Pular para o conteúdo principal

Escola Estadual Madre Serafina de Jesus promove palestra sobre Corrupção no Sistema Público de Saúde







Professores da Escola Estadual Madre Serafina de Jesus, com o viés educativo da disciplina DIVERSIDADE, buscam conscientizar os alunos a partir de um diferencial, qual seja, a busca por transparência dos recursos públicos. E como isso ocorre? Trabalhando temas bem atuais e urgentes.
Ontem, dia 16 de agosto, por exemplo, dentro do tema "Como entender e combater a corrupção", aconteceu uma palestra sobre Corrupção no Sistema Público de Saúde.
A corrupção é um mal que afeta toda a sociedade, visto que interfere na prestação dos serviços públicos e no desenvolvimento social e econômico da cidade e em contexto amplo, interfere no desenvolvimento do país.
A luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e comportamental de cada cidadão, daí, a importância da escola trabalhar o combate à corrupção e, por isso, nós do itambacuriemfoco que sempre denunciamos a corrupção em nosso município não podemos deixar de parabenizar a equipe da Madre responsável por este projeto.
É certo que  a Escola Madre Serafina trabalhando com o tema corrupção, ela trabalha outras atitudes do cidadão comum e contribui para a formação do caráter de cada aluno; pois incentiva à honestidade, a lealdade, o respeito pelas coisas públicas, a valorização do princípio da dignidade da pessoa humana. Ainda, capacita os alunos  a compreender a cidadania como participação social e política, a exercer a busca pelos seus direitos, a adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Valores estes pouco praticados por muitos políticos e agentes públicos.
Sabemos que não são poucas as manchetes televisivas, impressas ou através da internet que denunciam os desviam de verbas da saúde.
A corrupção na saúde é extremamente perniciosa porque corrói a dignidade das pessoas, retira dos doentes o direito a um tratamento digno, compromete vidas, leva pessoas à morte.
Em nossa cidade são muitos os casos de corrupção na saúde. Muitos desvios...então...
Então... não podemos deixar de destacar e parabenizar os alunos pelo comprometimento com o tema.


Os olhares atentos de cada estudante, os gestos com a cabeça, as respostas aos questionamentos (lançados  a título de reflexão); bastante participativos, as manifestações de muitos educandos, mesmo após o encontro, de quão é importante não parar de lutar pela saúde; os desejos manifestados...  as informações do descaso para  com os encaminhamentos de exames que estão parados há meses, sem providencia junto à secretaria de saúde;  toma-se ainda como melhor inspiração para que todos nós possamos fortalecer e ampliar a prevenção e o combate à corrupção na saúde de nossa cidade.
Considerar cada cidadão em sua especificidade e saber que a prática pedagógica  caminha comprometida e conectada com as demandas da nossa comunidade é lindo de se ver.
Combater a corrupção, de forma isolada, pode parecer difícil, mas torna-se leve, quando há o comprometimento e o esforço de todos.
Parabéns equipe da Escola Madre Serafina de Jesus. Agradecemos a todos, em especial a professora Gláucia, pela oportunidade de poder dividir o pouco que sabemos com o muito que os alunos nos ofereceram. 

Parabéns alunos e obrigada.Continuem participando efetivamente das discussões de interesse da sociedade.

Aproveitamos para informar que o valor destinado a saúde de Itambacuri - depósito fundo a fundo, até o momento é de R$ 5. 550. 218, 31 ( cinco milhões, quinhentos e cinquenta mil, duzentos e dezoito reais e trinta e um centavos) e sugerimos a todos a acompanhar os recursos da saúde que chegam a Itambacuri através do portal do Fundo Nacional de Saúde. confira no link:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA DE JOVANI SANTOS E MAURO ALI - ENTENDA ESTE E OUTROS ILÍCITOS ELEITORAIS DA CAMPANHA DE JOVANI SANTOS

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais  ajuizou uma ação de INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL em desfavor de JOVANI FERREIRA DOS SANTOS E MAURO CESAR ALI e requereu a  CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA OU DOS DIPLOMAS, por terem sido beneficiados pela prática de abuso de poder político e economico, A APLICAÇÃO DE MULTA prevista no art. 73, §§ 4°35 e 8°36 , da Lei 9.504/97 em seu patamar máximo, tendo em vista o alcance do dano, já demonstrado aqui; a Decretação da INELEGIBILIDADE dos representados tanto para esta eleição, como para os 8 (oito) anos seguintes, pelas condutas vedadas de abuso de autoridade, de poder político e, ainda, da violação ao princípio constitucional da impessoalidade, nos termos do art. 37, § 1°1 c/c art. 7410, da Lei 9.504/97 c/c art. 73, I, II e II9, também da Lei das Eleições c/c art. 1°, I, “h” e “j”33 e art. 22, caput, 32 e inciso XIV34, ambos da LC 64/90, e m razão de “ter concedido inúmeras gratificações e horas extras a servidores munic...

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, ...

CANDIDATO A VICE-PREFEITO DE JOVANI SANTOS, MAURO CESAR ALI, OMITE BENS E APRESENTA INFORMAÇÕES IMPRECISAS PARA A JUSTIÇA ELEITORAL

  A declaração de bens feita por qualquer candidato perante as eleições é dirigida não somente para o juiz, mas para toda sociedade e os eleitores, que podem avaliar o patrimônio do candidato e compará-lo com os recursos utilizados na campanha, bem como avaliar a evolução do seu patrimônio, caso o candidato seja eleito. O pecuarista Mauro Cesar Ali ( Mauro Ali) candidato a vice-prefeito pelo partido Republicanos, na coligação " O avanço não pode parar", declarou à justiça eleitoral um patrimônio de R$ 2.505.586,55 ( dois milhões, quinhentos e cinco mil e quinhentos e oitenta e seis reais e cinquenta e cinco centavos), conforme informação disponível no site do TSE ( Na plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas eleitorais - Divulgacand),  https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUDESTE/MG/2045202024/130001894971/2024/46531   Ao analisamos a declaração de bens deste candidato a vice-prefeito, notamos que o valor declarado dos bens não traduz a...