Pular para o conteúdo principal

ALERTA GERAL!


INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS ENDÊMICAS EM ITAMBACURI.



Foi oficializado pela secretária de saúde de Itambacuri, Sra Daniela de Cássia D’Avila Teixeira Tudéia, 
que "há uma incidência e prevalência de doenças endêmicas” nas seguintes regiões do município de Itambacuri:
-Córrego Jacutinga ( próximo a Fazenda Paulo de Deco)
-Parte BR116 ( Abrangendo balança e Divisa com Teófilo Otoni)
-Córrego de Areia
-Lagoa do Peixe
-Cancela Preta( Claudino Dupin)
-Córrego Aurífero"

Ainda que proprietários de fazendas de algumas destas regiões atestam que este surto não existe, temos que as endemias são certas pois os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de moralidade, eficiência, honestidade, legalidade e lealdade às instituições e não podemos desconsiderar que é gravíssimo o fato de uma secretária oficializar um ato inverídico colocando em xeque a situação de saúde não só do seu município como de outros, já que os casos de endemias alcançam divisas com outros municípios conforme se observa.

O documento oficial cita que é grande o número de famílias nesta região e remaneja o funcionário Vladimir da Funasa, que há mais de 9 anos trabalha no controle da dengue, para 
para executar tal tarefa, em localidades que distam uma da outra em sentidos bastante opostos.

Acreditamos que um só funcionário para o combate de um surto de endemias é considerado insuficiente, uma vez que doenças endêmicas são tidas como aquelas que atacam, acometem e apresentam aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica.

Entendemos, também, que em uma situação desta (de incidência e prevalência de doenças endêmicas) ou seja de surto epidêmico, toda a equipe de saúde do município, deve estar atenta, reunir e traçar um plano de trabalho; mas a senhora Secretária confiando na capacidade técnica e operacional do super Vladimir   sequer recebeu o ofício que o mesmo pedia informações sobre o nome do pessoal que compõe a equipe de saúde da família de cada uma das áreas definidas e, também sobre o transporte que o conduzirá a cada área e diárias/ alimentação, tendo o funcionário que postar via ARMP e registrar em cartório o documento.
Frise-se que nem mesmo a correspondencia via ARMP o correio conseguiu entregá-la. 
Mas isso é o menos importante. O importante agora é que todos que irão visitar estas regiões devem procurar a Secretária de Saúde e/ou o agente Vladimir para ter informações epidemiológicas sobre a necessidade de tomar vacina e/ou controle da doença.

Devem buscar saber também  qual o grupo de doenças endêmicas prevalecem nestas regiões. Se é malária, febre amarela, tracoma, peste, filariose outras ou quem sabe na pior hipótese HIV.

Cabe também a nós, cidadãos itambacurienses cobrar do prefeito investimento em finalidade de diminuir o número de incidências e ver porque não houve controle hábil já que as doenças endêmicas estão em incidência e prevalência inclusive, salvo engano, na região em que o prefeito possui uma fazenda:Córrego de Areia.
É importante que toda a população de Itambacuri esteja monitorando os casos de doenças endêmicas para que através de um sistema integrado entre governo e população possamos restabelecer o equilíbrio nestas áreas e evitar um caos maior em nosso município.
Colocamos o nosso informativo à disposição para maiores esclarecimentos à população.


imagem tirada da net

Comentários

  1. Olá Silene estou acompanhando as matérias e analisndo o que acontece por aqui. beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand