Pular para o conteúdo principal

MENSALÃO... A GENTE, TAMBÉM, VÊ POR AQUI.

Aos exatos 124 anos da derrubada da Monarquia Parlamentarista que pôs fim à soberania de D. Pedro I, um segundo acontecimento histórico aconteceu no Brasil ao dia 15 de novembro de 2013.

Estava eu limpando a casa com sabão em pó (pobre se ajeita com o que tem!) quando recebi a notícia de que o STF (Supremo Tribunal Federal) havia emitido ordem de  prisão contra alguns dos envolvidos no famoso Mensalão.

Depois volto a falar no sabão...

Vamos ao Mensalão...

Tudo começou quando a imprensa divulgou uma gravação de vídeo em que o chefe da empresa dos Correios Mauricio Marinho solicitava e recebia vantagem indevida para beneficiar um suposto empresário interessado em negociar com os Correios. Isso evidenciava o loteamento de cargos públicos em troca de apoio de proposta de governo, representava a má aplicação do dinheiro público e tudo tinha por objetivo favorecer campanhas eleitorais.

Esta situação proporcionava enriquecimento ilícito de agentes públicos, empresários e lobistas, uma vez que os dirigentes da Empresa de Correios e Telégrafos eram indicados pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), partido da base aliada e que tinha por presidente Roberto Jefferson.
A base aliada recebia recursos do Partido dos Trabalhadores para apoiar o Governo Federal. Então, todos os meses entravam nas finanças de pessoas ligadas aos aliados, dinheiro para que o PT pudesse governar sem muitas intercorrencias.

Roberto Jefferson confirmou que o esquema era dirigido e operado por José Dirceu, Delúbio, o publicitário Marcos Valério. Resumindo: Tudo isso levava à sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, e outros crimes.

 Peraêeeeeeeeeeeeeee!!!
O que nossa amada Itambacuri tem a ver com isso?

Itambacuri também tem Mensalão, gente!
E dos grandes! 
A cidade é pequena, mas se fizermos cálculos matemáticos vamos perceber que a proporção pode ser até maior.

E acredito que o que afundou as finanças de nossa cidade são os MENSALÕES existentes para favorecimento de pessoas em troca de apoio político.

 Vamos a um só exemplo que de tão público é um soco na cara da gente.

Vocês acham que o ex- prefeito Henrique Scofield ia dar posse para uma pessoa como o vereador Fulgencio sem que ele tivesse condições de assumir o cargo, já que tinha que cumprir outra obrigação no Hospital Nossa Senhora dos Anjos (por força do contrato), por causa da falta de compromisso do ex-prefeito para com a saúde ou porque havia interesses escusos por trás disso?

Pensem bem: Se Fulgêncio Dias Muniz realizava suas atividades em plantões de 12 (doze) horas com folgas de 36 (trinta e seis) horas, com carga horária semanal de 44 (quarenta) horas(trabalhando dia sim, dia não) no Hospital Nossa Senhora dos Anjos e junto à administração pública de Itambacuri, por força do EDITAL Nº 001/09- anexo III, código 26, sujeitava-se a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, ou seja: 8 horas por dia; para ser possível a cumulação de cargos, era imprescindível que houvesse compatibilidade de horário.

Sem compatibilidade, o trabalho do servidor Fulgêncio junto ao hospital,conflita com a jornada fixa do cargo que exerce no município, não podendo nem cogitar em compensação de dias e nem havendo condições de superposição de horários.

Assim, se não existia condições para que o servidor cumprisse com as atribuições de seu cargo, sem prejuízo para a Administração pública, não haveria possibilidade de posse.

Ocorre que ele tomou posse, recebeu salário integral, durante muito tempo, sem que efetivamente cumprisse com a carga horária.  Isso é ou não é um Mensalão?

Uma posse que violou a supremacia do interesse público, diga-se de passagem, interesse essencial por ser o cargo de auxiliar de enfermagem pago com recursos carimbados que é a verba da saúde,  para estar à frente das atividades do cuidar e assistir os pacientes.

Tal situação foi escondida, ocultada pelo ex-prefeito e a ex-secretária de saúde que além de não abrirem um procedimento administrativo, ordenaram pagamentos para este servidor sem que ele efetivamente trabalhasse. Isso é corrupção! Isso é MENSALÃO!

Ai pergunto: Com que intenção um prefeito empossa um servidor e o deixa sem trabalhar, a não ser intenção política?

O ex- prefeito Henrique e a ex-secretária ao dar posse para Fulgencio, em cargo inacumulável, admitiram dano ao erário, permitiram despesas não autorizadas em lei, já que lei nenhuma autoriza pagar gente que não trabalha, sem que ele esteja licenciado por saúde, gestação, férias...  

Eles violaram os princípios da Honestidade, imparcialidade e lealdade.

Há um forte indicador de que fizeram do cargo, um trampolim para consumar interesses pessoais ou qualquer outra condição de interesse alheio aos da promoção da saúde.

São indícios convergentes que o interesse, assim como no Mensalão da Ação Penal 470, era político.

Vejamos: É possível que o servidor Fulgencio tenha se “compromissado com o ex- prefeito para que tomando posse, mesmo não trabalhando e recebendo, ele faria um pagamento futuro (“compensação eleitoral”), implicando em possível apoio  a campanha futura, como de fato ocorreu, nas eleições 2012, onde ele inclusive foi eleito vereador, partido DEM (Democratas) pela coligação DEM/ PDT que apoiava o ex-prefeito.

Assim, tudo aponta que o ex-prefeito Henrique sabia da situação, mas a ele convinha ou deveria manter o servidor e permitiu que ele continuasse recebendo.


SE NÃO É POR ESTA RAZÃO, POR QUE TANTO PRIVILÉGIOS SERIA???

Povo de Itambacuri, Amai-vos!
É por situações como esta que nosso município está falido. Retiram do nosso tratamento de saúde, retiram da educação dos nossos filhos, retiram das políticas públicas para nossos idosos, adolescentes, retiram de nossas entidades e outras necessidades; pegam o dinheiro público, gastam como querem e da forma que querem e ainda tem quem vote nestes corruptos. A corrupção é o atraso de nossa cidade!

Infelizmente, por causa da faculdade, eu não estou podendo frequentar as reuniões da Câmara, mas gostaria de ver os vereadores discutindo uma forma desta pessoa e outras que meteram a mão na grana pública devolverem este dinheiro. Se hoje, nosso município está  arruinado são muitos que nem podem criticar. Tem mais é que bater no peito e dizer: "Minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa"e ir devolver o dinheiro. 

Ah... Por que mencionei o sabão em pó?
Porque o OMO PROGRESS lembrou-me que fora o Ministério Público que denunciou os 40 envolvidos no esquema “do Mensalão.”
Segundo a propaganda do sabão, o “OMO PROGRESS com ação seletiva, identifica cada tipo de mancha e remove melhor até as manchas mais difíceis.”
Também, aqui em Itambacuri, o Ministério Público tem impetrado muitas ações de improbidade administrativa.
Muitos dos “políticos endeusados” estão com seus bens bloqueados e tem sim que devolver recursos aos cofres públicos.                                                                                                     E  devem dar graças a Deus por, ainda, não estarem presos.                                                                                                                                     Também, aos poucos a sujeira, de outra forma, está saindo, sendo publicada...
 Que o “OMO PROGRESS”, continue a remover as piores e mais antigas manchas  da política desta cidade.
Quem sabe este 15 de novembro nos ajude a escrever uma nova história... 

Curiosidade - Segundo dados do TSE, o DEM é o partido que lidera o ranking da corrupção com o maior número de políticos cassados de 2000 a 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand