Pular para o conteúdo principal

O trajeto do sofrimento é grande


O trajeto do sofrimento é grande...
Há muito tempo ela vem arrastando e sobrevivendo sem aguentar. Já esteve moribunda dentro de casa, partiu na ambulância, ficou na maca e agora...
Não temos certeza se ela irá aguentar até o ano que vem. Seu estado é crítico: Fase terminal.
Quem sofre tanto??? A saúde!
 A saúde está doente. Está precisando de terapia diária para se fortalecer.
Infelizmente, quem está à frente para cuidar dela não está sabendo fazer o diagnóstico e se o faz direito, o tratamento não está devido.

Lembrando que neste estado, ela fica distante da realidade do povo; mas o que causa maior desconforto no estado terminal é dor. 
A dor porque passam os pacientes quando não conseguem a consulta que precisam; a dor quando cansam de ir à busca de medicamentos sem encontrá-los; a dor quando são mal atendidos e desistem porque sentem que eles são quem estão incomodando e como consequência a doença só aumenta e a pessoa fica a sofrer.

Certamente, o prefeito, desta cidade, tem ouvido dizer que a saúde vai mal.
É preciso que ele acredite na queixa do pacientes e entenda que quem está como responsável para cuidar da saúde não está dando conta.
É preciso pensar num outro tipo de tratamento, com outro especialista ou uma equipe de especialistas.

Quem sabe, para salvar a saúde, recorra-se, inclusive, à Curadoria da Saúde, ao Judiciário, ao Legislativo na busca de ação conjunta.
Lembrando que, para tanto, já sabemos, que não podemos esperar o comprometimento de todos os vereadores; principalmente daqueles  que são da área da saúde e que estão VOTANDO CONTRA os projetos que são para a melhoria da saúde por “picuinha” política e, em especial, do vereador Fulgencio que tomou posse como auxiliar de enfermagem e recebeu pagamento por meses integrais sem que efetivamente tivesse cumprido sua jornada. Ou seja:Meteu a mão no recurso da saúde pública. Dá para resolver o problema da saúde tendo como parceiro aquele que lesou ou está lesando a saúde??? Não, né gente???

Para se ter uma ideia do quanto de tempo que a saúde de Itambacuri vem sofrendo e de que as pessoas que mais usaram a saúde para fazer politicanalha são as que mais lhe fizeram chegar a este estado crítico que hoje se encontra podemos registrar:
1-    Aqueles repasses da Associação Protetora da Infância que foi para a conta do político Jackson Perdigão às vésperas de sua eleição a prefeito (já publicamos sobre isso).
2-    Cirurgias de varizes por médicos do Tristão da Cunha que não tem especialidade em angiologia, mas que resolveram abocanhar o dinheiro das cirurgias eletivas e ainda hoje, muitos dos pacientes se arrastam sofrendo com cirurgias que só deixaram sequelas terríveis; uma evasão do dinheiro público;
3-    Médica Lia que toma posse sem ter a exigência editalícia com a especialidade exigida; (por falar nisso... se o ex-prefeito não recorreu da decisão, ele responde por crime de improbidade administrativa. Isso também é frade a concurso público e lesão à saúde!)
4-    Fraude à previdência no governo Lia.
5-    Esquema dos exames.
6-    Médicos com consultórios particulares dentro de entidades filantrópicas utilizando de água, energia elétrica, telefone, pessoal, aparelhos públicos sem que a verba dos atendimentos ficasse para as associações.
7-    Prestações de contas duvidosas; pagamentos indevidos a médicos e políticos
8-    Saúde pagando elevado valor em açúcar como se fosse uma confeitaria;
9-    Saúde pagando conselheiros tutelares que são agentes ligados à Secretaria de Ação Social;
10-  E outros tantos... Tanto, mas tantos desvios ou má emprego, que me falta capacidade de compreender se estes que dizem representar a saúde e andam ou andaram metendo a mão no recurso da saúde merecem  o meu, o seu, o nosso silencio enquanto temos tantas sequelas e sofrimentos.

Imagine quantos tratamentos seriam feitos se muitos “larápios” não tivessem invadido a área da saúde.
Imagine quanta coisa bacana estaria acontecendo se quem hoje está gerindo a saúde tivesse maior comprometimento para com a vida do outro e coragem para enfrentar o desafio de mudar o que é preciso mudar, ainda que contrariando os interesses que restam da politicanalha desta cidade.

Bem... estou eu, hoje, cheia de revolta com os que roubam a saúde desta cidade e com os que são complacentes com estes corruptos e não é sem motivo. Apresento algumas razões:
1-    O pai de um adolescente de 18 anos que durante dois anos vem tentando junto à saúde, deste município, um tratamento de visão para o seu filho, de repente, percebe que o adolescente (que desde os 16 anos tem tentado tratamento) agora localiza objetos pelo tato.
2-    A mãe que teve uma gravidez planejada, com ultrassons, controle; que fez planos;  que organizou o quarto de seu bebê sofreu muito com a falta de atendimento adequado e ainda sofre com a morte de seu filho esperado;
3-   Uma família internou, depois visitou o seu ente querido em  numa instituição hospitalar e no outro dia o paciente foi encontrado morto em lote vago próximo ao hospital sem que nenhuma explicação fosse dada pelo hospital e este caso ficou caladinho nesta cidade.
4- São as receitas por telefone
5- São jeitinhos feitos para certos médicos e servidores que não cumprem com a jornada de trabalho, mas recebem muito mais do que aquele sofrido servidor que "rala" o mês inteiro para receber salário mínimo;
  
São estes tempos de tristeza e de espera, é esta busca de explicação e solução para o caos, são os tratamentos sem glória de muitos itambacurienses que me faz acreditar que se não tiver uma secretário(secretária) de saúde que tenha coragem de lutar, correr atrás, denunciar, se preciso, as falhas, os desvios da saúde, de aceitar uma audiência pública, de responder o que o paciente e cidadão busca, urgente, estamos fadados a viver sob o jugo de uma gente que só possui percepção pessoal ou politiqueiro, e esvaziados do conceito res pública, distantes do coletivo, violando o princípio da supremacia do interesse público e o pior matando gente. Isso mesmo: é dura a frase, mas o descaso mata.

Sabemos que o problema da ineficiência na saúde tem várias vertentes sendo que os sucessivos desvios e escândalos de corrupção é o mais grave, contudo...
As pessoas, a administração pública e os órgãos de garantia de direitos precisam internalizar que há muito mais gente sofrendo e que as perspectivas, de melhoria da saúde, em termos de Secretaria, são mínimas enquanto se permite que a saúde se reorganiza na figura de alguém que não possui rigor, compromisso e competência para enfrentar os entraves próprios da área e os "partícipes" da politicanalha que precarizaram o serviço público de saúde não porque os recursos são parcos, mas porque os desvios foram  engorjados.

09 meses se passaram... o que gerou foram reclamações. Some-se a isso a ineficiência nas compras e/ ou fornecimento (de medicamentos, uniformes para funcionários da FUNASA e outros, inclusive papel) 

09 meses!!! Passando do tempo da saúde gestar nova vida...

A saúde de Itambacuri está uma vergonha!!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand