Pular para o conteúdo principal

Itambacuri e a Velha Política do Voto de Cabresto




O voto de cabresto era utilizado pelos coronéis que coagiam seus agregados e trabalhadores a votarem no candidato por eles apoiados. O voto desses trabalhadores era fiscalizado por capangas, mantendo o curral eleitoral sob pena de severas punições. 

Estamos no século XXI, começou a campanha eleitoral 2016.
Observamos que à luz do dia, como era no passado, nesta cidade de Itambacuri, o sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, da utilização da máquina pública e dos “capangas” de plantão nas redes sociais controlam as curtidas, as postagens e fazem as cobranças do voto.
Aqui, há várias modalidades de cobrança: cobra o voto pela consulta realizada, pelo transporte ofertado e até pelo cargo ou emprego que a pessoa ocupa ou ocupou.

Quanto aos cargos cobrados? São Cargos públicos! Ou seja: Utilizam da máquina pública para suas campanhas, mantendo a característica do coronelismo.

Quem nunca ouviu dizer que prefeitos mandavam recados e hoje manda mensagem para alguns funcionários intimando-os a irem a comícios e passeatas?
Quem nunca ouviu dizer que funcionários de um determinado hospital eram obrigados a empunhar bandeira em mãos e participar de passeatas?

Quem não sabe que para provar e medir força política cobram, coagem, ainda que de forma velada, eleitores e conhecidos  para irem em suas convenções, carreatas, reuniões públicas e passeatas para dar aparência de local lotado?Com isso, lideranças políticas transformam alguns empregos ou cargos em um balcão de negócios eleitoreiros.

Esperam os políticos que as pessoas tenham gratidão a eles e devam obrigações.
Mas o que é gratidão?
Gratidão é um reconhecimento de uma pessoa por ALGUÉM que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor.
Gratidão diz respeito a pessoas que faz o bem sem exigir nada em troca. Para haver gratidão não pode existir interesse. Gratidão não é troca de favores.
Quando uma pessoa exerce um serviço público (ou não) ela não recebeu um benefício. Ela prestou um exercício no desempenho de suas funções. Ela trabalhou... o município, a empresa ou alguém se beneficiou do seu suor e ela recebeu vencimentos dos COFRES PÚBLICOS. No serviço público não há gratidão porque há uma contrapartida. 

Gratidão é memória do coração por uma ação ou benefício recebido. 
Gratidão é diferente de dívida.

Para muitos de Itambacuri entender isso não é fácil, porque aqui não se respeita a democracia.
Aqui se cobra muito em dobro, em triplo... Recebe do SUS pela consulta e quer receber do cidadão o voto. Recebe dos cofres públicos por ser administrador e quer receber do povo o voto por ter cumprido a obrigação de administrar.
É por isso que aqui os mesmos grupos se revezam no poder e não há discussão política de outros prováveis candidatos.  

Ainda hoje, cabos eleitorais e partidários políticos (capangas) enchem os comícios e reuniões públicas com intimidações e cobranças. Continuam controlando servidores públicos e exigindo sua manifestação em comícios para garantir número de pessoas. Ordenam que curta a mensagem postada no facebook, exigem que comente um post de candidatos ou que publique algo.

Além disso, há aqueles acordos para remanejar funcionários efetivos que sabem que não apoiam a campanha do seu candidato. Ou aquela dispensa de servidores públicos porque conversou com o político do outro partido. Ou alguém não se lembra da dispensa das servidores do PSF que nitidamente tinha cunho eleitoreiro e da perseguição sofrida por muitos funcionários no pleito passado?

Deste modo, se não tem mais como fraudar as urnas como antigamente, a ausência de políticas públicas e a falta de projetos de geração de emprego e renda fazem com que os políticos daqui reduzam alguns eleitores e seus familiares pouco esclarecidos porque sabem da necessidade de uma consulta, por causa de um emprego ou outras situações.

Explicitamente políticos e seus apoiadores influenciam pela mídia e por outros meios de comunicação a eleição. Inclusive agredindo e atacando aqueles que não manifestam apoio ao seu grupo.
Exemplo disso foi uma publicação postada no facebook, por "Vitor Marques" que dizia que esta blogueira tentou ser vice de Vicente e não conseguiu, trabalhou na secretaria de assistência social e questionou: agora cospe no prato que comeu???
Esta pessoa que fez esta publicação não entende que nem todos que trabalham ou trabalharam no serviço público são pessoas desconhecedoras de seu direito e por isso nem todos aceitam ser controladas como massa de amassar e animal a ser guiado.
Esta pessoa que por sinal deu publicidade da  sua extrema ignorância ao desconsiderar o Estado Democrático de Direito, ao demonstrar falta de visão política e ao mostrar-se desconhecedor da legislação eleitoral não entende que apesar do mecanismo recorrente de cobrar compromisso eleitoreiro, ainda há nesta cidade, aquelas pessoas que votam por amor à democracia e não se deixam intimidar pelas perseguições e armadilhas eleitoreiras.

 Vale neste ponto lembrar que antes de dizer que alguém cuspiu no prato que comeu é preciso analisar se o tempero do prato não subiu drasticamente de nível. Isto porque, quando o tempero causa indigestão é porque a comida encontra-se perdida ou o conteúdo gástrico precisa ser expulso em razão de algo em excesso. Em qualquer destes casos, a pessoa tem o direito de cuspir no prato que comeu. Sem culpa! Evitando assim um mal maior.
Ora! Pior do quem cospe no prato que comeu é quem comeu, está regogitando e engolindo o que lhe é servido, por não ter coragem ou condições de ir à luta e melhorar o tempero.

Por conclusão, para a pessoa que se dispõe a ser cabo eleitoral, a defender uma bandeira e se sentir cidadão pleno ele precisa ser politizado, conhecer dos direitos e deveres dos eleitores e candidatos. Conhecer o passado de quem se propõe a apoiar. Saber distinguir público de privado. Caso contrário, ele tenta ir pela via da manipulação querendo colocar “arreio” em terceiros, oprimindo, atacando adversários ou quem não se manifesta a seu favor. 
Nós,povo de Itambacuri precisamos eliminar qualquer espécie de "cabresto".

Deixo uma sugestão: A atividade política exige leitura. Leitura das normas de um processo eleitoral, leitura histórica dos fatos, leitura de literaturas jurídicas. Se desejar, pode se valer de outros livros. Particularmente, gosto dos livros: a- “Improbidade administrativa e crimes de prefeitos” do autor Waldo Fazzio Junior. b- “Cidadania Ativa” da autora Maria Victoria Benevides. c-“Educação E Cidadania: Quem Educa O Cidadão?” dos autores: Ester Buffa, Miguel Arroyo, Paolo Nosella. 
 Além disso, há tantos outros que nos abre os olhos para a defesa do serviço público e a defesa da democracia.
Lembremos, pois!


Imagens: fonte -internet.

Comentários

  1. POR ISSO QUE DETESTO POLÍTICA.PRA MIM QUEM SE ENVOLVE COM POLÍTICA É COMO ENTRAR NA LAMA LITERALMENTE.SO EXERÇO O VOTO PORQUE INFELIZMENTE SOMOS OBRIGADOS.E TEM MAIS, ONDE ENTRAR POLÍTICA NÃO TEM HONESTIDADE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

DENÚNCIA: ENQUANTO PARCELA DA POPULAÇÃO VIVE EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, PREFEITO DE ITAMBACURI VIOLA O PRINCÍPIO DO ESTADO LAICO E PRIORIZA A CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO COM IMAGEM DE NOSSA SENHORA

No município de Itambacuri muitas famílias da periferia estão vivendo em situação de miserabilidade, sobretudo, agora, após passado o temporal que aconteceu no dia 21 de agosto de 2023 porque estas famílias estão sofrendo as conseqüências da chuva com residências completamente destruídas: Telhas de amianto viraram "peneiras", algumas casas estão com cobertura de lonas sendo insuportável ficar debaixo em razão da elevada temperatura dos últimos dias. Os que tiveram as casas literalmente derrubadas, em razão do evento, estão sem opção de moradia e vivendo de favor em casa de familiares pela falta de condições de pagar um aluguel. Há muita destruição e pobreza na cidade, conforme matéria disponível neste informativo em http://itambacuriemfoco.blogspot.com/2023/08/apos-forte-temporal-populacao-carente.html . e muitas famílias estão vivendo sobressaltadas temerosas de novo temporal pois as ultimas chuvas caiam diretamente dentro de suas casas que estão com telhas danificadas. Assi

GOVERNO JOVANI SANTOS SOB ANÁLISE. O HOMEM É BOM, O HOMEM É ESPETACULAR??? (PARTE 1)

  Há pouco tempo escrevemos que a cidade de Itambacuri é como uma grande mesa posta, forrada, ornamentada, com lindos vasos; mas por baixo há muita sujeira... teias de aranha, poeira... há bichos venenosos. A grande mesa posta, forrada e ornamentada são as estátuas, as imagens, a propaganda que gira em torno do governo municipal; mas para quem olha no entorno, que sabe analisar, avaliar, inferir a realidade, percebe que é um desastre viver sob o governo de Jovani Santos. Quem vive neste município governado a duas gestão pelo mesmo grupo político de Henrique Scofield – Jovani percebe com clareza a catástrofe que estamos vivendo. A falácia de que “o homem é bom, o homem é espetacular” eleva o nome do prefeito. Aliás, parece que o objetivo dos aliados do atual governo é justamente criar uma áurea que ajude a proteger o  nome dele, pois é do conhecimento popular que um jargão de tanto falado vira verdade e se as pessoas não tiverem um olhar aguçado, acabam por afastar a ineficiência