Pular para o conteúdo principal

Retratos de 07 de setembro


A manhã de ontem, sábado, 7 de setembro me foi informando que ressurge em Itambacuri um sentimento de civilidade, de respeito, de patriotismo.
Consulto minha memória e relembro os últimos 7 setembros que tivemos, comemorados em qualquer outro dia, menos no 7 de setembro.
Durante algum tempo esperei um sinal negativo.
Quando a CEPI entrou, olhei para a arquibancada e me maravilhei com toda a atenção do povo. Levantei novamente os olhos quando a Escola Madre Serafina apresentou e encantei com as fortes palmas de duas alunas da CEPI seguidas de tantas outras. Pensei: Caiu ou quem sabe morreu aquela espécie de competição que às vezes virava rivalidade. Nem uma expressão de indiferença, muito menos vaias ( situação vexaminosa que já estava virando rotina em eventos como este )
Bem, deduzi que o trabalho bem feito dos profissionais de educação, o compromisso dos organizadores do evento, o excelente trabalho da Polícia Militar que em parceria com todo o corpo responsável pelo evento e a força de vontade e talento dos alunos e pais de alunos que engajaram para esta ocasião é que estrangulou aquele passado de "6" de setembro lamentável e que fez com que todos conseguissem conquistar com braços fortes "os raios fúlgidos" deste instante.
Certo é que ontem, o 7 de setembro teve mais vida e mais amores. As apresentações foram perfeitas.
Dentre os amores e que não podemos deixar de destacar, estavam os alunos da APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com uma apresentação belíssima.
Quem arrancou gritos de todos foram os professores Anderson Pires, Sanderson (Tio Sam) e Júlio. Também, quem esperava aquela entrada e quem não queria poder cair no samba com os três?
A novidade que chegou arrepiando foi o desfile dos Vaidosos - Grupo da Melhor Idade. Quisera eu ser também como aquele povo heroico que chegara aos 65, 70, 80 anos, marchando com tanta destreza e encanto.
Cá entre nós, é dever do prefeito como autoridade máxima da administração pública municipal estar na comemoração cívica do dia 07 de setembro, mas como isso não interessou muito ao ex-prefeito, foi muito bom ter o prefeito  Vicente Guedes ali presente, porque assim ele pode perceber " o sonho intenso, a esperança que à terra desce" pelo povo e  tão bem demonstrado pelos alunos que entraram com faixas pedindo saúde, educação, justiça, fraternidade, dignidade e outros sonhos mais.
Aqui pra nós: Um show à parte deram as escolas e os professores com o resgate do tradicional desfile das escolas. Não queria citar nomes, mas ver Trindade marchando me fez lembrar dos anos de outrora em que as blusas banhadas no anil e as saias brancas ou azuis de tergal muito engomadas e as congas davam um toque especial.
Aproveito o espaço para fazer um agradecimento especial à Escola Estadual Madre Serafina de Jesus que por décadas seguidas mantém a fanfarra. Alunos vão...a fanfarra permanece com os que chegam e sem ela o 07 de setembro não teria brilho.
Um outro patrimônio qual sou apaixonada e sinto orgulho pelo fato de nossa cidade tê-lo é a Lira Seráfica que toca e encanta. Sempre!!!
Infelizmente, as escolas Frei Gaspar de Módica e IESFA ( Instituto de Educação São Francisco de Assis ) não participaram do evento, mas...
Vários alunos da Zona Rural do Córrego do Engenho nos deram o prazer de tê-los representando e muito bem a Escola Municipal Rui Barbosa. Parabéns!!!
Foi lindo!!!
O ano que vem -  quem sabe  - os organizadores levem toda esta beleza para a rua?
 
 
 
 
 
 


 
 








 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 

Comentários

  1. PARABÉNS AO POVO DE ITAMBACURI, pelo civismo, pela cultura e pela valorização das tradições. PARABÉNS ao jovem prefeito VICENTE GUEDES, aos professores e, PRINCIPALMENTE a este maravilhoso BLOG que tem dado verdadeiro exemplo de incentivo à transparência e de testemunho de que somente através do trabalho honesto e determinado das autoridades é que o POVÃO vai - de fato - acreditar que a POLÍTICA É COISA SÉRIA.

    ResponderExcluir
  2. minha cidade natal que linda saudades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA DE JOVANI SANTOS E MAURO ALI - ENTENDA ESTE E OUTROS ILÍCITOS ELEITORAIS DA CAMPANHA DE JOVANI SANTOS

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais  ajuizou uma ação de INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL em desfavor de JOVANI FERREIRA DOS SANTOS E MAURO CESAR ALI e requereu a  CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA OU DOS DIPLOMAS, por terem sido beneficiados pela prática de abuso de poder político e economico, A APLICAÇÃO DE MULTA prevista no art. 73, §§ 4°35 e 8°36 , da Lei 9.504/97 em seu patamar máximo, tendo em vista o alcance do dano, já demonstrado aqui; a Decretação da INELEGIBILIDADE dos representados tanto para esta eleição, como para os 8 (oito) anos seguintes, pelas condutas vedadas de abuso de autoridade, de poder político e, ainda, da violação ao princípio constitucional da impessoalidade, nos termos do art. 37, § 1°1 c/c art. 7410, da Lei 9.504/97 c/c art. 73, I, II e II9, também da Lei das Eleições c/c art. 1°, I, “h” e “j”33 e art. 22, caput, 32 e inciso XIV34, ambos da LC 64/90, e m razão de “ter concedido inúmeras gratificações e horas extras a servidores munic...

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, ...

CANDIDATO A VICE-PREFEITO DE JOVANI SANTOS, MAURO CESAR ALI, OMITE BENS E APRESENTA INFORMAÇÕES IMPRECISAS PARA A JUSTIÇA ELEITORAL

  A declaração de bens feita por qualquer candidato perante as eleições é dirigida não somente para o juiz, mas para toda sociedade e os eleitores, que podem avaliar o patrimônio do candidato e compará-lo com os recursos utilizados na campanha, bem como avaliar a evolução do seu patrimônio, caso o candidato seja eleito. O pecuarista Mauro Cesar Ali ( Mauro Ali) candidato a vice-prefeito pelo partido Republicanos, na coligação " O avanço não pode parar", declarou à justiça eleitoral um patrimônio de R$ 2.505.586,55 ( dois milhões, quinhentos e cinco mil e quinhentos e oitenta e seis reais e cinquenta e cinco centavos), conforme informação disponível no site do TSE ( Na plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas eleitorais - Divulgacand),  https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUDESTE/MG/2045202024/130001894971/2024/46531   Ao analisamos a declaração de bens deste candidato a vice-prefeito, notamos que o valor declarado dos bens não traduz a...