Pular para o conteúdo principal

GOVERNO JOVANI SANTOS SOB ANÁLISE. O HOMEM É BOM, O HOMEM É ESPETACULAR??? (PARTE 1)

 



Há pouco tempo escrevemos que a cidade de Itambacuri é como uma grande mesa posta, forrada, ornamentada, com lindos vasos; mas por baixo há muita sujeira... teias de aranha, poeira... há bichos venenosos.

A grande mesa posta, forrada e ornamentada são as estátuas, as imagens, a propaganda que gira em torno do governo municipal; mas para quem olha no entorno, que sabe analisar, avaliar, inferir a realidade, percebe que é um desastre viver sob o governo de Jovani Santos.

Quem vive neste município governado a duas gestão pelo mesmo grupo político de Henrique Scofield – Jovani percebe com clareza a catástrofe que estamos vivendo.

A falácia de que “o homem é bom, o homem é espetacular” eleva o nome do prefeito. Aliás, parece que o objetivo dos aliados do atual governo é justamente criar uma áurea que ajude a proteger o  nome dele, pois é do conhecimento popular que um jargão de tanto falado vira verdade e se as pessoas não tiverem um olhar aguçado, acabam por afastar a ineficiência da administração. Parece que a frase foi engendrada justamente para causar um efeito de que está tudo bem e encobrir as mazelas desta administração, pois há um deslocamento do discurso das necessidades do povo do município de  Itambacuri, com a propaganda das redes sociais.

Pouco faz e muito propaga, assim como há manipulação de informações a fim de privilegiar as questões políticas ou politiqueiras.

No entanto, é preciso entender que este governo deixará problemas muito graves para gestões futuras e para as futuras gerações se continuar a fazer política eleitoreira enganadora, com politicas sociais fracas em setores importantes para a sociedade como habitação, educação, saúde, meio ambiente, gestão e ação social, obras...

É preciso entender, também, que construções de imagem religiosa não é solução para a crise ética deste governo.

Itambacuri está doente. Há um descaso com a população.

A matéria deste blog tem como objetivo tirar o foco do forro da mesa posta, afastar a miopia que em alguns parece crônica e apresentar para nossa população a verdadeira visão do momento atual.  Nesta matéria vamos trazer uma análise a partir da nossa percepção do governo horrível que temos.

Vamos que vamos:

Desde o ano passado não se fala de outra coisa na cidade de Itambacuri a não ser a abertura de CPI para apurar as denúncias de desvio de dinheiro público, formação de cartel, enriquecimento ilícito, favorecimento a aliados, construção de mansão por parte do funcionário Guilherme Soares dos Santos cujo salário não chegava a R$5.000,00 mensais, funcionário que pagava faculdade, tem despesas com carro, filho, família e roupa de marca.  

Também não se falou outra coisa a não ser os bens adquiridos pelos parentes do prefeito.

Nos espaços virtuais, os vídeos do “canal denuncia” abriu canal de discussão com a população sobre os conteúdos publicados que são voltados para as mesmas questões.

A cada novo dia recebemos novas reclamações, denuncias, avisos, pedidos de socorro, informações. Trataremos por tópico.

 

SERVIDORES PÚBLICOS 

Cresceu o número de servidores públicos que antes criticava a administração de Jovani Santos e repentinamente passou a defende-lo nas redes sociais, ao que não sabemos se foi por ESSA ou AÇA (promessa ou ameaça).  Certo é que alguns, que antes não trabalhavam no município, foram contratados e deixaram de interessar pelas questões da comunidade e perderam a postura crítica em relação ao governo. Todavia, alguns servidores ou parentes próximos ou pessoas queridas a estes servidores tem afirmado que o governo liga, proíbe de tecer críticas, ameaça, controla servidores, investe pesado no cala a boca.

É de indignar e causar asco ver pessoas que acreditávamos que seriam capazes de ajudar a fazer uma Itambacuri melhor passar o tempo defendendo as falhas e os atos de incompetência e  os indicativos de improbidade deste governo.

Nas redes sociais, servidores públicos, dentro do horário de trabalho, ficam de olho nas postagens de internautas. Qualquer publicação desfavorável ao governo, no segundo seguinte, já deixam seus comentários, rebatendo e/ou detonando o autor da postagem. Alguns mandam recado usando da comunicação privada inbox.


DA VIOLAÇÃO AO ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO.

Incomodados com as publicações, o prefeito e seus aliados vem movendo uma enxurrada de ações em desfavor de quem tece críticas ou pedem transparência e/ou explicações do uso do dinheiro público. As pessoas sofrem ações na Justiça comum, no Juizado Especial Criminal, notícia crime na Delegacia de Polícia entram com  Recursos junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, representações junto ao Ministério Público e outros.

 Situação própria dos tempos da ditadura. Detalhe: quando perdem o processo e geralmente perdem,  há um prejuízo para a administração pública, já que usa do advogado do município para mover as ações e do dinheiro público para pagar os honorários sucumbenciais ao advogado vencedor da causa.

Certo é que Jovani Santos e seus aliados promovem a censura seja por meio de recados, seja através de processos e desrespeita diretamente o princípio democrático. Acabando com a liberdade de quem aponta os desacertos da administração. 

DA CPI

Para além dessa questão, o governo de Jovani Santos tende a se tornar o mais corrupto e arbitrário de Itambacuri porque sabe que pode usar seus poderes para silenciar e punir seus críticos e ainda conta com a ajuda do presidente da Câmara Municipal, Rogério Flávio (PT), que recebeu  requerimento criador da CPI, é OBRIGADO  a criar automaticamente a CPI para apurar as irregularidades e, embora, tenha ate mesmo decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais para a abertura da CPI, o presidente mantém-se em atitude irresponsável. Inerte.

Por outro lado, temos vereadores que apoiam o prefeito e que afirmam que a CPI é política, como se não fosse política a nomeação de MARINA DOMINGUES ROCHA ALI, esposa do vereador Alexandre Assad Ali   (Lé de Magid) lotada no gabinete do prefeito Jovani; como se não fosse política a nomeação de CASSIA PEREIRA COELHO, irmã do vereador Clarismundo Rodrigues Coelho Junior  (Juninho da Farmácia) para trabalhar como telefonista do prefeito; como se não fosse política as diárias de viagens pagas e benesses que vereadores como Charbel Salman Oliveira tem usufruído junto ao governo de Jovani Santos, como se a Câmara não tivesse recursos próprios ou fosse um puxadinho da prefeitura.

Portanto, falta a alguns vereadores uma explicação mais convincente sobre os motivos que a CPI é um ato político, já que a atitude irresponsável de levar situações individuais de vereadora (que precisam ser resolvidas no seu grupo familiar e não no espaço da Câmara Municipal onde devem ser discutidas questões que dizem respeito a toda a sociedade), não é forma correta de contrapor o procedimento da CPI. 

Ao mesmo tempo, não adianta um vereador, que tem por atribuição a fiscalização do dinheiro púbico e ajudar a garantir a transparência, tentar satanizar o pedido de abertura de CPI usando do artificio de atacar a única mulher vereadora da Câmara que indiscutivelmente vem lutando diariamente para que a CPI aconteça. CPI necessária para que sejam investigadas as graves acusações de CAIXA DOIS, DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO, FORMAÇÃO DE CARTEL e OUTROS CRIMES que pesam sobre o governo de Jovani Santos.

Registre-se que qualquer vereador que tentar impedir a abertura da CPI só fortalecerá mais os vereadores que a aprovam. O vereador que votar contra a CPI, não cumprindo com suas obrigações do cargo  de representante do povo, não ganhará nem para suplente. Os eleitores já estão atentos para não permitirem dança de cadeira entre o executivo e o legislativo.

