Pular para o conteúdo principal

Outubro quente em Itambacuri! O mandado de busca e apreensão na casa do candidato a prefeito eleito e as falácias de remoção compulsória de Juiz e Promotoras de Justiça. É possível?



    
Passadas as eleições municipais, era 05 de outubro de 2016, tão logo se espalhou a notícia de que a casa do candidato eleito Henrique Scofield  e de dra Lia estava tomada de polícia; muitos apoiadores do grupo 22, talvez levados pelo momento pós eleitoral, ficaram revoltados e passaram a criar na mente culpados.
Uma hora a culpa das buscas era de dra. Aparecida, a  tia do prefeito.
Outra hora a culpa era do prefeito Vicente.
Também ouvimos dizer que a culpa era do Tenente Sena.
Era... de Mauro Jacinto! Alguém disse.
Do Juiz e da Promotora que não gostam de Henrique.
Até aquele dia... tudo bem! A boca não foi feita para condenar ninguém... mas no momento da raiva e da indignação...
"Compensando a anatomia, o povo fala sem ter dó. São dois olhos, dois ouvidos e a boca é uma só.
E o povo fala... o povo fala mesmo!"

Alguns acalmaram quando surgiu a busca na casa de Polibinho.
Em relação aos mandados, decidimos não publicar, por considerar desnecessário, tendo em vista que as notícias percorreram rapidamente em redes sociais.
Contudo, atentos às conversas do povo, percebemos que embora já passados vários dias, algumas pessoas estão sendo enganadas e completamente equivocadas com relação a competências entre os Poderes Executivo e Judiciário.

Algumas revoltadas, outras preocupadas nos dizem:
“Henrique vai tirar o juiz, daqui de Itambacuri, assim que ele assumir o cargo de prefeito". 
 "Já avisaram que vão tirar as promotoras de Itambacuri."
"Você está sabendo que o juiz vai embora, né?" 
Assim... há pessoas ingênuas acreditando que os Scofields tem poder de colocar o juiz e as promotoras cidade a fora, como muitos os tolos acreditavam no romance de Karina Bacchi com o baixinho da Kaiser, lembram?

Diante da continuidade de reprodução destes dizeres, apesar do passar dos dias ( inclusive ouvimos por duas vezes esta semana) e considerando o medo de alguns de que o Juiz seja "arrancado" de Itambacuri; este blog que se tornou responsável por informar o povo com sensatez a verdade, achamos por bem assumir a nossa postura em relação a estes fatos e esclarecer a população que os poderes executivo e judiciário são independentes entre si.  
Cabe-nos, também, lembrar a nossa população, que anos atrás, com todo respeito que temos pela justiça; a impressão que tínhamos era a mesma que alguns de vocês tinham e revoltados diziam que "o judiciário só prende pobre e preto". Faltava justiça... Esqueceram???

Portanto, antes de condenar os mandados, nós precisamos lembrar  que se alguém apresenta com conduta diversa do que disciplina as leis de nosso país, essa pessoa precisa ser investigada e punida, pelo poder judiciário, independente de ser rica ou pobre.
O Juiz de Direito, também, tem por dever, observar o princípio da igualdade. A lei não é somente para o pobre e preto. É para todos.
Portanto, como qualquer cidadão, se Dra. Lia, Henrique, Polibinho e outros são denunciados por não observarem as leis, eles também devem ser investigados e rigorosamente julgados se não andarem de acordo com as normas de nosso país. 
Há investigações que o Mandado de Busca e Apreensão é o meio mais eficaz a garantir que os dados comprometedores e as provas de um crime não sejam apagadas. Há situações que só o mandado de busca é capaz de dar resultado útil ao processo. 

É por isso que apesar de muitos terem ficados revoltados com as buscas, nós ficamos animados com o nosso judiciário. Ele nos apresentou um caso concreto. 
De tudo...busca e apreensão na casa de pessoas consideradas "poderosas", restou recolhido alguns materiais na casa de Henrique, a condução da médica,  recolheram munições e algumas armas.
Ahhhh não acharam nada??? Pouca coisa. Quem disse?
Para nós, o que importa não é nem a quantidade de munições e objetos que encontraram, ou o pagamento de fiança.
 O que importa é saber que o judiciário está contribuindo por eliminar aquela forma de segregação tão escancarada e algumas vezes tão sutil a ponto de fazer-nos acreditar que nada podemos fazer, que nós pobres, somos impotentes.
É importante  contarmos com um Juiz que examina todos por igual, que não faz exceção para ninguém, não se deixa impor pela “grandeza”, "pelo cargo" ou “brancura” de ninguém.
Pobre, rico, branco, negro... desempregado, fazendeiro, médica, o Juiz vai aplicando a lei.
Se manda polícia na casa do pobre, também, manda na casa do rico.
Para nós, o que está errado não são as buscas, o que está errado é o binarismo. Ninguém reclama quando há buscas na Vila Formosa e Vila Pedreira, mas na casa de dra Lia não pode. 
Ora, do temos que queixar?
Por que nem sabemos qual é a causa das buscas e já partimos em defesa de pessoas que já sabemos que não foram honestas ao lidar com o dinheiro público? 
Por que sair em defesa de pessoas que respondem ou responderam por vários crimes de improbidade administrativa, sem saber as motivações do Mandado?
Por que se colocar ao lado de uma medica que foi capaz de desviar da saúde e segue tranquila enriquecendo à custa do sofrimento de muitos?
 Por que aquele que tirou as condições de vida de um povo não pode ter polícia em sua casa, se este é o meio de garantir o apurar das denúncias?
Por que um matador de onças e incitador do ódio contra grupos de classe e membros de um partido político não pode ter polícia em sua casa? 
Não temos as reais motivações dos mandados, mas este povo já provou que "flor que se cheira eles não são".
Agora... não se iludam quando lhes disserem que assim que  Henrique tomar posse ele vai tirar o Juiz daqui de Itambacuri; e não reproduzam a falácia de que o juiz e a promotora vão embora.

Aprendam uma coisa: os artigos 95, II e 128, § 5º, b da Constituição da República dizem que juízes e promotores (respectivamente) gozam da garantia de inamovibilidade

- Silene, o que INAMO...???
 -INAMOVIBILIDADE...
 -O que isso quer dizer? 
Inamovibilidade quer dizer que os Juízes e Promotores de Justiça podem atuar sem receio de desagradar uma pessoa de posses (ricão), um político, uma autoridade religiosa, um médico, um engenheiro, um fazendeiro, um outro poder (executivo ou legislativo).
Então, se o Juiz  perceber que qualquer pessoa do povo, independente de classe social, cor, credo, está cometendo crimes ou prestes a cometer; ele tem o poder de coibir ou punir esta pessoa, sem preocupar se esta pessoa vai atrás de outra autoridade ( Deputado Federal) para mandar ele vazar.
Embora esta seja a vontade de muitos políticos, a nossa Constituição da República deu nova roupagem ao poder Judiciário e ao Ministério Público. Os Juízes e as nossas Promotoras de Justiça podem atuar, sem culpa!
Para que um Juiz de Direito ou Promotora de Justiça seja removido(a) deve haver interesse público e, ainda assim,  o ato de remoção do Magistrado ou da promotora, por interesse público, tem que estar fundamento em decisão por voto de dois terços do respectivo tribunal ou órgão colegiado do Ministério Público, assegurada AMPLA defesa do Juiz ou promotora.

Assim... internautas, não se deixem enganar com as informações de quem está ressentido com algum ato judicial que lhe desagradou.
Também, não se apressem a reproduzir a ideia de que o Juiz irá embora de Itambacuri. Tem muita gente aqui em Itambacuri que "se acha" dono do judiciário, do Ministério Público, da Polícia.
Certo é que muitos dos que querem e desejam que o Juiz Claudio saia de Itambacuri é porque gosta de fazer tudo que lhe aprazem; querem que seus atos sejam soberanos e que seus crimes não sejam investigados.

Certo é que a informação de que vão tirar o juiz e promotoras de Itambacuri é uma mensagem  muito perigosa, pois, de maneira subtendida, faz o povo, com pouco conhecimento, acreditar que se podem tirar o juiz e promotoras de Itambacuri; podem fazer pior com com o cidadão que os contrariar.            
Desta forma, esta notícia acaba por amedrontar as pessoas simples, condiciona a forma de dominação e  submissão do povo pouco estudado às velhas formas de se fazer política nesta cidade.
Lembrem-se:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand