Pular para o conteúdo principal

08 dos beneficiários do Programa Bolsa Família em Itambacuri são servidores da Secretaria de Gestão e Ação Social


Imagem da internet.
Quem acessa, ainda hoje, o Portal da Transparência do Governo Federal (http://www.portaltransparencia.gov.br/) percebe que foram cadastrados como beneficiários de renda às famílias em condições de pobreza e extrema pobreza – Lei 10. 836/2004 vários servidores da Secretaria Municipal de Gestão e Ação Social que tem por Coordenadora Vânia Dutra dos Santos, funcionária de confiança, sendo que a sua filha Viviane Dutra dos Santos que é uma das técnicas do bolsa família e não possui filhos esteve recebendo o benefício até abril.
Além de Viviane Dutra dos Santos, também esteve cadastrado ou recebendo o benefício os seguintes servidores do Município de Itambacuri:
1-Pammela Danielly Santos de Souza – técnico do bolsa família
2-Daiane Lívia Ferreira – Educadora Social
3-Alencácia Pereira de Freitas – Assistente social
4-Paula Cristina de Souza – Orientador Social
5-Silmara Alves Gonçalves - Assistente Social
6-Tatiane Ferreira de Castro – Auxiliar Administrativo
7-Víctor Teixeira Batista – Motorista

Totalizando, ao todo 8 funcionários da Assistência Social. 
Assim que descobriu a situação, houve o pedido de exclusão do nome dos beneficiários. Contudo, entendemos que a administração Municipal de Itambacuri deverá tomar providencias urgentes para apuração da (i)legalidade deste ato; para ao final ajuizar ação de ressarcimento contra servidores caso receberam ilegalmente de forma a recuperar os valores recebidos do Programa Bolsa Família de forma irregular, ou seja, caso não se enquadre em perfil de beneficiário do programa, com base no artigo 14 da Lei nº 10.836/04.

Na forma da Lei n.º 10.836/2004 e do Decreto 5.749/2006, o Bolsa-Família é um programa de transferência direta de renda, mediante condicionalidades: famílias carentes em situação de pobreza ou estrema pobreza e depende do número e da idade dos filhos.Ao entrar no programa Bolsa-Família, a família se compromete a manter suas crianças e adolescentes em idade escolar frequentando a escola e cumprir cuidados básicos em saúde, como, por exemplo, manter em dia a vacinação dos filhos.


Sabemos, por exemplo e como já dito que Viviane Dutra que é técnica do bolsa família não possui filhos e há muito tempo populares vem questionando a legalidade dela estar ocupando este cargo uma vez que a sua mãe Vânia Dutra é a coordenadora do Bolsa Família. 

A prática do recebimento da quantia por pessoas que não tem o perfil para tal é forma fraudulenta do Programa Social do Governo Federal e, ainda que o valor desviado seja de menor monta, qualquer fraude contra esse programa deve ser reprimido, em razão do valor social que ele representa.

O fato da gestão ser descentralizada e compartilhada entre a união, Estados, distrito Federal e municípios; todos os entes federados devem trabalhar em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do Programa. 
Não é confiável uma pessoa que sendo servidora faz com que o Programa de transferência de renda seja destinado a si mesma, caso não se enquadre no perfil exigido.
      Vale dizer que não se aplica o princípio da insignificância em crimes praticados contra a administração pública, ainda que o valor seja irrisório, pois a lei visa guardar além da lesão patrimonial e a moral administrativa.

          Desta forma, se os servidores se valeram das prerrogativas da função, da amizade, do jeitinho para apropriar de valores subtraídos do Programa bolsa família, incorrendo em peculato furto ( art. 312, § 1º do Código Penal), o quantum subtraído não pode ser considerado irrisório, pois o delito foi praticado em desfavor do Programa de Transferência de renda direta – programa Bolsa Família – que busca resgatar da miserabilidade parcela significativa da população do país, o que torna mais desabonadora a conduta da coordenadora responsável.

Situações como esta pode ensejar até mesmo despedida por justa causa; dependendo das circunstancias que se verificarem na apuração do aproveitamento da função para facilitar que funcionários se cadastrassem fraudulentamente, falseando dados sobre sua renda real e pode caracterizar pelo menos, nos seguintes tipos distintos de crime: falsidade ideológica e estelionato qualificado, falsidade de documento público ou particular e formação de quadrilha se comprovado que teve participação de todos que valendo do órgão se beneficiaram dele.

A falsidade ideológica se caracteriza quando se insere declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, visando alterar verdade sobre fato jurídico relevante (art. 299 do Código Penal). O que se observa se a pessoa contemplada com do Bolsa-Família declara falsamente uma renda ou omite bens que possui, tudo visando obter o benefício. A pena prevista para tal crime é de 01 a 05 anos de reclusão, e multa, quando o documento é público.

O estelionato qualificado se verifica quando um servidor obtém a vantagem ilícita por meio fraudulento em detrimento de entidade de direito público (artigo 171, § 3º, do Código Penal).  O que por vezes ocorre é que funcionários técnicos com assentimento de coordenador falsear os dados do cadastro e efetivamente perceber do poder público os valores do benefício indevido.
Estes crimes são de extrema gravidade, porque lesam financeiramente toda uma sociedade, uma vez que o recebimento ilegal do recurso do Bolsa Família é fraude a União, ente que arca com o pagamento do benefício. O órgão responsável pela investigação criminal em casos de recebimento ilegal é a Polícia Federal e a competência para julgar o crime será da Justiça Federal.

Ainda, a administração Pública Municipal deve observar se essa servidora responsável pelo cadastramento de famílias candidatas ao recebimento dos auxílios relativos aos programas do Governo Federal destinados às pessoas de baixa renda, também cadastrou outras pessoas que não fazem jus ao recurso no programa, pois temos uma parcela enorme da população carente de Itambacuri que ainda está fora do Programa, o que é lamentável. 

Sabemos que o funcionalismo público de Itambacuri precisa melhorar seu salário, mas não de forma ilegal, se for este o caso. Entendemos que o número de funcionários beneficiados é muito elevado. Uma lástima!

Acreditamos que o prefeito Vicente Guedes está muito decepcionado com esta situação e logo afastará as pessoas responsáveis; principalmente  as coordenadora e técnicas que estão recebendo benefícios e que não medirá esforços para apurar tal fato, pois quando se confia a alguém uma função de confiança, a pessoa deve fazer por merecê-la, caso contrário não merece complacência. 

É de doer. A pessoa está desempregada, sem salário e tão logo consegue a confiança do gestor, aquilo já não está bom, quer mais. Muito triste, isso!
Esperamos mais do que a retirada do benefício.

Comentários

  1. Lendo isto minha vontade foi de chorar.É inadmissível que pessoas que não necessitam se apropriem do direito de outrem.Ainda mais pessoas responsáveis por resguardar os direitos dos menos favorecidos.Pessoas que recebem salários para fazer enfrentamento às desigualdades sociais.Decisões têm que ser tomadas pelo poder público.Eu apoio manifestações locais em combate à corrupção.

    ResponderExcluir
  2. Tem que apurar isso mesmo,mas conheço muita gente também assalariado que também recebe o benefício Bolsa família,.O fato de a pessoa ter um emprego e receber salário não quer dizer que não tem direito ao benefício,depende muito da família,quantidade de filhos,quantidade de moradores da casa,etc.Tem muitos funcionários da prefeitura que também recebem,como garis,varredeiras,serviçais,entre outros.E o fato de receber salario os impede de ter auxílio ao benefício?Ou o que as tecnicas ganham ultrapassa o salário? Esse blog é muito bom mesmo.Mas como dito acima tem que ser apurado mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Quem tem salário não pode receber o benefício? Porque se for assim conheço muita gente que recebe salário e ganha bolsa família,inclusive varredeiras,garis,funionários da prefeitura,etc..

    ResponderExcluir
  4. Viviane Dutra? não entendo esse povo é metido a rico e quer receber bolsa família,depois fica falando dos pobres,essa é boa demais.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

DENÚNCIA: ENQUANTO PARCELA DA POPULAÇÃO VIVE EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, PREFEITO DE ITAMBACURI VIOLA O PRINCÍPIO DO ESTADO LAICO E PRIORIZA A CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO COM IMAGEM DE NOSSA SENHORA

No município de Itambacuri muitas famílias da periferia estão vivendo em situação de miserabilidade, sobretudo, agora, após passado o temporal que aconteceu no dia 21 de agosto de 2023 porque estas famílias estão sofrendo as conseqüências da chuva com residências completamente destruídas: Telhas de amianto viraram "peneiras", algumas casas estão com cobertura de lonas sendo insuportável ficar debaixo em razão da elevada temperatura dos últimos dias. Os que tiveram as casas literalmente derrubadas, em razão do evento, estão sem opção de moradia e vivendo de favor em casa de familiares pela falta de condições de pagar um aluguel. Há muita destruição e pobreza na cidade, conforme matéria disponível neste informativo em http://itambacuriemfoco.blogspot.com/2023/08/apos-forte-temporal-populacao-carente.html . e muitas famílias estão vivendo sobressaltadas temerosas de novo temporal pois as ultimas chuvas caiam diretamente dentro de suas casas que estão com telhas danificadas. Assi

GOVERNO JOVANI SANTOS SOB ANÁLISE. O HOMEM É BOM, O HOMEM É ESPETACULAR??? (PARTE 1)

  Há pouco tempo escrevemos que a cidade de Itambacuri é como uma grande mesa posta, forrada, ornamentada, com lindos vasos; mas por baixo há muita sujeira... teias de aranha, poeira... há bichos venenosos. A grande mesa posta, forrada e ornamentada são as estátuas, as imagens, a propaganda que gira em torno do governo municipal; mas para quem olha no entorno, que sabe analisar, avaliar, inferir a realidade, percebe que é um desastre viver sob o governo de Jovani Santos. Quem vive neste município governado a duas gestão pelo mesmo grupo político de Henrique Scofield – Jovani percebe com clareza a catástrofe que estamos vivendo. A falácia de que “o homem é bom, o homem é espetacular” eleva o nome do prefeito. Aliás, parece que o objetivo dos aliados do atual governo é justamente criar uma áurea que ajude a proteger o  nome dele, pois é do conhecimento popular que um jargão de tanto falado vira verdade e se as pessoas não tiverem um olhar aguçado, acabam por afastar a ineficiência