Deste modo, a população de Itambacuri precisa ficar atenta à construção de imagem que alguns vereadores fazem de quem pede investigação dos atos do governo; porque estes vereadores contrários à CPI são os que não tem solução para a crise moral, ética e profunda deste governo. Pelo contrário, se observar direitinho percebemos que estão com as mãos, direta ou indiretamente, dentro dos cofres públicos do executivo municipal.

São estas as razões que tentam cercear a liberdade de expressão dos cidadãos e tentam cercar a abertura do procedimento da CPI. O grito dos eleitores para o vereador que não cumprir com suas obrigações , que se portar contra a CPI será: Na câmara de Itambacuri só cabe verdadeiros representantes do povo. Ele Não!


OUTRAS CONTRATAÇÕES

Muito tem-se questionado sobre a ligação da administração pública do governo Jovani Santos com o tráfico de drogas, vez que é público que  há servidores públicos contratados pelo atual governo que foram presos em operação da polícia realizada contra o tráfico de entorpecentes, bem como é público o apoio do prefeito Jovani Santos a festa de aniversario de acusado, conforme amplamente divulgado nas redes sociais no mês de janeiro/2024.

DAS OBRAS

Um negócio evidentemente prejudicial ao erário público são as obras eleitoreiras, feitas somente para alegrar os eleitores desavisados, tirar foto e postar nas redes sociais, já que não se observa a necessidade de infraestrutura para o escoamento das águas, não cuida do saneamento básico e estas ruas ficam destruídas com as primeiras chuvas.

Quem diria que a Rua João Rodrigues de Sousa - Bairro Santa Clara foi asfaltada? Quem foi o responsável pelo projeto?? Quem foi a empreiteira que se beneficiou com este calçamento?? É preciso investigar .







A EDUCAÇÃO

A educação de Itambacuri já começou o ano marcada pelo insucesso porque usando como justificativa as chuvas que caíram em Itambacuri no mês de janeiro, a secretaria municipal de educação de Itambacuri resolveu adiar o início das aulas para o dia 19 de fevereiro argumentando que havia necessidade de reparar as escolas que sofreram com a chuva.

Segundo contabilizado por nosso blog, as maioria das escolas do município não tiveram nenhum problema sério com as chuvas. Nem a Escola Zélia e nem a escola Augusta foram atingidas. A escola que ficou prejudicada com a ação do temporal foi a Rui Barbosa porque entrou água; portanto  poderia ter feito outras atividades com os alunos na quadra ou conseguido outro espaço para não prejudicar o calendário escolar. 

Ao questionarmos sobre os dias letivos, fomos informados que irão pagar os dias letivos aos sábados. 

Ocorre que  o sábado e domingo é dia de descanso do professor e do aluno e tem por finalidade garantir ao professor e demais profissionais da educação um descanso.  Serve para o professor e alunos renovarem as energias porque a sala de aula é muito desgastante. serve, ainda, para preservar o vinculo familiar, pois normalmente os pais trabalham na semana e no fim de semana, em comum com a família, ajudam em alguma atividade doméstica, vão à igreja, tem lazer juntos. 

Em Itambacuri, alunos e professores já iniciam o ano sabendo que terão que pagar dia, que não terão direito de descansarem todos os finais de semana.  Daí quando questionamos a questão do descanso fomos surpreendidos com a informação que geralmente os alunos não vão as aulas aos sábados, então não vai fazer diferença. Como assim? o aluno perder uma semana de aula, o calendário não ser cumprido...não vai fazer diferença?

Claro, que não faz nenhum sentido que uma rede inteira do município inicie as aulas em atraso em razão de uma única escola que sofreu danos em sua estrutura; especialmente quando a Secretaria de Estado de Educação propôs um calendário redondinho com início das aulas no dia 05 de fevereiro.

Mas pasmem!!!

Para piorar, o município de Itambacuri causou sérios prejuízos a alunos das escolas estaduais, também;  porque deixou de buscar os alunos que residem na zona rural e que dependem do transporte para vir para as escolas estaduais.

Antes de qualquer desculpa, importante lembrar que a responsabilidade do transporte escolar é do ente federado no qual o aluno está matriculado e que, neste ano, o governador do Estado de Minas aumentou em 60% o valor do repasse  para as prefeituras com o objetivo de garantir que nenhum aluno da zona rural fique sem estudar.  

Itambacuri não pode permitir que seja negado aos alunos o direito à educação de qualidade e no tempo certo. A pedagogia implantada pela secretaria municipal de  Itambacuri tem que ser denunciada.

Não para por aí o insucesso da educação municipal.

Tem um caso  vexatório e grave

Nos últimos dias muita gente tem questionado o fato da conselheira tutelar Aline Costa unir-se a uma pessoa acusada de tráfico de entorpecentes para organizar um evento para ARRECADAR MATERIAL ESCOLAR sob o fundamento que muitas famílias não tem condições de comprar material escolar para os filhos .


O caso é grave porque é comum que o Conselho Tutelar atenda situações emergenciais envolvendo crianças, adolescentes, suas famílias e o uso ou abuso de drogas ilícitas.  É o conselho que tem que tomar decisões seja de requisição de atendimento médico, psicológico e psiquiátrico, em regime hospitalar e ambulatorial, a estas crianças e adolescentes e, em determinados casos, é o conselho que deve encaminhar e acompanhar o caso junto ao Ministério público, em juízo ou na delegacia.

Geralmente nestes shows vendem bebidas e lá, também, vão adolescentes; então... isso vai na contramão das atribuições do Conselho Tutelar, definidas no Estatuto dos Direitos da criança e do adolescente.

Se uma conselheira tutelar é parceira de uma pessoa acusada de tráfico de entorpecentes, ainda que seja para uma ação social e sendo ela parte do órgão que é responsável pelo encaminhamento e acompanhamento dos atendimentos de crianças que porventura estejam servindo de aviãozinho ou adolescentes servindo de ultraleves, há uma quebra de confiança na atuação desta conselheira.

É vexatório o caso porque a educação tem verba para este fim ou devia ter e o conselho Tutelar tem o poder de REQUISITAR da secretaria de educação condições para que o aluno estude; o que inclui o fornecimento de material escolar para aqueles que não tem as mínimas condições.

Melhor seria se no dia a dia a conselheira tutelar se preocupasse mais com políticas públicas voltadas para as crianças e cobrasse do prefeito e da secretaria de educação, o correto emprego das verbas públicas, o fornecimento do material escolar para o aluno carente de Itambacuri.

A situação é tão séria que é difícil até mesmo calcular as dimensões do desastre da administração de Jovani Santos, porque como visto, nem a educação e nem o Conselho Municipal dos direitos da criança e do Adolescente, nem a secretaria de gestão e ação social  conseguiu orientar a conselheira acerca do papel dela junto ao conselho Tutelar.

  Itambacuri pede socorro.


DA SECRETARIA  DE ASSISTENCIA E GESTÃO SOCIAL

O prédio da Secretaria de Gestão e Ação Social encontra-se bem aos olhos de quem chega pela frente, mas ao percorrer e observar as laterais do prédio parece que ele grita: SOCORRO!!!! É grave a situação que encontramos. Está abandonado. Parece que a muito tempo não temos prefeito nesta cidade. Confiram!!!

















DAS ESTÁTUAS E IMAGENS

Não adianta o prefeito encher a cidade de imagens e estátuas e não dar o povo as condições favoráveis de sobrevivência, uma oportunidade de ter uma vida digna porque imagens não resolvem os problemas específicos que temos.

Aliás, está passando da hora do governo abandonar as obras supérfluas e o discurso vazio e concentrar-se no socorro à população que padece conforme todos poderão conferir nas imagens que seguem logo abaixo.

Cabe a nós, a opinião pública, socializar as informações e conscientizar a todos que saneamento básico, água de qualidade, bueiros limpos e saúde é preferível a quaisquer imagem estampada na praça e que estas politicas públicas devem ser imediatas e urgentes.


DA EPIDEMIA DE DENGUE E CHIKUNGUNYA 

Nos últimos dias não se fala de outra coisa em Itambacuri, a não ser a epidemia de dengue e Chikungunya porque praticamente não se encontra em Itambacuri alguém ou não  conheça um parente ou pessoa próxima que não tenha contraído o vírus.

 

MAS O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM  ITAMBACURI? PORQUE ITAMBACURI ESTÁ COM REGISTRO DE TANTOS CASOS DA DOENÇA?

O governo não dá proteção para nossa gente, não dá a devida atenção aos serviços públicos relevantes.

Analise:

1.       A falta de limpeza das ruas e ausência de recolhimento de lixo nas periferias é percebida nos Montinhos de lixo espalhados cidade. Nem mesmo no centro da cidade a limpeza urbana tem sido regular e suficiente, e até mesmo o número de trabalhadores nessa atividade foi diminuído.














EM FRENTE A CRECHE DO BAIRRO COQUEIROS





AO LADO DA CRECHE DO BAIRRO COQUEIROS






















AO LADO DA ESCOLA FREI GASPAR DE MODICA











2.       Na cidade há lotes baldios com mato acumulado e servindo de despejo de lixos. As sacolas plásticas e vasilhas que ali são levadas pelo vento enchem de água que parada prolifera o mosquito AEDES AEGYPT.
































3.        Na cidade, falta limpeza nos bueiros e são inúmeras as “bocas-de-lobo” entupidas, com mal funcionamento e acúmulo de água parada. Se as redes e estação de esgoto, os bueiros, as caixas não cumprem com a sua finalidade, como temos observado, em algum lugar da galeria há águas paradas que faz com que haja proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e como consequência, ao sair destes criadouros, o mosquito coloca em risco a saúde pública.


























4.       Não bastasse, o Poder Público Municipal, também tem abandonado à própria sorte os próprios espaços que ele deveria cuidar.  Na área da “antiga Febem”, há carro abandonado e lixo espalhado. Um verdadeiro foco de criatórios do mosquito transmissor da DENGUE.












5.       O cemitério está encoberto por vegetação de mato alto, um amontoado de sujeira, sobra de entulhos, campas abertas, restos de ossadas expostos, má cheiro advindo de campas, em completo abandono.

Ao acompanhar o velório de uma pessoa muito conhecida e querida na cidade, parentes e amigos foram surpreendidos com uma forte chuva quando chegaram ao cemitério. Todos que ali estavam tiveram suas pernas tomadas da água vermelha das campas que desciam e ficaram expostos ao líquido que escorre dos cadáveres e campas e que por certo está cheio de bactérias. Situação que é um dano à saúde devido o inevitável contato que se dá por falta de galerias para escoamento da água.

Ao sair do cemitério observamos que águas do cemitério escorriam o morro no sentido da área do laticínio e rio da Barbosa, essa situação pode contaminar quem passa naquela área e afetar o rio porque falta à administração pública seguir uma série de normas técnicas e cuidado para com a saúde da população e o cuidado ao meio ambiente. Portanto, nesse caso, a contaminação da água pode trazer riscos e problemas à saúde.





6.       Os CÓRREGOS  estão sujos, alguns com matagal invadindo os curso e tapando a passagem da água impedindo o curso normal. Também, estão cheios de lixo, apontando o grande desmazelo da administração de Jovani Santos com a cidade.



























































          7.      O prefeito do município de Itambacuri não está cumprindo com suas obrigações administrativas mínimas, inclusive o necessário poder-dever de polícia, pois não fiscaliza as atividades urbanas relativas às posturas municipais na preservação do ambiente saudável e não promove educação ambiental de modo a evitar violações á preservação do meio ambiente e, não faz uma cobrança, seja com notificação e ou eventual punição com aplicação de multas, às pessoas causadoras de situação de risco à população seja jogando lixo nas ruas ou deixando abandonado o imóvel.


 


8.  Algumas pessoas estão abrindo oficinas mecânicas em qualquer pedaço de quintal. Não tem área e deixam os CARROS VELHOS ABANDONADOS, inclusive nas ruas de Itambacuri. Ali vira local de proliferação de bichos, como mosquito da dengue em período chuvoso. Neste ponto, observamos o descaso do poder público para com o serviço de orientação, fiscalização e cobrança para que estas oficinas mecânicas tenham responsabilidade social. Ou seja, o prefeito não adota providências suficientes ao combate à epidemia de DENGUE.



























Para agravar, há um CARRO DA SECRETARIA DE SAÚDE do município de  Itambacuri abandonado na área da antiga FEBEM, o que demonstra total descaso e nenhum compromisso com a saúde da população, já que, também, acumula água parada.



9.       Os erros de projeto de calçamento e loteamento como, por exemplo, no bairro Flamboyant onde a drenagem é insuficiente faz com que a água da chuva fique parada por muitos dias nas portas das casas e é um prato cheio para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A lama que fica parada em frente as casas trás muito transtorno para os moradores.

























10.  Os serviços de calçamentos mal feitos tem gerado problemas para moradores, especialmente em tempo chuvoso.  As ruas impedem a locomoção dos CADEIRANTES porque exige muita força para que as rodas circulem. Situação que causa desgaste das rodas e quebra de peças da cadeira. As ruas também impede a acessibilidade de PESSOAS IDOSAS andarem sem correrem o risco de quedas.  O município de Itambacuri não promove acessibilidade para o seu povo.











































11.       A muito tempo a ponte do final da Rua Presidente Bernardes vem cedendo. Colocam terra por cima, mas não conssertam a ponte. De igual modo outras pontes aos poucos vão sendo destruídas  e a situação só tende a piorar.

 












                       11.  Embora não estejam visíveis nas ruas, a galeria de águas pluviais e a rede de esgoto têm papel fundamental no escoamento da água e a limpeza dessas redes e galerias devem ser realizadas periodicamente. Ocorre que estamos presenciando em Itambacuri vários ALAGAMENTOS  quando chove e quando isso acontece é devido à má manutenção ou à incapacidade das galerias pluviais de dar vazão à água. 

Por exemplo, no ano de 2014 e 2015 foi colocado caixas que levam às manilhas no Bairro Coqueiros e estas por sua vez leva a água para uma caixa funda. Foi gasto mais de meio milhão na rua e feito mais ou menos um quilometro de galeria e estas teriam que ser limpas periodicamente, porque se não der manutenção junta cisco, terra com a agua e se deixar petrifica e nem consegue aproveitar mais a rede.

Nas últimas chuvas, as ruas ficaram inundadas e muitas outras da cidade inteira, dando sinal de que a rede está comprometida.





12.  Há residências na cidade que quando chove, a água que tinha que correr na tubulação está voltando nos ralos dos banheiros, dando sinais que a rede de esgoto está comprometida e é preciso fazer trabalho de detectar se tem locais na rede jogando fora do local.

13.   Temos, também, um grande número de ocupação irregular do solo no centro da cidade, onde administradores públicos de forma irresponsável foi permitindo que pessoas da comunidade fossem construindo em cima dos córregos. Estas construções impedem a limpeza desses rios e córregos. Em um só giro pela cidade a gente percebe que há muito lixo que são despejados nas áreas dos córregos que não está construído, quando chove, o lixo adentra a área coberta, impedindo a limpeza da cidade, e, por isso, de um modo geral, a limpeza é precária. 

14.  Ademais, metade dos bairros da cidade de Itambacuri são cortados por córregos e/ou esgoto a céu aberto. Como a coleta do lixo não atende à população de forma minimamente satisfatória, Quando chove, mesmo sendo rápidas a chuva, além do volume de água não conseguir escoar a tempo e de não represar as águas nos bueiros devido a sujeira; a enxurrada carrega todo o lixo que foi jogado nas ruas nos córregos. Com os rios tomados de mato ou lixo a água trasborda e rua inunda de água. Quem mais sofre é a população de baixa renda que reside na periferia porque sempre ocorre a destruição parcial ou total dos imóveis, dos móveis e utensílios domésticos, alimentos, roupas e tem maior contato com toda a sujeira das águas. 

15.  Além disso, o município de Itambacuri, através do SAAE tem despejado os esgotos dentro dos rios. Isso mesmo! Bostas são lançadas dentro dos rios pela própria administração pública, como aconteceu na volta da lagoa uma rua depois da creche.





                    Há muito mosquito nessa área de esgoto










16. Há lixo e mato próximo ao PSF do Bairro Lauro Lopes. Além disso, a fiação não encontra com nenhuma proteção.











17.  Mosquitos depositam ovos ao encontrar CAIXAS D'ÁGUA ABERTAS. Em Itambacuri falta fiscalização e muitas pessoas não tem consciência do perigo que é manter as caixas abertas, por isso muitas caixas d'água são encontradas abertas pela cidade.





18.  Moradores de diversos bairros da cidade reclamam da falta de segurança á noite, devido ruas escuras, sem iluminação. A falta de iluminação afeta especialmente as pessoas que voltam ou saem do trabalho á noite e os alunos que estudam à noite e precisam passar nas ruas que por falta de troca de lâmpadas encontram-se escuras.

19. Próximo à casa do prefeito Jovani Santos há um esgoto muito "fedido" e a área está bastante suja. Nas proximidades há urubus atraídos pelo cheiro podre.
























                              OUTRAS IMAGENS









Conclusão: 

Nos últimos dias foram muitas as informações que circularam com nomes de pessoas  que estão com dengue ou Chikungunya, em Itambacuri. 

Saimos pela cidade para conferir o que está acontecendo.

Percebemos nos lugares que visitamos que  a população padece com falta de água de qualidade, rios e córregos limpos, ruas limpas, bueiros e galerias em total funcionamento, prevenção a doenças diversas. 

Parece até que a maioria dos moradores estão sendo punidos com a falta de políticas públicas que dê dignidade a cada cidadão e a sociedade em geral.

No entanto, a  ausência de ações preventivas de limpeza de ruas, bueiros, córregos e rios da cidade de Itambacuri; de educação ambiental e de fiscalização de lotes, oficinas e residências, indispensáveis a evitar vários problemas de saúde pública, em especial a proliferação do mosquito Aedes aegypti que tem causado a Epidemia de Dengue e Chikungunya pode elevar o número de pessoas doentes e  trazer outras doenças para a população como leptospirose, hepatite, vermes...

Sentimos que vivemos em total desprezo. É um tempo de desordem em Itambacuri. A cidade está literalmente abandonada. Nada está no devido lugar e as imagens juntadas a esta matéria comprovam isso. São verdadeiras.

Vivemos um tempo cruel que nos pede a refletir sobre o agir do prefeito que tanto investe  em propaganda e em estátuas, em um catolicismo que faz mau uso do dinheiro público e da lei e não prioriza as necessidades dos  seus cristãos. Parece até que a saúde e a vida do povo contam menos do que uma obra de arte.

Por mim, por minhas filhas, pelas pessoas que amam esta cidade, pelos itambacurienses ausentes, por Charles que fez um pedido de socorro, vamos pensar em uma cidade linda de se morar, de se viver.

Vamos exigir respeito. Vamos exigir  CPI. 

CPI JÁ!



 




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand