Pular para o conteúdo principal

APÓS FORTE TEMPORAL, POPULAÇÃO CARENTE DE ITAMBACURI PEDE SOCORRO

 



No dia 21 de agosto de 2023, por volta das 19 horas, a população de Itambacuri vivenciou momentos de pânico.  Foi assustador o vendaval seguido com forte chuva de granizo, com relâmpagos intensos e trovões estridentes.

A tempestade provocou quebra de telhas nas casas, queda de árvores, alagamentos, pânico nos animais, arrancou a cruz do morro do Cruzeiro - um dos principais pontos turístico e de peregrinação da comunidade católica do Itambacuri, corte de energia elétrica, água, internet, desabamento de casas, vidros de carros quebraram, carros ficaram  amassados com o impacto do gelo na lataria.

Morro do Cruzeiro sem a Cruz.Créditos da imagem: Prof:Rafael

Hospitais foram tomados pela água, o Fórum de Itambacuri suspendeu atividades, escolas alagaram e tiveram que paralisar suas atividades durante esta semana. 

E. E. Madre Serafina de Jesus


NAQUELA TARDE, AS PESSOAS QUE SAIRAM PARA A CAMINHADA FORAM SURPREENDIDOS COM O FORTE VENDAVAL QUE ARRASTAVA AS SACOLAS DE LIXO E OUTOS OBJETOS PELO ALFASTO.

Há relatos de pessoas que enfrentaram o temporal e chegaram em suas casas machucadas. Há quem diz que havia saído para a caminhada “na reta” e tomado de surpresa se agarrou no que encontrou... mas o vento arrastava suas pernas...as pedras de gelo batiam em seu corpo, que ainda está todo dolorido. Diz que sobreviveu por milagre.

Para todos com mais de 80 anos que perguntamos sobre o evento, diz que é a primeira vez que vê um temporal como este que aconteceu no dia 21.08.2023.

As consequências da tempestade foram desastrosas, notadamente, porque ninguém esperava.

Embora a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais tivesse publicado matéria divulgando sobre o temporal,  infelizmente, a atual gestão municipal não observou e se observou não atuou de forma intensiva em ações preventivas.

Aliás, a defesa civil de Itambacuri falhou, pois sequer um alerta à população publicou e  somente soltou o comunicado do evento às 23:00 daquele dia, após o desastre, na página pessoal da senhora Marilza que é a coordenadora da defesa civil.

Quem mais sofre com tudo isso é o POBRE.

Hoje, mais do que nunca, muitos estão DESPROVIDOS DE ALIMENTOS, DESALOJADOS, DESFALCADOS DE CASAS DIGNAS, DESASSISTIDOS.

Na hora do vendaval, desesperadas, muitas pessoas se espremeram em um banheiro da casa, para salvar os que ali moram.

Outros... não tinham onde se esconder. O vendaval derrubou ate o banheirinho da casa.

Foi desastroso.

PASME COMO EU.

O prefeito de Itambacuri foi à rádio no dia seguinte e informou que está buscando recursos com deputados. Esperando verbas.

Depois, no portal do município de Itambacuri, a administração de Jovani Santos publicou uma CAMPANHA PEDINDO ajuda para as vitimas da chuva.


Foi essa a postura de "madre de caridade", daqueles QUEM PAGAMOS para  bem gerir os recursos públicos, com politicas públicas de qualidade; de quem pagamos para NOS PROTEGER.

Ocorre que não faltam normas para garantir a atuação dos que regem o município e, também, não é possível ignorar que existem leis que permitem a execução pelo administrador público, diante da realidade social, de medidas que garantam a resolução da SITUAÇÃO DOS SEM TETO, SEM ABRIGO, EM MOMENTO DE SITUAÇÃO ANORMAL CAUSADA POR DESASTRES.

A situação de Itambacuri DEVE SER RESOLVIDA NÃO POR EXCLUSÃO ou conveniência, quando der ou FAZENDO POLITICA ASSISTENCIALISTA E POBRE, como o fazem em épocas de eleições quando saem distribuindo cestas básicas;  MAS POR INCLUSÃO.

Estas famílias que estão desalojadas devem ser incluídas, EM CARATER DE URGENCIA, no INVESTIMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE SUAS MORADIAS.

PARA ISSO, O MUNICIPIO DE ITAMBACURI CONTA COM O FUNDO ESPECIAL DE APOIO HABITACIONAL no valor de R$223.350,00 (duzentos e vinte e três mil e trezentos e cinquenta reais), CONFORME CONSTA NA LEI ORÇAMENTARIA DO MUNICIPIO - EXERCÍCIO 2023.



A secretaria Municipal de Gestão e Ação Social conta com uma verba de R$3.068.750,00 ( TRÊS MILHÕES E SESSENTA E OITO MIL E SETECENTOS E CINQUENTA REAIS).

Há de ater, também, que o Prefeito de Itambacuri iniciou uma obra que é CONSTRUÇÃO DE IMAGEM DE UMA SANTA DE 15 METROS.

Em garantia a proteção de crenças e liberdades religiosas, o povo de Itambacuri deve re(discutir) essa obra.

A uma, porque o Estado é laico. Em um Estado Laico o governo é compreendido como aquele que permite, respeita, protege e trata de forma igual todas as religiões, fés e compreensões filosóficas da vida, inclusive a não religião e as posições que negam a existência de quaisquer divindades ou seres sobrenaturais, como o ateísmo.

Portanto, o emprego de verba pública na promoção da fé católica fere o princípio do Estado laico, consoante o artigo 5º, incisos VI, VII e VIII e o artigo 19, inciso I, da Constituição Federal.

A dois – porque enquanto o prefeito investe em uma imagem ou patrocina um evento de conteúdo religioso,  o povo pobre padece e, por isso, insistimos que a prioridade do nosso povo é de casas e moradias dignas e é preciso enfrentar a REALIDADE DA MISERIA E DO SOFRIMENTO desta população que conhecemos (porque temos o pé na periferia) e que ficou tão estampada para toda a sociedade.

Então...Não faz sentido algum reformas de templo, construção de imagem, se não pensarmos numa sociedade mais justa, solidaria e humana. Numa administração que faça opção preferencial por politicas públicas consistentes para a população pobre, ao invés de distribuir sopas e fazer campanhas como o fazem muito bem os religiosos e o grupo espírita. E para sermos justos, devemos mudar os paradigmas, ter um olhar especial para a carência de muitos do povo de Itambacuri e não aceitar menos do que é que é garantia de direitos para a população sofrida, por aquele que está no exercício do cargo de prefeito ou gestor público.

O que se gasta de cimento, de ferros, de mão de obra no altar e que se gasta na imagem da "santa" pode ser utilizado na reforma de inúmeras casas.  Deste modo, o interesse público não pode ser prejudicado, especialmente porque em Itambacuri existem outras necessidades que a destinação da “verba da santa” seria de suma importância.

Por outro norte, precisamos que vereadores sejam capazes de ajudar a resolver as questões sociais de Itambacuri, que FAÇAM REALMENTE AS INTERVENÇÕES E MUDANÇAS QUE O POVO DESEJA e ESPECIALMENTE MERECE E NECESSITA. Que a população identifique, sem paixão, qual é o papel de um administrador público. Conveniente não esquecer que, quando o poder público vira as costas para as necessidades do povo, em harmonia com o espírito de caridade, cada um possa cobrar e também, colaborar para minimizar a dor dos mais necessitados. Observe ao redor. Há muita gente necessitada de sua ajuda. Ajude!!! Leia abaixo das imagens a matéria: A constante falta de água na cidade de Itambacuri. .


Confira as imagens














































































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand