Pular para o conteúdo principal

Entenda, por meio de uma visita virtual pelo Santuário Nossa Senhora dos Anjos de Itambacuri, as razões pelas quais somos contrários às alterações que ocorrem no interior deste Santuário, descaracterizando o nosso patrimônio histórico e cultural.


Para que possamos fazer uma análise sobre o que tem acontecido, o que está acontecendo e o que é presumível de acontecer devido as alterações ocorridas em razão das reformas que vem sendo realizadas no Santuário Nossa Senhora dos Anjos e que nos dá sensação de que estamos assistindo o "matar" do maior patrimônio histórico, cultural e memorial da cidade de Itambacuri, hoje vamos visitar o Santuário Nossa Senhora dos Anjos de Itambacuri.

Antes de convidar os nossos internautas a entrar na igreja, contaremos a todos a historia de sua criação.

No  ano de 1873, os fundadores (Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato) construíram uma rústica capelinha e ali colocaram uma imagem de Nossa Senhora dos Anjos talhada a escultura em madeira, medindo 50 cm de altura, com indescritível riqueza da decoração, que Frei Serafim de Gorízia ganhou no Rio de Janeiro, antes de vir para Itambacuri.

Naquela época, os fundadores juntavam com os indígenas e repetiam orações e ladainhas.

Com o passar dos anos, o pessoal das regiões próximas começaram a vir para Itambacuri a fim de participar deste momento de religiosidade. Iniciando, assim, a devoção a Nossa Senhora dos Anjos e a "Festa da Padroeira de Itambacuri ou "Festa de Nossa Senhora dos Anjos", que ocorre todos os anos, no dia 02 de agosto. 

Das obras de arte

 Compilamos nesta matéria, as obras de arte que ainda não perdemos e convidamos todos a percorrer  virtualmente este maravilhoso  lugar que é o Santuário Nossa Senhora dos Anjos de Itambacuri.

O Santuário Nossa Senhora dos Anjos com sua arquitetura  realizada em forma de cruz é um dos mais antigos  patrimônios histórico da cidade.

O Santuário  é considerado um marco histórico e cultural de Itambacuri por ser o único santuário da região, um templo personalizado que encanta o público por seu ambiente belo, harmonioso e aconchegante.  É uma obra única, um patrimônio que pertence a história de Itambacuri.

Interessa a todos nós mantermos o padrão da nossa igreja como patrimônio cultural, como elemento do turismo e da história de Itambacuri e da memória de nosso povo.

Venha conosco e convide os parentes e amigos a conhecer, também, o Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em imagens.


Antes mesmo de se chegar à cidade de Itambacuri, ao trafegar a BR 116, KM 324 ou de vários pontos desta cidade , é possível avistar o Santuário Nossa Senhora dos Anjos, como também é possível vê  quase toda a cidade, do alto do santuário. 








Próximo à chegada do Santuário temos a Praça São Francisco de Assis. São Francisco de Assis foi o fundador da ordem franciscana e que nos lembra a simplicidade que se espera de todos os cristão.




Do lado direito da Igreja Nossa Senhora dos Anjos temos construída uma Capelinha.


Ao colocar os pés no batente da porta da igreja, o cristão já tem uma visão da beleza da igreja que deixa estampada a fé cristã católica em cada detalhe das ricas obras de artes, que representam as relíquias de um tempo em que a cultura local foi agregada à cultura europeia.


Na entrada, o cristão católico encontra a BACIA DE ÁGUA BENTA e pode invocar a Deus traçando o sinal da cruz sobre si.



 



Á direita da igreja temos os TÚMULOS onde se encontram os restos mortais dos fundadores de nossa cidade, Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferato. Sobre a urna está afixada uma MARAVILHOSA IMAGEM DO BOM PASTOR portando o seu cajado entalhado em material de alta qualidade que representa a missão dos sacerdotes de trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo.

 Em cada túmulo temos a beleza de dois crucifixos. Neste espaço, ainda hoje, muitos fiéis fazem suas homenagens a estes desbravadores.







Na lateral esquerda do interior da igreja, temos uma mesa de canto em madeira e sobre ela encontra-se conservado um ORATÓRIO contendo a imagem de Nossa Senhora. 

Compõe o conjunto, um GENUFLEXÓRIO de madeira maciça, local onde os fiéis ajoelham para fazerem suas orações.


Ao lado da imagem da Santa, temos a PIA BATISMAL construída de pedra. Próximo à bacia há um quadro em gesso fixado na parede.



Próximo à pia batismal, comtemplamos uma das mais notáveis pinturas da igreja na figura do CORPO DE CRISTO estendido sobre uma URNA EM VIDRO E MADEIRA, a cabeça sob uma almofada vermelha, com os olhos fechados, nos pés e nas mãos vemos profundas feridas em decorrência dos pregos cravados da crucificação. Há um tecido  branco sob o corpo. O rosto transmite uma sensação maravilhosa de paz mesmo em meio a tantas marcas de perfurações sobre o corpo. A arte nos convida a meditar sobre a morte e crucifixão e a vida.








Seguindo, temos um ALTAR em mármore contendo ao centro a imagem do Jesus Ressuscitado e nas laterais estão dispostas as imagens de Santo Antônio, Santa Luzia, Santa Terezinha e São Francisco de Assis.

 









Há no santuário, um ESTANDE pequeno e fechado, denominado confessionário, reservado para o sacramento da Confissão e que nos coloca em reconciliação ao recebermos o perdão de Deus. Momento que  deixa o cristão numa sensação de alivio e enorme paz.



Na parte alta da igreja temos lindos VITRAIS, simples, mas que retratam a técnica e processos utilizados na época em que foram compor a beleza da Igreja Nossa Senhora dos Anjos.

 





                       

                                      LUSTRES com crystais, de uma beleza insubstituível, que segundo informações de pessoas da comunidade, vieram da Áustria, estão fixados no teto. O artista conseguiu demonstrar toda a sensibilidade da obra e através desta emitir paz.

 








Os QUADROS REPRESENTANDO A VIA CRUCIS, que corresponde ao trajeto que Jesus carregou a cruz e que significa o momento de redenção, são obras primas.




 

DO ALTAR

                        O altar do Santuário Nossa Senhora dos Anjos passou por algumas reformas ao longo dos seus 150 anos.
                    Abaixo, temos a igreja antiga, datada de 1923.




                   A partir de 1965 a Igreja Católica passou por grandes reformas, quando atendendo as orientações do Concílio Vaticano II que teve como objetivo  aproximar mais dos fiéis, os padres deixaram de celebrar missas em latim e de costas para o povo, e os altares sofreram alterações. 
                   Em Itambacuri, a igreja antiga foi demolida para dar lugar à atual Igreja. O mesmo altar foi remontado na igreja atual, onde permaneceu até a reforma feita por Frei Dimas de Castro Neves. 




                    Vejamos o altar de coroação à Nossa Senhora:




                               No ano 1986, Frei Honório José de Siqueira coordenou uma reforma na Igreja Nossa Senhora dos Anjos que desfez com parte do Altar. 





                              Estamos no ano 2021. Passados mais 35 anos da reforma realizada no ano de 1986, a Paróquia Nossa Senhora dos Anjos por meio de seu representante Frei Eduardo Faleiro Melo, reitor do Santuário e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Anjos, está realizando uma reforma no Santuário Nossa senhora dos Anjos que vem causando, assim como nas reformas anteriores, graves danos ao PATRIMONIO HISTÓRICO E CULTURAL à nossa cidade e ao Estado de Minas Gerais.

A grande mudança ocorrerá na área do altar da igreja,  consoante se vê abaixo:



DA RETIRADA DA MURETA DE JACARANDÁ

mureta feita de madeira de JACARANDÁ, entalhada, e que ficava contornando o altar, mantendo o aspecto da antiga construção, faz parte de um projeto em que  todo o conjunto harmônico é observável por aqueles que chegam à igreja. 

Na entrada da igreja tanto no lado direito quanto no lado esquerdo há muretas menores: uma do lado direito onde fica o túmulo dos fundadores e outra do lado esquerdo onde fica o caixão do "Cristo Morto").

Fixando o olhar para a frente do altar, via a mureta que protegia o altar compondo um conjunto.

As muretas serviam para proteger os lugares de maior reverencia e que exige respeito profundo que é o altar com o sacrário, o "Cristo Morto" e os Freis Serafim de Gorízia e Frei Angelo de Sassoferrato.

Destruída a mureta central... irá destruir as muretas das laterais que formavam conjunto om a mureta de proteção do altar?

Como era a frente interna da igreja:



Como é, em cada lateral:



                                   Projeto de reforma 2021:


Obra iniciada já retirou a mureta: 


A retirada da mureta central, mata a obra no todo e destrói a beleza de uma obra histórica, cultural que se tornou patrimônio do povo de Itambacuri.


                     DO PISO DA IGREJA

Parte do Piso hidráulico, histórico e original já foi tapado com concreto, aumentou o espaço dos freis  diminuindo o espaço dos fiéis, e em breve será coberto com um novo piso.



                            É importante saber que:

1. A Igreja foi construída em formato de cruz.

2. Na cabeça da cruz foi construído o altar porque é onde ficou a cabeça de Cristo e quando o frei sobe ao altar para rezar uma missa, ele está revestido de Cristo, deixa de ser ele mesmo e passa a ser o cabeça da igreja.

3. No tronco da cruz e laterais é o local dos fiéis se posicionarem para ouvir a palavra de Deus por meio do frade. O que o padre fala no altar vai na direção de toda a igreja, de forma livre.

4. Os braços da cruz representam o local onde a igreja abraça os fiéis, por meio da comunhão.


                     Projeto 2021:
A obra invade a parte horizontal da cruz retirando dos fiéis parte de seu espaço e dando aos frades um maior espaço; matando o projeto original do autor da obra, de colocar os freis, representantes de Deus na terra, na cabeça da cruz e deixar os fiéis nos braços abertos da cruz, conforme toda uma simbologia existente:
 Confira abaixo:


Portanto, o altar sofrerá uma alteração que retira não somente a beleza da obra, como destrói toda uma simbologia cristã.


DO NOVO LUSTRE

Um lustre lindo de cristais, original e segundo informações de moradores mais antigos na cidade, veio da AUSTRIA e que deixa o santuário belíssimo com seu ambiente calmo e acolhedor, vai receber um lustre anel ou aro, estilo moderno, como muitos que compõe o adorno de casas modernas e que e se encontra na internet em sites como Lojas Americanas, Magazine Luiza, Lumiere e outros e nos trará a sensação de estarmos entrando dentro de um ambiente comum, e que não casa com o estilo mais antigo da nossa igreja.

Projeto 2021 - Lustre que irá substituir o antigo:


Semelhantes lustres encontrados disponíveis para vendas na internet, na Magazine Luíza, Lumiere, Lojas Americanas, consoante imagens abaixo:





DOS QUADROS

Com a reforma atual,  serão retirados os dois quadros contendo as imagens de São Francisco de Assis e de Santa Clara, obras de D. Anita, artista de nossa cidade e o local ganhará uma obra diferenciada. Registre-se que nossa cidade é uma cidade Franciscana.





SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DOS ANJOS -NOSSO MAIOR PATRIMONIO

                           Devido à relevância cultural, econômica e histórica para a cidade de Itambacuri e para o Estado de Minas Gerais, este santuário não deveria ser descaracterizado sem passar por prévia consulta pública, notadamente porque a igreja não é dos frades e nem da ordem como sustentam algumas pessoas. A igreja pertence ao povo que se une. É o povo que faz a igreja ir para frente. A Igreja Nossa Senhora dos Anjos foi construída com a mão de obra de nossa gente, e aqui lembramos do saudoso José Colares, e com a contribuição financeira da comunidade católica, por meio de leilões, doações, por meio da devolução do dízimo e, por isso, qualquer ação de desconfiguração deste santuário histórico, sem ouvir o povo, enfraquece a luta de preservação do santuário e isso está sendo observado nas redes sociais onde muitas pessoas já estão manifestando publicamente não mais contribuir com uma igreja em que o povo não tem voz e terá que assistir o desfazer do  maior patrimônio histórico da cidade.

DA MEMÓRIA AFETIVA

É no santuário Nossa Senhora dos Anjos que milhares de pessoas foram batizadas, celebraram a primeira comunhão, crismaram, celebraram formaturas, casaram, batizaram seus filhos.





É neste santuário que romeiros pagam promessas, aquecem a fé.  Portanto, é a lembrança de marcos em nossas vidas. É por isso, que nos posicionamos na defesa da memória afetiva que guardamos.





O Doutrinador FONSECA, diz em seu livro Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: que a preservação é uma pratica social que exige um processo de interpretação da cultura, não apenas material como simbólica, mas a pessoa precisa carregar a  referência a identidade, a ação e a memória dos grupos que formaram a sociedade.

Talvez alguma pessoa que tenha curta passagem por Itambacuri não carregue esta memória porque não nasceu ou vivenciou um maior tempo em nossa cidade, não formou no espaço da igreja, não possui o amor que possuímos e que vai além da pessoa ter fé ou não, de estar ou pertencer a igreja ou não, porque muitos evangélicos contemplam, visitam e entendem da beleza do santuário. Mas o que se discute é a memória de que pertencemos  a um povo que ajudou a construir a nossa cidade, que possui um dos pontos turísticos mais bonitos de nosso Estado.

A defesa daqueles que defendem a não descaracterização do santuário é símbolo da resistência, no sentido de valorizar os bens que representam a nossa identidade.  A preservação  que este grupo busca e da qual a administradora deste blog comunga, também, é a preservação que parte do reconhecimento do trabalho deixado pelos primeiros construtores da historia, como patrimônio imaterial. É um sentimento de pertencimento, de transmissão de geração para geração. 


                                             DO TOMBAMENTO

Aqui em Itambacuri estamos perdendo todo o nosso patrimônio histórico. A casinha da antiga tipografia foi derrubada; não se fala mais Museu Histórico, mas "Casa da cultura"; pintaram Frei Serafim e Frei Ângelo, descaracterizando a obra original.

Colocam um coração com "Eu te amo Itambacuri , na área de prédios públicos, coisa que é colocada em calçadões.

Preferiram aterrar a fonte luminosa do que cuidar... Temos sofrido muitas perdas. Estamos perdendo a identidade de tudo o que compõe o complexo de edifícios históricos da cidade. 

Mas... sempre é tempo de avaliar, valorar, fazer as correções de rumo para evitar muito mais perdas.

Assim, tendo em vista que a continuidade desta obra vem gerando graves danos de repercussões imprevisíveis ao patrimônio de Itambacuri, conclamanos a todos a abraçar  esta causa de luta "Pela não descaracterização do santuário". 

O Santuário é nosso. Carregamos este sentimento de pertencimento que nenhuma pessoa ou conselho tem o direito de arrancar, porque é um espaço histórico e cultural que vem por mais de 100 anos, transmitido de geração para geração.


IMOVEL NÃO TOMBADO

A Constituição da República impôs aos entes federativos, com a colaboração de toda a comunidade, o dever de defesa dos bens culturais.

Dispõe o artigo 23:  

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;

IV - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural;

Preconiza o artigo 216:

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I - as formas de expressão;

II - os modos de criar, fazer e viver;

III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

 

§ 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.


Como se lê, todo ato omissivo (por exemplo, não exercer o poder de polícia, fiscalizando os bens públicos ou particulares e que devem ser tombados e mostrar descaso com a conservação de bens públicos de valor cultural ou ato comissivo (por exemplo, concessão de alvará de demolição de bem de significativo valor cultural) que viole os dispositivos acima mencionados são ilegais e lesivos, podendo ser objeto de controle jurisdicional.

                 O Santuário Nossa Senhora dos Anjos é um bem de destacado valor arquitetônico, histórico e cultural que precisa ser conhecido, protegido e promovido como marca referencial da identidade do povo de Itambacuri, portanto, é um bem passível de tombamento.

                 A omissão do município diante do desfazimento do santuário implica em violação à norma vigente que impõe a proteção dos bens culturais e em desfalque aos cofres públicos municipais, uma vez que a ausência de política municipal de patrimônio cultural local impede que o município de Itambacuri receba  valores a título de ICMS Cultural, nos termos da chamada Lei Robin Hood.

                Caso houvesse uma política municipal de preservação do patrimônio cultural não ocorreria o desfazimento de partes da obra desta igreja, como, também, de outros bens culturais de nossa cidade.

No  caso, a administração pública está fechando os olhos para o artigo 26 da Lei Orgânica do Município de Itambacuri que disciplina:


Art. 26. É competência do Município, comum à União e ao Estado:

I          - zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;

II         ...(omissis)

III       - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;

                                  IV       - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de                                           outros bens de valor histórico, artístico ou cultural;

                  A Lei Orgânica do Município de Itambacuri prevê:


Art. 247. É dever do Município, com a participação da sociedade civil, promover e proteger o seu patrimônio cultural através de identificação, catalogação, tombamento, inventário, registro, vigilância, desapropriação e outras formas possíveis de acautelamento.

§ 1º. Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos na forma da legislação aplicável.

§ 2º. Os bens culturais sob a proteção do Município, somente poderão ser alterados ou suprimidos através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem a sua proteção.

                 

            Considerando a ausência de Intervenção do Município de Itambacuri na  proteção do mais importante ponto turístico de nossa cidade, cabe a qualquer cidadão promover a ação popular para defesa do patrimônio histórico e cultural; representar junto ao Ministério Público para uma possível ação cível pública, para o fim de que o tombamento seja decretado através da via judicial.

                " Se todos nós tomássemos de coragem para defender um pouco de nossa história, não teríamos que procurá-la apenas nos livros, mas vivenciá-la" ( Luiz Fernando Almeida Freitas- Arquiteto).

         Estas são as razões pelas quais somos contrários à descaracterização do Santuário Nossa Senhora dos Anjos.

( OBS: Todos os créditos das imagens são destinados aos seus fotógrafos e pessoas que nos cederam. Pertencem aos titulares e fazem parte do acervo do Itambacuri em foco.)

Comentários

  1. Parabéns,sua brilhante explicação vai ajudar muito . Mostrará a verdadeira transformação, que nosso Santuário sofrerá uma verdadeira e total descaracterização, muito diferente do que o padre (com letra minúscula),vem tentado passar para os fiéis. Ele devia tomar termo, e parar de ameaçar ,o Povo que luta para manter a memória viva da cidade,reconsiderar,admitir que o projeto não se enquadra , que os arquitetos erraram,e feio no projeto, que está mais para um Cirque du Soleil.
    Tem que ouvir o Povo: Vox Populi Vox Dei!

    ResponderExcluir
  2. Essa do lustre no Magazine Luiza etc,fechou questão ,matou a fala do padre(com letra minúscula),que o arquiteto disse que se inspirou na Catedral de Notre-Dame.
    Nós já publicamos fotos dos lustres da Catedral de Paris.
    O lustre proposto está mais para um disco voador. É simplesmente exclusivo para obras ultramodernas. Onde esse(s) arquiteto(s) formou(aram): no Lufa ou Sete Posses?
    Matou a pau nessa Dra. Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  3. Um ladrilho hidráulico é uma obra de arte, feito individualmente. Artesanalmente. Uma raridade, relíquia que deve ter sido muito caro e difícil de transportar na época. Quanta ignorância! Ignorância mesmo no sentido de não saber o que estão fazendo. pessoas totalmente leigas remexendo em coisas tão valorosas. Se um arquiteto de verdade ou um historiador de verdade ver uma coisa dessa vai ter um enfarto. A mesma coisa de trocar uma joia por uma bijuteria da Feirinha do Paraguai. Onde está a mesa de celebração que eu adorava brincar de esconder depois da missa? Estou estarrecida com tudo isso. Que coisa horrorosa que estão querendo fazer e o que (já fizeram?) 😪😭😭😭😢😢

    ResponderExcluir
  4. Silene, minha querida, fico me lembrando de quantas missas participamos no Santuário na época do grupo jovem JUC. Quanta história bonita vivemos naquele Lugar Sagrado! Amadurecemos nossa fé, fizemos amizades e agora... vai virar lembrança, porque não será como antes. Adentrar o Santuário depois da reforma pretendida será como entrar numa casa qualquer reformada. Lembranças serão apagadas... Lamentável!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand