Pular para o conteúdo principal

Itambacuri participa do Programa Dentista do Bem. Confira a entrevista com a Coordenadora do Programa Dra Milla Barros Menezes Magalhães

Nossa entrevistada, Dra  Milla Barros de Menezes Magalhães, cirurgiã dentista e Coordenadora Regional em Itambacuri do Programa Dentista do Bem da Turma do Bem que é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) explica sobre o Programa que seleciona crianças e adolescentes de 11 a 17 anos para tratamento dentário gratuito e convida outros dentistas a participarem desta causa. "SEJA MAIS UM!"

Data: 20/03/2014 local: Consultório Odontológico
Cidade: Itambacuri
1--Fale sobre o trabalho da sra. como odontóloga, quando começou a vocação, quem influenciou a sra. para fazer odontologia, onde estudou. 
- Sou natural de Vitória- Espírito Santo e a minha vocação foi inspirada no amigo e dentista da família Dr. Ivanor Weiller. Formei em 1999, em Nova Friburgo-RJ
2-Quais lembranças tem do tempo de estudante de odontologia.
-Muito estudo, longe da família e quem me ajudou foi o colega Túlio, hoje meu esposo.
3-  Ha quanto tempo trabalha como dentista?
- 14 anos. Comecei a trabalhar na cidade de Campanário em 2001, quando passei no concurso público da Prefeitura Municipal de Campanário.
4- Qual situação mais difícil diante da profissão?
- Conciliar a maternidade com o exercício da profissão.
5- O que é mais gratificante?
- O dia a dia do trabalho. É bastante prazeroso!
6-Quando que a Dra. Milla começou a participar da ONG – Turma do Bem?
- No mês de julho de 2013, quando participei da capacitação em São Paulo.
7-Explique melhor o objetivo deste trabalho, explanando sobre ele.
-O objetivo do trabalho de coordenação é cadastrar mais dentistas do bem para a rede e fazer as triagens pra a captação de crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 17 anos, as mais carentes e mais necessitadas de tratamento bucal.
Após a triagem, as crianças e adolescentes são selecionadas para tratamento preventivo, curativo e educativo totalmente gratuito incluindo se necessário, radiografia, ortodontia, próteses e implantes.
 -O projeto Dentista do Bem é o maior projeto da Turma do Bem que junto com a ORAL B está promovendo a Mega Triagem pela segunda vez, em mais de 270 municípios do Brasil, dez países da América latina ( Argentina, Bolívia, Chile, Colombia,Equador, México Panamá, Paraguai, Peru Venezuela) e Portugal . 
Em Itambacuri já aconteceu em 2013 a triagem nas Escolas Carlos Prates e Zélia de Campos Neves. Desta triagem os relatórios foram enviados para a sede da ONG em São Paulo e estes fizeram a seleção das condições econômicas e sociais das crianças mais necessitadas.  Após selecionadas a ONG Turma do Bem entra em contato com a criança e indica o dentista que irá fazer o tratamento.
8-Quantos jovens de nossa cidade já estão contemplados com o tratamento dentário até os 18 anos?




No momento são dois atendimentos por dentista podendo o profissional optar por atender mais pessoas. comigo está tratando João Paulo Rodrigues Alves e outros estão sob a responsabilidade de outros profissionais da Rede Dentista do Bem do nosso município

09- Como é o acompanhamento dos selecionados?

A criança é acompanhada pelo profissional até os 18 anos, de 6 em 6 meses. O número de vagas varia por município. A ONG acompanha todo o processo através de relatórios que cada profissional cadastrado encaminha à organização. Quando completa os 18 anos é liberada a abertura de vaga para outro paciente.
10- Quem custeia os gastos do tratamento? Como se dá o tratamento que precisa de procedimentos protéticos? 
- É uma doação nossa, dos dentistas do bem. 
-Não há laboratórios na ONG, mas temos os parceiros, qual aproveito para agradecer Anderson Barros Jardim, Marcílio Junger e Venceslau Junger, nossos parceiros, que fazem o serviço de laboratório de forma gratuita, doam os serviços.
11--Explique para nossos leitores como será realizado este trabalho, em nossa cidade, no dia 25 de março.
- Acontecerá na Escola Estadual Dr Tristão da Cunha, no turno vespertino, atendendo em média 250 alunos. Início às 14 horas e a  Diretora da Escola Estadual Dr. Tristão da Cunha, Terezinha Esteves, está dando todo o apoio para este trabalho.
12- Quais são os odontólogos que estão envolvidos nesta ação solidária?
- Estão envolvidos o Dr. Cimon Tulio Magalhães Souza, Dr Vitor Abu Kamel,  Dra. Patrícia Silva Pereira, Dra Liliane Guedes Ganem, Dr. Larryson Gonçalves Sena, Dra. Vania Lopes Lemos Figueiredo 
13- Que motivos a levaram a abraçar dentro da  Odontologia esta ação humanitária, com tanta dedicação e apreço?

-Por ser Católica praticante, em se tratando do ensinamento de dever de todo cristão em fazer o bem, é uma forma dentro da profissão de ajudar o próximo necessitado, principalmente na idade entre 11 e 17 anos que é a fase que a pessoa precisa ter aceitação para mostrar a aparência perto dos colegas ou  na conquista do primeiro emprego.

14- Pode nos explicar como está acontecendo este trabalho em nossa região?

Simultaneamente, em Teófilo Otoni, está acontecendo este trabalho sob a responsabilidade do Dr. Cimom Túlio Magalhães Souza que é coordenador regional e dentista do bem.
No turno matutino serão atendidas em torno de 300 crianças na Escola Municipal Irmã Maria Amália e no Turno Vespertino vai acontecer a triagem na Escola Estadual São Sebastião – Joaquim Pedrosa e atenderá em média 250 crianças.

15-Deixe uma sugestão ou mensagem para os dentistas que ainda não estão cadastrados:

- Seja mais um!
É muito prazeroso e gratificante este trabalho voluntário organizado.

16-A palavra é sua para suas considerações finais. - Como disse o Dr. Fábio Bibancos, presidente da ONG Turma do bem, diante de tanta má notícia, uma classe trabalhadora se une para tentar mudar um pouco esta dura realidade de crianças e adolescentes que não tem acesso ao dentista.

               Nossa equipe agradece Dr. Cimon Tulio Magalhães Souza, Dr Vitor Abu Kamel,  Dra. Patrícia Silva Pereira, Dra Liliane Guedes Ganem, Dr. Larryson Gonçalves Sena, Dra. Vania Lopes Lemos Figueiredo e Dra Milla por esta  demonstração de cuidado para com nossas crianças e adolescentes e especialmente Dra Milla por nos conceder esta entrevista e estar à frente de um trabalho social de tamanha relevância  para nosso povo, numa demonstração de comprometimento com as causas sociais.
SAIBA MAIS! 
A Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, tem como fundador e presidente Dr. Fábio Bibancos, reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho frente à Turma do Bem. A OSCIP que tem como missão mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.  

Dr Fábio Bibancos fala sobre o Programa Dentista do Bem. Emocionante! Vale a pena assistir este vídeo.



Conheça as cidades que participarão deste evento em
http://turmadobem.org.br/br/wp-content/uploads/2014/03/C%C3%B3pia-de-triagens-confirmadas-Oral-B-170314.pdf





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand