Pular para o conteúdo principal

Cuidemos de nossos hospitais. Do Jeito que está, o Hospital Tristão da Cunha Vai à Falência.


A situação não está fácil para o Hospital Tristão da Cunha de Itambacuri.
Sem contar outras condenações...
 Os diários oficiais anunciaram que esta instituição foi condenada a pagar uma mãe indenização no valor de setenta mil reais por troca de bebê na entidade.
Também, o Tribunal Regional do Trabalho publicou Edital 009/2015 - pregão de aparelhos tendo como exequente a senhora Maria Emília Teixeira de Souza e executado este mesmo hospital.
Vejam:

Igualmente, há outras ações trabalhistas correndo contra a instituição. 
Além disso, o Conselho Regional de Farmácia entrou com execução fiscal contra esta mesma instituição em 11 de novembro de 2014.

Acontece que somos nós, povo de Itambacuri quem devemos cuidar melhor de nossos hospitais.
Há muito tempo, temos publicado situações vergonhosas e vexamosas envolvendo esta entidade, inclusive de médicos usarem parte desta institução pública como se fosse seus consultórios particulares. Utilizando água, luz, pessoal, serviços dentre outros pagos por nós contribuintes da saúde por meio de nossos impostos.
Desse jeito, como não ir à falência?
Alguns médicos tomaram aquela instituição como se fossem os donos. 
Acreditamos que está passando da hora da população exigir (e pode exigir! Como contribuintes da saúde, através de impostos) uma audiência pública para ver o que realmente está acontecendo nesta entidade ou quem sabe, nas duas instituições hospitalares.
É insustentável que nós, contribuintes da saúde continuemos permitindo que ano após ano, os hospitais mantenham praticamente a mesma diretoria, às vezes trocam a roupa, mas o corpo que manda é o mesmo.
Interessante seria convocar os credores e devedores, analisar as faturas, pedir o bloqueio dos bens dos diretores das duas associações, a nomeação de interventores e fazermos uma auditoria rigorosa e geral.
Caso seja insustentável a manutenção de dois hospitais que tenhamos a sabedoria e a humildade de reconhecer que enquanto cidadãos nós falhamos. Falhamos porque não fiscalizamos o que é de todos. Falhamos porque permitimos que grupos fizessem politicagem com instituições tão importantes e necessárias para o povo. Falhamos porque sabíamos que os hospitais estavam "quebrando" mas, nos omitimos na tomada imediata de providencias, aceitamos o que chegava até nós. Mantemos o (s) mesmo(s) diretor(es), pagos com nossos impostos, anos após anos mesmo sabendo que os hospitais estavam afundando.
Que tenhamos sabedoria para entender que se tiver que unificar as duas instituições é porque faltou de nós, os maiores interessados com a saúde, o devido cuidado, a fiscalização, o controle social, a dedicação ou o mais importante que é o amor aos enfermos.

Enquanto isso...

BLOGUEIRA É CONDENADA PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS 

Esta blogueira aguarda o julgamento do recurso que será analisado pela Turma Recursal de Teófilo Otoni.
O julgamento diz respeito a publicação feita neste informativo informando que a médica Maria Aparecida da Mota Scofield, ao contrário de outros médicos que possuem especialidades, não apresenta dados como especialista em nenhuma área da médicina, em nenhum cadastro de inscritos junto ao CRM/MG e CFM. Ocasião em que a blogueira denominou a médica como vigarista. Em razão da publicação a Juíza de Direito Atuante na Comarca de Itambacuri, Dra. Juliana Pedrosa, entendeu que embora a ré ( Silene) não faltará com a verdade, houve um dano à moral da médica em razão da linguagem e assim, condenou a blogueira ao pagamento de R$3.000,00 ( três mil reais) como indenização pelos danos morais, bem como a obrigação de publicar a sentença neste blog, que servirá como retratação. Ocorre que retratar significa contradizer... e esta blogueira não entende diferente do que publicou; a menos que a Academia Brasileira de Letras muda o termo dado às pessoas espertalhonas, que "se passam pelo que não são." contudo, a matéria foi retirada do ar porque "manda quem pode e obedece quem tem juízo." 
Como foi determinado que "A publicação da sentença no blog deverá ser antecedida pela seguinte frase explicativa: "Por determinação judicial, passo a publicar a seguinte sentença que servirá como retratação."... 
A sentença na sua integra foi publicada via diário oficial, na data de 29/10/2014 onde pode ser visualizada na sua íntegra, pelos que interessarem no conteúdo. 
Acesse:
https://dje.tjmg.jus.br/diarioJudiciarioData.do


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

APÓS CONCLUSÃO DA SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA QUE APURAVA IRREGULARIDADES NO SEU GOVERNO, O PRFEITO JOVANI SANTOS DETERMINOU A RESCISAO DO CONTRATO DA ADMINISTRAÇÃO COM O ADVOGADO MILLER ALCHAAR D'AVILA, A RESCISÃO DO CONTRATO DO SERVIDOR LUCAS ALVES FERREIRA E DETERMINOU O IMEDIATO REGRESSO DA SERVIDORA IRANE MACHADO AO SEU CARGO DE ORIGEM

  A CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI finalizou a apuração das denuncias feitas pelos servidores IRANE MACHADO, LUCAS ALVES FERREIRA E PELO ADVOGADO DR. MILLER  NASSAR ALCHAAR D’ÁVILA , chegando à conclusão que SÃO INVERÍDICAS AS DENUNCIAS feitas pelos denunciantes e, que, por consequência ESTAS PESSOAS PRATICARAM CRIME DE DIFAMAÇÃO E CALÚNIA CONTRA A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITAMBACURI,  como, também ofenderam o princípio da lealdade a instituição a que servem, passiveis de punição administrativa. Diante disso, o controlador interno e responsável pela sindicância, JOSÉ CARLOS RAMOS NOVAIS, encaminhou o relatório conclusivo para o prefeito Jovani Santos e hoje, dia 02 de maio, o prefeito de Itambacuri determinou a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o advogado Miller Nassar Alchaar D´Ávila; a imediata rescisão do contrato firmado entre a Administração Pública Municipal e o servidor Lucas Alves Ferreira; o imediato

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO JOVANI SANTOS REVELAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, CAIXA DOIS, USO INDEVIDO DO DINHEIRO PÚBLICO, CARTEL, DISPUTA DA PROCURADORIA MUNICIPAL.

Nos últimos dias, registros de imagem de um grupo de WhatsApp denominado “Chicletinho” revelam conversas entre o procurador do Município de Itambacuri, Miller Dávila,  Dilson Dávila ( pai de Miller), a senhora Irane Machado e alguns agentes públicos fazendo várias “acusações” de corrupção no governo de Jovani Santos e do ex-prefeito Henrique Luis da Mota Scofield. As mensagens sinalizam que há dois grupos que dão sustentação ao governo de Jovani Santos e que estes grupos estão em disputa por poder e   mando da procuradoria municipal de Itambacuri.    Além disso, na conversa por meio do aplicativo WhatsApp, as denúncias de corrupção contra o governo Jovani Santos partem da informação de enriquecimento ilícito, caixa dois, uso indevido do dinheiro público, MÁFIA , crime continuado que ocorre desde o mandado do ex-prefeito Henrique Scofield   e mais uma série de irregularidades e uso indevido do dinheiro público. De acordo com Irane Machado ela já não sabe mais o que responder quand