Pular para o conteúdo principal


          FESTA DE AGOSTO DE ITAMBACURI

          TRADIÇÃO – DEVOÇÃO - CULTURA

Desde 1813, os fundadores (Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato) construiram uma rústica capelinha e ali colocaram uma imagem de Nossa Senhora dos Anjos que Frei Serafim ganhou no Rio de Janeiro, antes de vir para Itambacuri.
A imagem, talhada a escultura em madeira , mede 50 cm com indescritível riqueza da decoração.
Nesta época, os fundadores juntavam com os indígenas e repetiam orações e ladainhas.
Com o passar dos anos, o pessoal das regiões próximas começaram a vir para Itambacuri a fim de participar deste momento de religiosidade. Muitos vinham a pé ou a cavalo e alojavam nas poucas casas que existiam na época.

Em 1937 realizou-se no Rio de Janeiro a Conferência dos Capuchinhos do Brasil.
Para este evento veio o Núncio Apostólico Dom Bento Aluísio Masella e, na oportunidade, ele veio para Itambacuri no dia 01 de agosto .
Imagine só! Um representante do Papa nesta cidade de Itambacuri.
Houve a maior solenidade: Banda de música, bandeirinhas, discursos.
A comitiva que foi a Teófilo Otoni para recepcioná-lo era formada dos senhores Dr. Antônio Firmato de Almeida, Sr. Alvaro de Castro Pires, Sr. José Rodrigues da Silva e Frei Manoel de Gela.
O Prefeito Dr.Antônio Avelino Pinheiro juntamente com a Srta. Antonieta Lopes, Adelaide Bessa e a menina Áurea Najar, o saudaram na entrada da cidade. Ali, foi-lhe oferecido um buquê de rosas brancas.
Para a organização da festa, assim como hoje, todos ajudavam.

Com o passar do tempo, para a organizá-la aconteciam leilões de frangos assados, bolos, biscoitos, bezerros e outros. Mais tarde passou a acontecer a famosa “Torta na Praça” e o “Festival do Doce”.

Quando aproxima a festa, a cidade fica diferente: Muitos moradores dão uma geral em suas casas, muitos as pintam e preparam o ambiente com lindos arranjos e deliciosas guloseimas.

Nos últimos anos, a imagem de Nossa Senhora passou a visitar as comunidades rurais.
Para receber a imagem de volta, a comunidade católica organiza grande carreata no dia 23 de julho.
Dia 24 de julho inicia a novena. Muitos fiéis e trabalhadores saem de suas casas nas manhãs frias para a primeira novena do dia que começa às 5:30.

O certo é que várias pessoas, fiéis devotos a Nossa Senhora dos Anjos vem a Itambacuri para rezar a novena, agradecer graças alcançadas e fazer pedidos.

                 DIA PRIMEIRO DE AGOSTO

No dia primeiro de agosto acontece a procissão do mastro.
O mordomo do mastro prepara a procissão que sai de sua casa e termina na igreja Nossa Senhora dos Anjos, onde acontece a mensagem do vigário e uma maravilhosa queima de fogos.

                                DIA 02 DE AGOSTO
No dia 02 de agosto ocorre a alvorada. O povo acorda com o repicar dos sinos e o som da banda de música. 
Durante todo o dia, fiéis e romeiros de vários lugares do Brasil visitam o Santuário Nossa Senhora dos Anjos.

                                  EVENTO MÁXIMO





O ponto máximo da festa religiosa é a Procissão de Nossa Senhora dos Anjos, no dia 02 de agosto.
O andor com a imagem da Santa sai do Santuário acompanhado por uma multidão de fiéis.
 A comunidade católica enfeita suas casas, solta fogos de artifícios, colocam sons com músicas religiosas nas portas das casas outros contratam cantores para fazerem homenagem à Santa e fazem orações.
Muitos fiéis devotos se emocionam ao acompanhar o andor que circula por ruas da cidade.



Não dá para descrever o que se observa no rosto das pessoas. É emocionante!
Ao chegar ao Santuário Nossa Senhora dos Anjos a multidão ouve atenta o sermão final e recebe bênçãos para a volta aos lares. 


                                ATRAÇÕES POPULARES

Com o passar do tempo, a festa que era simplesmente religiosa tornou-se uma festa popular.
Isso porque, algumas pessoas faziam barracas de lona e bambu e nelas eram vendidos bolo de fubá, groselha, biscoitos de goma, doces, quebra-queixo, roupas, congas, etc.
A juventude ia para o Grotão, o Seresteiro, o "Hi & Fi."

Por volta dos anos 70, surgiu os “Brogodós”.
Algumas crianças colocavam nas calçadas, mesinhas e espalhavam nelas várias bugingangas: anéis, cigarros, balas, brincos, colares e ficavam gritando: “olha o brogodó da sorte!”.

Como a cada época a festa se adapta às novidades, em 2002, a Prefeita Neide de Sousa Magalhães deu nova aparência à festa de agosto.
As barracas deixaram de ser de lona e bambu tornaram-se em sua maioria padronizadas e os banheiros que antes eram buracos cavados ao chão passam a ser banheiros químicos.
Mas mantendo a tradição, as ruas são tomadas de barraquinhas.

 

A FESTA POPULAR E A FESTA RELIGIOSA CAMINHAM LADO A LADO
A festa atrai grande multidão. Muitos dos que fazem a novena não deixam de prestigiar os eventos populares: - dançam e muito com os shows na praça.
São muitas as atrações que fazem parte da festa popular:
Festival da Canção
Gincana Cultural
Barraquinhas
Parques de Diversões
Cavalgada
Dessa forma os turistas e visitantes tem várias opções de entretenimento. É montado grande palanque sonorizado e o povão forrozeiro ainda curte o forrozão do Mercado Municipal.

PORQUE A FESTA DE AGOSTO É UMA FESTA PARA CATÓLICOS E NÃO CATÓLICOS

A Festa de Agosto é uma festa para todos. Católicos e não católicos.
A movimentação festiva da cidade, além de proporcionar momentos de alegria, diversão e religiosidade impulsiona a economia local. Os não católicos que têm seus comércios também lucram, pois a festa do município é uma das melhores para vender roupas, alimentos, bebidas, movimentar a rede hoteleira e os salões de beleza.
É também o tempo de expectativa, dos trabalhadores municipais, de que parte do 13º seja pago para poderem passear mais felizes entre as barracas e fazerem compras.
Tudo isso é parte da tradição desta terra.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1-     Jornal Itambacury News – “fragmentos”
2-     Itambacury News 
3-     PEREIRA, Serafim Angelo da Silva. Itambacuri e Sua História, Vol. II.
4-     PEREIRA, Serafim J.. Missionários Capuchinhos. (180-1997) Editora Vozes, 1998.
5-     TEQUINHA, Vó. Histórico de uma tradição. Julho 1980.

Comentários

  1. Itambacuri que um dia foi pacata, sossegada e tranquila. Hoje ela cresceu, eu também cresci e pelo destino ou vontade de Deus, nela não pude ficar, deixei minha família e meu Brasil e... para o exterior fui trabalhar. No meu peito uma vontade enorme grita vamos embora regressar, pois aquela cidade te espera por um dia nela entrar. Eita saudades da minha terrinha!!! Luciano Silva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand