVANI FERREIRA DOS SANTOS e do secretário de obras, FRANCIMAR A. ESTEVES ao referir à criação da obra no ano de 2008.

Também,  inseriu na placa o nome de Jovani Ferreira dos Santos/2021-2024 como restaurador da praça .


Daí pergunto: Por que Jovani Santos omitiu de colocar o nome do ex-prefeito Natalino Torres na placa, já que era este o prefeito de Itambacuri no ano de 2008 ? 

Certo é que Jovani, exageradamente se valoriza,  apagando a memória de outros homens públicos e demonstrando ser,  de fato, um prefeito despreocupado com a real história da cidade.


PRAÇA DO BRASÃO

No dia 13 de abril do ano 2.000 foi inaugurada a Praça do Brasão, na administração de Maria Aparecida da Mota Scofiled.



Ocorre que em vez de Jovani Santos colocar os índios na "Praça da Paz" que é a praça que foi criada em homenagem aos povos indígenas, o prefeito colocou os índios na Praça do Brasão. 

Parece-nos, no mínimo incorreto e incoerente.

Essa situação provoca impacto na mente das pessoas, especialmente, porque a comunicação visual da imagem dos índios na Praça do Brasão neutraliza a associação e lembrança de que a Praça da Paz que é que por lei  aprovada na Câmara Municipal de Itambacuri, homenageia os índigenas  Pojichá Nação Botocudos.

                        Daí a pergunta: Existe arquiteta nesta administração? Ou "que falta  faz uma arquiteta numa administraçao" ou "Quem é a arquiteta e paisagista que orienta e cuida desta cidade?"

                        Assim, Jovani Santos tem sido protagonista de alterações absurdas na história da cidade e a sociedade precisa discutir a questão das obras que estão sendo realizadas nas praças da nossa cidade para que possamos corrigir estes episódios tristes de nossa história.


Além disso, a imagem dos indígenas é bela visão para quem tem como prioridade a construção de estátuas cujos cliques servem para embelezar o perfil das redes sociais; enquanto os indígenas padecem da falta de investimento em políticas públicas quando retornam a esta cidade. assistencia ao indígena não existe. 


O QUE DIZ A LEI SOBRE ALTERAÇAO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

Sobre a alteração e projetos de arquitetura, a Lei n. 5.194/96, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, determina em seu artigo 18 que “as alterações do projeto ou plano original só poderão ser feitas pelo profissional que o tenha elaborado”.

Ocorre que em nenhuma das alterações das obras realizadas por Jovani Santos consta o nome do arquiteto ou o nome do responsável técnico pela obra. 

A Lei n. 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, leciona em seu artigo 26 que “o autor poderá repudiar a autoria de projeto arquitetônico alterado sem o seu consentimento durante a execução ou após a conclusão da construção”.

Dessa forma, o proprietário da construção responde pelos danos que causar ao autor do projeto arquitetônico que for alterado sem o seu consentimento. 

Código Civil de 2002, em seu artigo 621, também menciona que não pode haver alteração do projeto arquitetônico sem a anuência do profissional que elaborou o projeto original.


 DO  CRUZEIRO

Antes da administração do prefeito Jovani Santos (2021-2024), qualquer pessoa que dirigisse o olhar para o morro do cruzeiro enxergava o mais conhecido símbolo universal religioso de representação da fé cristã, que é a CRUZ.



No ano de 2023, o prefeito Jovani Santos edificou o monumento “Jacinto Fortunato Ali”, cognominado “OBRA DA SANTA".

Há poucos dias o prefeito de Itambacuri publicou a imagem dele ao lado da imagem de Nossa Senhora dos anjos e escreveu: "Gerações futuras vão saber a relação dessas duas imagens". Veja:




É certo que sim.

As gerações futuras vão saber a relação destas duas imagens porque hoje quando a pessoa volta o olhar para o morro do cruzeiro a primeira imagem que aparece é a da "SANTA", porque o prefeito fez diminuir...apagar, desaparecer a grandeza do símbolo da entrega da vida de Jesus por todos nós, que é a cruz; causando prejuízo à contemplação da cruz, ao tempo em que ele se gaba de reconhecimento eterno.

É certo que a imagem seduz os católicos e o prefeito tem conquistado o coração dos devotos de Nossa Senhora dos Anjos; mas ao mesmo tempo, a obra destrói a cruz que não é mais avistada pelos cristãos, transformando a lembrança da “imagem de Nossa Senhora ”, associada a lembrança do prefeito.

É  a sobreposição do prefeito à cruz de Cristo.

É um insulto àqueles que professam crenças diversas ou não possuem crença alguma. È um ultraje porque nega a existência de outras denominações religiosas e a história de outros credos existentes na cidade.

É um tempo de humilhação para os evangélicos...batistas, presbiterianos, adventistas, assembleianos, maranatas, testemunhas de Jeová,  agnósticos, ateus, candomblecistas ... ou cristãos que professam outra fé. 

É um ato próprio de uma fé católica conservadora, onde o prefeito privilegia a crença da fé católica, provocando um retrocesso histórico na luta dos legisladores para que se materializasse na Constituição da Republica Federativa do Brasil, o Estado Laico, que estabelece que o Estado deve cuidar das coisas que é de todos e as igrejas cuidar de si, da fé que propaga, proibindo que o governo custei obras religiosas.

Neste ponto vale lembrar que todos os munícipes lutam, trabalham, pagam seus impostos e estão assistindo um dano às igrejas por parte de um administrador hostil que fere os cristãos que professam fé diferente do catolicismo, mostrando-se o prefeito  mais agressivo e deseducado com a fé alheia.

É certo que agindo assim, as gerações futuras perderão a identificação do seu passado, das tradições, da história, dos costumes, da cultura  do nosso povo e passarão a associar a "obra da Santa” ao Prefeito Jovani.

Com estas considerações, não tenhamos dúvida que JOVANI SANTOS É O PREFEITO QUE DESTRÓI A HISTÓRIA DA CIDADE QUE ADMINISTRA.


OUTRAS PRAÇAS

Em continuidade a análise de outras obras e interpretando os acontecimentos de nossa cidade, seguimos descrevendo o estado de conservação de outras praças públicas.

 

PRAÇA DR. JOÃO ANTONIO


A PRAÇA DR. JOÃO ANTONIO foi inaugurada no ano de 1960 pelo prefeito Antônio Firmato de Almeida obedecendo o projeto elaborado por Dr. José da Transfiguração Figueiredo.

Trinta anos após, o prefeito Ataliba  José de Magalhães promoveu uma reforma na praça e prestou homenagem ao seu construtor, Dr. Antônio Firmato de Almeida, afixando o busto deste prefeito na praça por ocasião da sua reinauguração que aconteceu no dia 23.12.1990.




No segundo mandato do ex-prefeito Ataliba José de Magalhães ( 1977-1982),  com a expansão do programa "LUZ É VIDA", o prefeito Ataliba José de Magalhães além de expandir a luz elétrica para vários pontos do município,  iluminou a Praça Dr. João Antônio, tornando-a em lugar prazível, para visitação à noite.


Já no governo do prefeito Henrique  Luiz da Mota Scofield (2009-2012), a praça tornou-se um ambiente descuidado com a grama alta,  falta de limpeza da fonte e água parada.   Observe:

Henrique Scofield promoveu, então, uma grande modificação no projeto original da praça, acabando com a Fonte Luminosa, deixando tão somente a "flor do maracujá".

 O argumento apresentado para destruir a fonte foi a proliferação do mosquito da dengue. É certo que o mosquito Aedes deposita seus ovos em locais com água parada. Ou seja, locais onde os responsáveis não tem compromisso em manter a fonte limpa.

Deste modo, a administração do prefeito Henrique Scofield preferiu destruir a fonte luminosa do que zelar pelo patrimônio histórico da cidade. 


No segundo mandato do prefeito Henrique Scofield (2017-2020), a praça Dr. João Antônio passou por melhorias. As pedras que contornavam os canteiros foram substituídos por "mosaicos de cerâmica", o piso  e as famílias passaram a desfrutar mais  felizes de momentos de lazer no local e, devido a tanta sorveteria, a praça ficou  conhecida pelo codinome de "Praça do Sorvete". 




Atualmente, a Praça  está pouco acolhedora. Muito feia, descuidada, cheia de desníveis, apesar dos remendos com piso de cimento que a atual administração está fazendo; porém, desrespeitando as especificações e particularidades do piso existente e, consequentemente, a estética da obra original. 











                                            
                                             PRAÇA DOS FUNDADORES



               O MONUMENTO DOS FUNDADORES foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 1973 pelo prefeito Wilson Lago Pinheiro em comemoração ao centenário de Itambacuri para homenagear os padres capuchinhos Frei Ângelo de Sassoferrato e Frei Serafim de Gorízia.

              A construção ocupava praticamente todo o espaço da praça até que um forte vendaval destruiu parte da praça.

              No ano de 1989 foi restaurada pelo prefeito Nagib Ali Ganem, que construiu uma fonte, sendo que na parte baixa da obra servia como espaço de depósito de alguns objetos do município e   local onde guardava o som que era ligado à noite .



                       Em razão de problemas na estrutura da praça, na administração da ex-prefeita Neide de Sousa Magalhães (2001-2004) foi realizada nova reforma na área do monumento dos fundadores, ocasião em que o monte foi rebaixado e a praça foi ampliada.

                  A base fundamental que foi erguida para instalar a  imagem dos fundadores ficou mais elevada e o espaço rebaixado passou a dar mais conforto para as pessoas que frequentam as festas da cidade e desejam  assistir aos shows públicos com maior tranquilidade.

Note-se.



                        No primeiro governo do prefeito Henrique Scofield ( 2009-2013), foram introduzidas nos troncos das arvores substancias químicas  que provocou a morte de diversas árvores dessa praça.





          No segundo mandato do prefeito de Henrique ( 2017-2020), pintaram a imagem dos fundadores. 



                           Atualmente, a praça que precisa ser revitalizada devido a deterioração em que se encontra o piso e os canteiros   está passando por reforma, inclusive, a obra foi iniciada a mais de 15 dias, conforme imagens que seguem.






             Para a reforma da praça,  que depende somente de reparação no piso, o prefeito Jovani Santos contraiu empréstimo.

            No momento da nossa visita na obra, tomamos conhecimento que a obra está sendo executada por duas empresas e identificamos como responsáveis pela obra, o Gilson pela N & A TRANSPORTES E CONSTRUÇÕES LTDA e o senhor Alan responsável pela  empresa MORAES. 

              Verificamos que o município de Itambacuri deixou de observar as exigências referentes a afixação de placas na obra, de dar publicidade quanto o valor da obra, o nome das empreiteiras contratadas e todos os dados referentes à  realização da obra, com data de início e término previsto, nome da empresa executora, endereço, sítio eletrônico e número do CNPJ/MF, nome do engenheiro responsável e seu respectivo número de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).  Note-se que nenhuma informação sobre a obra foi publicada.


                       

PRAÇA DR. ADEMAR DIAS DUARTE



A Praça Dr. Ademar Dias Duarte foi inaugurada em 1985 pelo prefeito Dr. Nagib Ali Ganem.

Era uma praça linda, com sua paisagem projetada. 

Hoje, a praça está precisando de revitalização.

Entre as questões observadas, está a falta de limpeza da placa de identificação da praça que está escondida debaixo de um arvoredo ... toda suja, atrapalhando até mesmo que visitantes a veja e saibam o nome da praça. 

Vejamos:





                       PRAÇA  SARGENTO GENTIL PEREIRA DOS SANTOS

                        Localizada ao lado da secretaria de saúde do município,  a Praça Sargento Gentil Pereira dos Santos foi inaugurada no dia 08 de fevereiro de 1982, no governo de Ataliba José de Magalhães.

                  Apesar do prefeito Jovani Santos, também, ter colocado uma placa na praça informando que a praça foi restaurada neste seu governo, notamos a falta de manutenção direta e constante da praça, devido a condição em que se encontra com falta de pintura, com trincas no piso da calçada e paisagismo precário.

            Os arbustos estão em processo natural de recuperação, já que, recentemente, teve todas as suas galhadas destruídas.

                











               Como se observa, esta praça é mais uma das que está impactando negativamente na visão da cidade por falta de cuidados.


 PRAÇA TRES PINHEIRO

         A Praça Três Pinheiros foi fundada na administração do prefeito Wilson Lago Pinheiro. 

           Embora receba o nome de Praça Três Pinheiro, verifica-se que não há um pinheiro plantado na praça, o que precisa ser corrigido, fazendo jus ao nome.  Como, também, a praça precisa de reforma.



PRAÇA DA CRIANÇA ANA RODRIGUES DA COSTA



           A "Praça da criança Ana Rodrigues da Costa" foi inaugurada no governo Ataliba Jose de Magalhães, em homenagem a uma criança de Itambacuri que morreu atropelada e foi restaurada no ano de 1999 no governo de Maria Aparecida da Mota Scofield. 








          Apesar de parecer uma das mais conservadas praças, ainda assim encontramos um risco de proliferação do mosquito da dengue com um "criadouro com água esverdeada" e uma lama fétida bem no encostamento da praça colocando em risco a saúde da população.  A reforma desta área é uma necessidade em se tratando de saúde pública.





PRAÇA SANTA CLARA


  

             A PRAÇA SANTA CLARA tem a imponência das suas palmeiras imperiais, apesar de já ter sido mais bonitas quando existiam flores, abrilhantando a chegada da Escola Madre Serafina e da Igreja Santa Clara e que foram cortadas pela administração 2021/2024.





          A Praça Santa Clara abraça o conjunto arquitetônico de 03 prédios antigos desta cidade, que é o Colégio Santa Clara, a Igreja Santa Clara e o Salão nobre.

          Neste ponto, chamamos a atenção para o salão nobre.

        O Salão nobre foi palco  de inúmeras formaturas, muitos alunos que hoje são pedagogos, médicos, advogados, engenheiros, juízes, oficial de justiça e tantas outras  pessoas ilustres, passaram por ali.

             O salão nobre  também, foi palco de inúmeros eventos.

         Além disso,  é o único local que comporta os cidadãos para um evento de gala, inclusive para os debates políticos e culturais. Quase todos os prefeitos e vereadores de Itambacuri tomaram posse no Salão Nobre.

Posse de Vicente Guedes

Posse de Henrique Scofield


         Hoje o Salão nobre encontra-se em ruínas, situação que merece um olhar especial. Entao...porque não tombá-lo, como patrimônio  histórico da cidade? 


É preciso que comunidade cobre das nossas autoridades a tomada de providencias na reconstrução deste patrimonio histórico de Itambacuri.

        


PRAÇA DO BELVEDERE

É uma praça que localiza no Bairro Belvedere e que precisa ser cuidada, pois encontra-se abandonada, tomada de mato e pichada,





PRAÇA ÁRVORE DO TEMPO

A Praça Arvore do Tempo fica na entrada da Escola Madre Serafina de Jesus. Por ser cuidada por moradores da rua Governador Valadares, a praça encontra-se em bom estado de conservação.






PRAÇA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


 

              Na subida do antigo "morro de Fulgencio", a administração pública de Itambacuri, através da responsável pela jardinagem e paisagismo, pessoa "superdotada" que também foi secretaria de educação, cultura e atualmente da saúde, cuidou da Praça Nossa Senhora de Fátima, colocando no espaço uns banquinhos.

 Como toda praça deve ser um local agradável, bem cuidado,  que serve para momento de socialização, descanso e divertimento, a praça Nossa Senhora de Fátima está longe de ser tratada como praça ideal.


PRAÇA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A Praça São Francisco de Assis é uma praça cuidada por moradores do morro do santuário e como é considerada o hall de entrada do Santuário, a Praça São Francisco de Assis está sempre cuidada.




CONCLUSÃO

Eis a cilada que vai caindo muitos dessa cidade: o prefeito  Jovani Santos, cheio de vaidade, tem se valido de sistemática destruição da originalidade de algumas praças; da memória de ex-prefeitos e destruído o patrimônio histórico pertencente ao povo de Itambacuri,  ao tempo em que troca ou fixa placas, deixando ali o seu nome sobressaindo ao  do homenageado ou construtor da obra, em total desrespeito e desmerecimento aos prefeitos que o antecederam, numa estupidez inexplicável.

Por outro norte, flagramos praças precisando de cuidados e reparos, prédios públicos precisando de atenção, a história escrita por Jovani forjando contextos históricos e omitindo informações importantes.

Estamos diante de um governo intransigente. Cada praça destruída, modificada, sobressaindo o que foi realizado por Jovani  traz-me um sentimento de revolta.

Revolta pelas memórias que vão sendo apagadas.

Revolta pela incapacidade de nossos "historiadores" assumirem a luta para dar um basta a toda a destruição do nosso patrimônio.

Revolta pela falta de bom senso do prefeito em reconhecer a importância da preservação da história.

É o nosso dinheiro público que escoa em obras, não necessárias, realizadas por Jovani.

É a história da cidade que se apaga.

Precisamos interromper esta vergonha antes que seja tarde demais.

Comentários

  1. Parabéns Dra. Silene ,excelente publicação, além de rica em detalhes conta a VERDADEIRA história de Itambacuri,o que não acontece nesse governo.
    Gostei da expressão " POLUIÇÃO VISUAL",pois relata a VERDADE.
    Essa administração está pegando carona nas obras dos grandes PREFEITOS de outrora, descaracterizando suas obras só para fazer politicagem .
    Apesar dessa administração ter três prefeitos( um de direito e dois de fato) faltam-lhes CULTURA, conhecimento da HISTÓRIA da cidade.
    Esse atual prefeito não serve nem daqui uns 💯 anos, como restou demonstrado, para amarrar os sapatos dos grandes nomes,que já estiveram à frente da Prefeitura de Itambacuri, citados em seu texto.
    Tem que ler muito,aprender, perguntar, pesquisar, consultar sua Secretaria de Cultura,antes de sair por aí destruindo, modificando o que está pronto,e pior,como já dito, causando uma grande POLUIÇÃO VISUAL.
    Sua equipe é tão boa que,logo na entrada da cidade encontrar-se escrito ITAMBACURI -MG. O nome do estado só é colocado nas cidades ,que estão nas divisas,ou próximas das divisas entre dois estados,quem passa por Itambacuri já sabe que está no estado de Minas veja,por exemplo,se no trevo de Teófilo Otoni , está escrito somente Teófilo Otoni,ou Teófilo Otoni -MG.
    São esses detalhes,que revelam o CONHECIMENTO de uma administração.
    Quando a essa administração ,deixará sua marca como a PIOR DA HISTÓRIA DA CIDADE fato que merecerá no futuro , até uma placa,essa sim por merecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

DENÚNCIA: ENQUANTO PARCELA DA POPULAÇÃO VIVE EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, PREFEITO DE ITAMBACURI VIOLA O PRINCÍPIO DO ESTADO LAICO E PRIORIZA A CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO COM IMAGEM DE NOSSA SENHORA

No município de Itambacuri muitas famílias da periferia estão vivendo em situação de miserabilidade, sobretudo, agora, após passado o temporal que aconteceu no dia 21 de agosto de 2023 porque estas famílias estão sofrendo as conseqüências da chuva com residências completamente destruídas: Telhas de amianto viraram "peneiras", algumas casas estão com cobertura de lonas sendo insuportável ficar debaixo em razão da elevada temperatura dos últimos dias. Os que tiveram as casas literalmente derrubadas, em razão do evento, estão sem opção de moradia e vivendo de favor em casa de familiares pela falta de condições de pagar um aluguel. Há muita destruição e pobreza na cidade, conforme matéria disponível neste informativo em http://itambacuriemfoco.blogspot.com/2023/08/apos-forte-temporal-populacao-carente.html . e muitas famílias estão vivendo sobressaltadas temerosas de novo temporal pois as ultimas chuvas caiam diretamente dentro de suas casas que estão com telhas danificadas. Assi

GOVERNO JOVANI SANTOS SOB ANÁLISE. O HOMEM É BOM, O HOMEM É ESPETACULAR??? (PARTE 1)

  Há pouco tempo escrevemos que a cidade de Itambacuri é como uma grande mesa posta, forrada, ornamentada, com lindos vasos; mas por baixo há muita sujeira... teias de aranha, poeira... há bichos venenosos. A grande mesa posta, forrada e ornamentada são as estátuas, as imagens, a propaganda que gira em torno do governo municipal; mas para quem olha no entorno, que sabe analisar, avaliar, inferir a realidade, percebe que é um desastre viver sob o governo de Jovani Santos. Quem vive neste município governado a duas gestão pelo mesmo grupo político de Henrique Scofield – Jovani percebe com clareza a catástrofe que estamos vivendo. A falácia de que “o homem é bom, o homem é espetacular” eleva o nome do prefeito. Aliás, parece que o objetivo dos aliados do atual governo é justamente criar uma áurea que ajude a proteger o  nome dele, pois é do conhecimento popular que um jargão de tanto falado vira verdade e se as pessoas não tiverem um olhar aguçado, acabam por afastar a ineficiência