Pular para o conteúdo principal

Saúde

CARAMUJOS AFRICANOS
ACHATINA FULICA
PRONÚNCIA: Acatina Fúlica  
                                                                                       
Passadas algumas semanas que publicamos sobre o aparecimento de caramujos africanos em nossa cidade, um grupo de moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima procuraram o Ministério Público e noticiaram ao membro Ministerial da invasão do molusco em nossa cidade e na demora de tomada de medidas por parte do município.
A equipe da FUNASA ficou uma semana catando o molusco e mais uma vez voltamos a alertar a população sobre esta espécie de caramujo que transmite uma série de doenças ao homem.

FIQUE BEM INFORMADO E AJUDE A COMBATÊ-LO.
É originário do Nordeste da África, disseminado para diversos países através de emprendedores do verdadeiro "escargot"
No Brasil, foi introduzido ilegalmente numa feira agropecuária realizada em Curitiba entre os anos 1988 e 1989.
Acredita-se que em Itambacuri, o mesmo chegou através de tranporte de madeiras, pois o primeiro local onde apareceu foi à Rua Presidente Bernardes, ao lado do posto de gasolina do Sr. José e próximo ao Ponto Certo.
Devido as características biológicas: alta taxa de reprodução e adaptação a diferentes ambientes, foi só chover e logo apareceu centenas do molusco à Rua Professor Mendonça próximo ao Salão de Max, na casa de dona Jaíra, seus vizinhos e também próximo à Escola Mílcia de Oliveira Abrantes.
De um dia para outro já tinham tomado o Bairro Nossa Senhora de Fátima: Queriam passear no carro de moradores e também frequentar gratuitamente a academia com Olga.
A enorme quantidade deixou assustados os moradores da Rua Brasília e ao mesmo tempo chegava à Rua Teófilo Otoni.
Em vários pontos da Avenida farmacêutico Joviano, encontraram o molusco.
O caramujo adulto tem concha de 10 a 15 cm de comprimento, com tom marrom claro e escuro.
Quando morre a concha fica desbotada.
Pode pesar até 200 gramas.
Alcança a maturidade sexual dos 4 a 5 meses. É extremamente prolífero.Alguns estudiosos afirmam que realizam a postura de 2 em 2 meses, colocando até 200 ovos. Outros já ensinam que realizam 4 posturas anual e colocam de 50 a 500 ovos.
Os caramujos são vorazes e por isso alimentam de cerca de 500 tipos de produtos que vão desde folhas, flores, frutos, cascas, papel, tinta de parede, comem ovos e jovens da mesma espécie.
Podem viver mais de 9 anos.
O caramujo africano é hospedeiro de duas espécies de nematóides: Uma espécie pode causar perfuração intestinal, peritonite e hemorragia, podendo resultar em óbito caso não seja diagosticado e a pessoa tratada corretamente.Os sintomas são parecidos com o de apendicite. A outra espécie pode causar meningite, produzir cegueira que acontece pela ingestão alimentar de verduras, legumes e frutas.
São medidas de segurança: lavar bem as frutas, verduras, legumes. Colocar em imersão em água com vinagre antes de consumir os alimentos.
Onde o caramujo foi introduzido, tornou-se como praga agrícola.
Caso apareça em sua casa informe a secretaria de saúde e vigilância sanitária.
Elimine  entulhos, tijolos, madeiras, podas dos quintais e lotes baldios.
Use calçados fechados.
O recolhimento é feito utilizando-se de luvas ou duas sacolas plásticas cobrindo as mãos. Coloque-os dentro de um tambor de metal, jogue cal por cima. Depois o município deve abrir uma vala com um metro e meio de profundidade para enterrá-los, em seguida colocar cal para impermeabilizar o solo antes de despejá-los na vala, evitando a contaminação do lençol freático. Depois é só cobrir a vala com terra até o nível do terreno.
Não use sal para matar os caramujos, pois acontece a salinização do solo que destrói gramados e plantas por muitos anos.
Não utilize venenos para evitar a contaminação por pessoas e, principalmente crianças.
E se algum engraçadinho, qualquer um, chegar perto de você e dizer que já comeu este caramujo não tenha receio de perguntá-lo se ele tinha fumado o charuto do diabo no dia que comeu, ou de perguntá-lo se ele não quer aproveitar e comer no mínimo uns 20 dos que se encontram em sua residência e se ele continuar não te respeitando, encha um saco de caramujos e mande despejar na casa dele.
Não merece respeito quem não te respeita.
Principalmente se for quem tem por dever cuidar da saúde pública.
Veja mais imagens:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, ...

A FALTA DE COMPROMISSO DO PREFEITO DE ITAMBACURI, JOVANI SANTOS, AMEAÇA A VIDA DE CACHORROS NO MUNICÍPIO. JUSTIÇA DETERMINA O SACRIFÍCIO DE ANIMAIS COM LEISHIMANIOSE.

Que Itambacuri é uma cidade que não cuida dos animais é sabido e consabido. Aqui neste informativo já publicamos sobre o programa “ A fazenda” e ainda hoje, há bois, cavalos, galinhas e outros animais circulando tranquilamente nas ruas atrapalhando o transito e colocando a vida da população em risco. Observe estas imagens registradas no dia 06.06/2025. Sem políticas publicas de castração, abrigo, adoção responsável e aumento exponencial da quantidade de cães e gatos na cidade, algumas pessoas (e aqui lembramos com saudade do senhor “Zequinha”, homem que dedicou a sua vida a causa animal),  começaram a cuidar dos "animais de rua". Conseguiu-se um espaço, localizado na Rua Teófilo Otoni, esquina com a Avenida Frei Arcangelo,  Bairro Várzea,  para colocar estes animais e ali passou a funcionar e ser reconhecido como o canil municipal. Claro que a vizinhança de um canil sofre muito com o mau cheiro se não tiver uma equipe de profissionais constantes para fazer a limpeza, sofr...

MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA DE JOVANI SANTOS E MAURO ALI - ENTENDA ESTE E OUTROS ILÍCITOS ELEITORAIS DA CAMPANHA DE JOVANI SANTOS

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais  ajuizou uma ação de INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL em desfavor de JOVANI FERREIRA DOS SANTOS E MAURO CESAR ALI e requereu a  CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA OU DOS DIPLOMAS, por terem sido beneficiados pela prática de abuso de poder político e economico, A APLICAÇÃO DE MULTA prevista no art. 73, §§ 4°35 e 8°36 , da Lei 9.504/97 em seu patamar máximo, tendo em vista o alcance do dano, já demonstrado aqui; a Decretação da INELEGIBILIDADE dos representados tanto para esta eleição, como para os 8 (oito) anos seguintes, pelas condutas vedadas de abuso de autoridade, de poder político e, ainda, da violação ao princípio constitucional da impessoalidade, nos termos do art. 37, § 1°1 c/c art. 7410, da Lei 9.504/97 c/c art. 73, I, II e II9, também da Lei das Eleições c/c art. 1°, I, “h” e “j”33 e art. 22, caput, 32 e inciso XIV34, ambos da LC 64/90, e m razão de “ter concedido inúmeras gratificações e horas extras a servidores munic...