Pular para o conteúdo principal

Ação coletiva em prol do cemitério de Itambacuri

 Está acontecendo em Itambacuri uma ação coletiva entre moradores desta cidade e o poder público municipal.
Para inverter o caso de abandono porque se encontrava o cemitério de Itambacuri, a família Moreira resolveu intervir na realidade a que se encontrava aquele local (um montoado de sujeira, sobra de entulhos, restos de ossadas expostos, má cheiro advindo de campas abertas) e convocou a população para uma ação coletiva junto com a administração pública municipal.
A proposta de coleta do lixo, recolhimento do entulho, jardinagem, reforma de campas que encontravam expostas mostrando as urnas funerárias e os restos mortais foi acolhida e o trabalho iniciado na sexta-feira (16/18) contou com a participação de comerciantes, vereadores, profissionais da educação, profissionais liberais, vice-prefeito, donas do lar e tem a intenção de chamar as famílias à responsabilidade para com seus entes que naquele local habitam.
Particularmente, eu que estive ajudando no mutirão de limpeza todo o dia, senti uma enorme satisfação em poder fazer com que o local onde hoje habitam meu pai e minha filha tenha um ambiente melhor.
É lá que estão nossos entes queridos e por isso temos que investir na melhoria de condições do lugar que será também nossa futura moradia terrena.
Como as pessoas podem ajudar?
1-Participando do mutirão de limpeza que continua amanhã, a partir das 8 horas.
2-Indo ao cemitério verificar se a campa dos familiares está em perfeitas condições, com a tampa vedada para evitar ossada exposta ou mau cheiro.
3-Observamos que muitos familiares ao mandarem fazer alguma campa ou reforma, deixam sobras de material de construção como tijolos, areia, ou massa. Por isso, lembramos da importância de cada um fazer o recolhimento das sobras de materiais de construção para que estes não fiquem a impedir o escoamento da água ou a juntar bichos como escorpião dentro do cemitério.
4-Quem puder contribuir com a reforma das campas de pessoas carentes, ou das que neste momento não tem condições de fazer a reforma pode doar cimento porque o município de Itambacuri cede os funcionários da prefeitura, para que a gente nesse exercício coletivo melhore as condições daquele local.
Portanto, estamos sociedade civil e funcionários da Secretaria de obras juntando os entulhos enquanto um trator do município está recolhendo o lixo.
Depois, funcionários da prefeitura irão concretar algumas áreas e alguns canteiros de flores serão feitos.
Também será feita a reforma da capela. 
Na oportunidade, o prefeito Vicente Guedes apresentou o projeto de melhoria do cemitério.
A equipe agradece àqueles que contribuiram pagando pessoas para ajudar na limpeza, àquelas pessoas que enviaram alimentos para o lanche e almoço dos trabalhadores.

Agradecemos, em especial, à família Moreira pela iniciativa e todos os colaboradores pelo sentimento de responsabilidade, solidariedade e respeito aos mortos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand