Pular para o conteúdo principal

Saudação

Ei pessoal!
Sejam bem-vindos
Abração festivo para o pessoal dos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Croácia, Paquistão França, Rússia e do Brasil que não deixaram de nos visitar nestes poucos meses de funcionamento.

Alegria! Alegria!
O Itambacuri em foco está ficando famoso.
Sabe quem fez menção ao blog Itambacuri em foco? Luis Nassif.
Isso Mesmo! Luis Nassif. Introdutor de jornalismo de serviços e do jornalismo eletrônico do Brasil e vencedor de vários prêmios. Veja os comentários em
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-blog-de-itambacuri

Pessoal, não esqueça também de consultar o http://www.tonoticias.jor.br/ é notícias de Teófilo Otoni e região. Tem Itambacuri lá
E vamo que vamos...

Vamos parabenizar o povo de Itambacuri que muito tem ajudado com mensagens e sugestões de matérias do blog.  
Infelizmente não deu tempo de responder todas e lembramos mais uma vez que o email é itambacuriemfoco@hotmail.com; portanto mensagens enviadas no email pessoal da administradora do blog pode não ser lida, por questões de segurança.
Agradecemos também aos nossos fotográfos espalhados pela cidade inteira, com seus celulares, que nos enviaram grandes quantidades de imagens.
Agradecemos a todos vocês blogueiros de coração.
Gente, o blog hoje está de arrepiar...
Papai do céu! socorroooooooooooooooooooo!

TROCA DE CRIANÇAS NO HOSPITAL TRISTÃO DA CUNHA DE ITAMBACURI

No ano de 2002, internou no Hospital Tristão da Cunha de Itambacuri a senhora Cleusa de Deus Barbosa da Silva e a Sra. Luzinete Batista Rodriguês Pego para o nascimento de suas filhas.
A criança Daniela Batista Rodrigues Pêgo, nasceu no dia 17 de maio de 2002 e a criança Michelly de Deus Barbosa da Silva nasceu no dia 18 de maio de 2002.
O hospital é pequeno e ali não nascem 20 ou 30 crianças no mesmo dia. A troca de crianças que nasceram em datas diferentes é um grande sinal de descuido e da falta de identificação das recém-nascidas nesta entidade. Vejamos:
As crianças nasceram, mas não ficaram com suas mães biológicas.
Elas foram trocadas neste hospital que é uma ASSOCIAÇÃO PROTETORA DA INFÂNCIA.
8 anos se passaram com os bebês trocados e este drama está longe de terminar.
Como se descobriu a troca: Conta a dona Luzinete que havia entrado com pedido de pensão alimentícia para a filha Daniela porque o pai não estava dando nenhuma ajuda para a criação da filha e ainda dizia que a filha não era dele.
Então ele foi preso a primeira vez.
Em seguida, ele fez o pedido de DNA e antes mesmo do resultado
ele foi preso novamente.
Ao sair o resultado de DNA, constatou-se que ele não era o pai da criança e então ela entrou em desespero, porque se a criança não era filha dele, também não era filha dela.
 
Por isso, o advogado Dr. Jaquilane Jardim de Oliveira, fez o pedido de DNA dela e da criança. O resultado então confirmou que ela não era a mãe biológica da Daniela.

Mais um tempo de dor e angústia, ela passou a viver. Estava criando uma filha que não era dela e não tinha nem noção de onde estava o paradeiro de sua filha.
Ás vezes questionava o que tinha acontecido com a sua filha, se havia morrido, se era realmente menina se estava no Rio, São Paulo e isto quase a fez enlouquecer.

O advogado então pediu no processo que fosse chamado o hospital para declarar o número de crianças nascidas naqueles dias próximos a 17 de maio de 2002, data de nascimento da criança.

Duas mães que tiveram crianças na época então fizerem o exame de DNA e o resultado acusou que sua filha Daniela havia sido trocada no Hospital Tristão da Cunha com a criança Michelly filha da senhora Cleusa de Deus Barbosa da Silva.

D. Luzinete conta que ela não teve parto normal e que ainda teve que ficar no hospital mais 7 dias com a criança para tomar banho de luz, porque esta havia nascido “ amarelinha” enquanto a outra mãe saiu do hospital carregando a sua filha.

Sentimento: O Sentimento das duas mães é de tristeza. No dia 16 de dezembro, a criança Michelle foi para a zona rural onde mora a dona Luzinete e a Daniela veio para a Vila Pedreira lugar onde mora a dona Cleusa.

As duas mães estão sofrendo muito. Todas dizem querer a filha biológica mas nenhuma quer deixar a filha que cuidou até agora.

As crianças:
As crianças estão vivendo em grande conflito.
A Michelly quase não conversa. D. Maria, sogra de Luzinete conta que depois que a Michelle foi para a roça, ela ficou uns 7 dias sem falar nada . Estava muito calada mas agora já está se acostumando. Se ela sente saudades da outra mãe, dos irmãos, da casa, ela não fala.

Já a Daniela, ela desabafa. Disse estar sentindo muita saudade de sua mãe (Luzinete, suas irmãs e seu padrasto Gil)

As crianças estão sempre fazendo confusão com a nova família.
Não é sem razão que quando perguntam quem é a mãe, elas demoram a responder.

Adaptação às novas condições de moradia:

No dia 15 de dezembro cada criança foi para a casa da mãe biológica.
Daniela morava numa casa de 6 cômodos em um sítio, na zona rural de Itambacuri, próximo a Frei Serafim. Todos os dias tinha o leite do gado que ali criam, verduras e muitas frutas.
A casa padrão tem televisão, vídeo, moto, toda uma estrutura e uma referência de pai que é o padrasto

Já a Michelly morava com seus 3 irmãos e mãe, na Vila Pedreira em uma casa de chão batido, de dois cômodos, uma cama e a maioria deles dormem no chão.
Conta D. Cleusa que às vezes deixava de comer para sustentar os seus filhos e que agora não quer que tirem a Michelly dela.
E acrescenta:“Eu choro o dia todo, a noite toda. Para mim, a minha filha que estava comigo até hoje era a minha. Nunca pensei que um dia tivesse que passar por isso.”

 Infelizmente estas crianças e famílias não estão tendo nenhum acompanhamento psicológico e orientação.

D. Luzinete diz que já sofreu demais, passou por muitas situações constrangedoras por duvidarem dela e o que mais deseja é ficar com sua filha biológica e Justiça.
Justiça também é o desejo de D. Cleusa.
Esse erro tem trazido muito sofrimento para as famílias.
A irmã de D. cleusa disse que eles estão até dando remédio para ela dormir porque ela não pára de chorar, está desesperada, foi tudo muito rápido para ela.
Também o pai de Daniele entrou com ação anulatória para a retirada do nome da certidão de nascimento. O pedido foi negado e então recorreu da decisão. Até a decisão do tribunal, os antigos registros ainda estão sendo mantidos.
As duas famílias vão precisar de ajuda para superar esse probema.
As dificuldades podem ainda ser maiores para mães e filhas, já que uma das mães diz que quer a outra filha junto dela, estando a outra criança por perto. O que pode fazer com que a criança se sinta rejeitada
O mundo dessas crianças foi violado, A identidade e a referência pai/mãe/primos/avós e o círculo de convivência também
O mundo dessas crianças foi violado. A identidade e a referência pai/mãe/primos/avós e o círculo de convivência de suas vidas também.
Que a justiça lance um novo olhar para esta Associação Protetora da Infância, pois não são poucos os casos de violação de direitos que tem envolvido esta associação.
Quem não se lembra da morte da criança de Água preta?
Muitos acreditam, inclusive, que os diretores deveriam ser afastados para uma investigação mais incisiva sobre a áurea que envolve esta entidade.
Pelos direitos das crianças!
_____________________________________________
                              Foi...

Por perdermos o medo da morte
Por não suportarmos a ferida
Por termos fantasia
Por não termos medo da verdade
Por não termos medo da dor
Por não aceitarmos a deficiência do medo de lutar
Paramos de olhar pela janela em que não víamos a claridade por ela.
E... Sem ódio, raiva ou indiferença
Mas grito, luta, emprestamos
Às vozes que se silenciaram
Ás vozes que não são ouvidas
As mãos que têm dificuldades em escrever
E criamos o Itambacuri em foco.

Nesta edição, a equipe do Itambacuri em foco preparou um vídeo com os fatos que marcaram Itambacuri em 2010.
Sentimos que neste ano muito ficou árido, truncado
Abortou e feriu o povo
Algemou muitas mãos
Mas também...
O povo e a natureza
Trouxe belezas que não se mensura.

Que este vídeo
Sirva de reflexão
para que superemos os erros
e elevemos o nosso desejo
de grandes conquistas em 2011.

Equipe do Itambacuri em foco


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

DENÚNCIA: ENQUANTO PARCELA DA POPULAÇÃO VIVE EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, PREFEITO DE ITAMBACURI VIOLA O PRINCÍPIO DO ESTADO LAICO E PRIORIZA A CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO COM IMAGEM DE NOSSA SENHORA

No município de Itambacuri muitas famílias da periferia estão vivendo em situação de miserabilidade, sobretudo, agora, após passado o temporal que aconteceu no dia 21 de agosto de 2023 porque estas famílias estão sofrendo as conseqüências da chuva com residências completamente destruídas: Telhas de amianto viraram "peneiras", algumas casas estão com cobertura de lonas sendo insuportável ficar debaixo em razão da elevada temperatura dos últimos dias. Os que tiveram as casas literalmente derrubadas, em razão do evento, estão sem opção de moradia e vivendo de favor em casa de familiares pela falta de condições de pagar um aluguel. Há muita destruição e pobreza na cidade, conforme matéria disponível neste informativo em http://itambacuriemfoco.blogspot.com/2023/08/apos-forte-temporal-populacao-carente.html . e muitas famílias estão vivendo sobressaltadas temerosas de novo temporal pois as ultimas chuvas caiam diretamente dentro de suas casas que estão com telhas danificadas. Assi

GOVERNO JOVANI SANTOS SOB ANÁLISE. O HOMEM É BOM, O HOMEM É ESPETACULAR??? (PARTE 1)

  Há pouco tempo escrevemos que a cidade de Itambacuri é como uma grande mesa posta, forrada, ornamentada, com lindos vasos; mas por baixo há muita sujeira... teias de aranha, poeira... há bichos venenosos. A grande mesa posta, forrada e ornamentada são as estátuas, as imagens, a propaganda que gira em torno do governo municipal; mas para quem olha no entorno, que sabe analisar, avaliar, inferir a realidade, percebe que é um desastre viver sob o governo de Jovani Santos. Quem vive neste município governado a duas gestão pelo mesmo grupo político de Henrique Scofield – Jovani percebe com clareza a catástrofe que estamos vivendo. A falácia de que “o homem é bom, o homem é espetacular” eleva o nome do prefeito. Aliás, parece que o objetivo dos aliados do atual governo é justamente criar uma áurea que ajude a proteger o  nome dele, pois é do conhecimento popular que um jargão de tanto falado vira verdade e se as pessoas não tiverem um olhar aguçado, acabam por afastar a ineficiência