Pular para o conteúdo principal

Tribunal de Justiça de MG "não conhece dos embargos de declaração" que interpuseram as partes do Concurso Publico realizado no ano de 2002 - Prefeita Neide.


           Segunda feira passada, dia 15 de setembro de 2014, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais publicou e só faltou desenhar a decisão dos embargos de declaração para os embargantes do Concurso de 2002 - Prefeita Neide.
Os servidores do Concurso público realizado na época da Prefeita Neide de Souza Magalhães interpuseram pela segunda vez embargos de declaração para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A parte embargante afirma que existem pontos omissos e contraditórios, com inquestionável necessidade de modificação do julgado por meio da concessão do efeito infringente.
Defenderam que a matéria, para anulação do concurso público, não foi devidamente discutida.
Destacaram que a posse e o concurso são atos jurídicos perfeitos e acabados, citando os princípios da segurança jurídica e autotutela da Administração Pública.
Destacaram que houve alteração da situação fática objeto de pendência judicial da Ação Civil Pública.
Por fim, pediram dentre outros que fosse modificada as conclusões do acórdão embargado.
 O voto do desembargador relator Marcelo Rodrigues foi acompanhado pelos votos dos desembargadores  Hilda Maria Pôrto de Paula Teixeira da Costa e pelo voto do Des. Afrânio Vilela.
O relator registrou:
 “Foi, sem dúvida, com surpresa constatar que as partes valeram-se uma vez dos embargos de declaração.
Atento defensor da garantia do devido processo processual, com a devida paciência que o tempo muitas vezes convida a reduzir, relatei aquele voto com redobrada atenção e confesso que todos os vícios apontados foram exaustivamente enfrentados no acórdão de f. 7.382/7.385-TJ.
A propósito, recomenda-se a leitura.” ( Essa foi de Lascar!!!)
E acrescentou: “Venho com o tempo procurando equacionar objetividade e conteúdo, tarefa nem sempre tão fácil. 
Contudo, diante desse cenário, alguns conceitos deverão ser repetidos (lamentavelmente) para melhor assimilação pela parte embargante.
 As hipóteses de cabimento dos embargos de declaração, como preceitua o art. 535 do Código de Processo Civil, são restritas:  somente oponíveis quando presente omissão, obscuridade, contradição ou erro material.
Mesmo para fins de prequestionamento os embargos não prescindem da demonstração dos seus pressupostos.
Pretende a parte embargante, efetivamente, rediscutir a matéria já enfrentada no julgamento do reexame necessário 1.0327.06.019553-1/003 e dos embargos de declaração 1.0327.06.019553-1/004.
Em outras palavras, a irresignação quanto ao mérito da questão deve ser suscitada em recurso próprio e cabível, não sendo admissível em sede de embargos de declaração o reexame de matéria já analisada por este colegiado.
 O uso de tal instrumento como forma de insurgência quanto à matéria de fundo, quando esta foi devidamente debatida pelo acórdão embargado é inadequado.
No caso sob exame, com o devido e necessário respeito, a parte embargante nada mais faz do que reeditar as alegações já analisadas à saciedade por este colegiado.
Não existem vícios, mas descontentamento.
Por derradeiro, como bom apreciador do direito processual civil, nunca é demais lembrar ou relembrar aos jurisdicionados que o julgador não está obrigado a se manifestar expressamente sobre todos os argumentos levantados pelas partes, pois lhe compete indicar a fundamentação adequada ao deslinde da controvérsia.
Pode, portanto, deliberar de forma diversa da pretendida, sob outro prisma de fundamentação, afastando a tese apresentada.

À luz dessas considerações, não conheço dos embargos de declaração."

É como voto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand