Pular para o conteúdo principal

Justiça acata pedido do MPE e determina que município de Itambacuri garanta retorno do transporte escolar em 24 horas



Os alunos da zona rural de Itambacuri que tiveram a garantia constitucional da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola violada, em razão do Município de Itambacuri ter cortado o transporte escolar, obtiveram um ganho importante  no dia 06.08.2018 (segunda-feira).


É que o Juiz atuante na Vara da Infância e Juventude de Itambacuri, Dr. Claudio Schiavo Cruz, sempre vigilante aos direitos da população infanto/juvenil, entendeu ser “inaceitável ver sufocado o direito das crianças e adolescentes à educação em virtude de desajustes da administração pública” e acolheu em caráter liminar a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, por sua representante, Dra Graziela Gonçalves Rodrigues.

A Justiça determinou ao Prefeito de Itambacuri, Henrique Luís da Mota Scofield, que regularize/ restabeleça e retome, no prazo 24 horas, a prestação do serviço de transporte escolar, a fim de atender os alunos matriculados na rede de ensino municipal e estadual em todas as linhas rurais municipais, em especial nas linhas do Córrego São Mateus, Cafelândia e Santa Isabel.

Em caso de descumprimento da medida, será imposta multa de R$1.000.00 (mil reais) por dia de descumprimento, limitada a R$100.000,00 (cem mil reais), imposta à pessoa do Prefeito Municipal.

Com o corte do transporte escolar, alguns alunos eram obrigados a andarem muitos quilômetros para cumprir com a carga horária escolar. Situação que fazia com que alongasse o tempo de viagem do estudante, causando um desgaste físico ao aluno, que já chegava à escola cansado, o que compromete a aprendizagem do escolar, tornando, também, a viagem, em risco.  Cenário este que caracteriza afronta o princípio da dignidade da pessoa humana e violação ao direito constitucional da educação que está preconizado no artigo 205 da Constituição da República.

A nossa constituição estabelece que a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania, mediante atendimento ao educando, por meio de programas suplementares de material didático escolar transporte, alimentação.(art. 208, VII, CF/88).

Desta forma, o que vinha acontecendo em Itambacuri era uma violação aos artigos 205 e 208 da Constituição Federal e ao artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei de n. 8.069/1990).

Para evitar violações de direitos, como o que veio ocorrendo, temos que estar atentos aos acontecimentos de nossa cidade e nos posicionarmos na defesa dos direitos de nosso povo. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, os professores não sabem pra onde foi  o recurso do FUNDEB, salários dos médicos foram reduzidos sem que houvesse redução no repasse. Há poucos dias fomos informados por um motorista  que o seu carro derr

DENÚNCIA: ENQUANTO PARCELA DA POPULAÇÃO VIVE EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, PREFEITO DE ITAMBACURI VIOLA O PRINCÍPIO DO ESTADO LAICO E PRIORIZA A CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO COM IMAGEM DE NOSSA SENHORA

No município de Itambacuri muitas famílias da periferia estão vivendo em situação de miserabilidade, sobretudo, agora, após passado o temporal que aconteceu no dia 21 de agosto de 2023 porque estas famílias estão sofrendo as conseqüências da chuva com residências completamente destruídas: Telhas de amianto viraram "peneiras", algumas casas estão com cobertura de lonas sendo insuportável ficar debaixo em razão da elevada temperatura dos últimos dias. Os que tiveram as casas literalmente derrubadas, em razão do evento, estão sem opção de moradia e vivendo de favor em casa de familiares pela falta de condições de pagar um aluguel. Há muita destruição e pobreza na cidade, conforme matéria disponível neste informativo em http://itambacuriemfoco.blogspot.com/2023/08/apos-forte-temporal-populacao-carente.html . e muitas famílias estão vivendo sobressaltadas temerosas de novo temporal pois as ultimas chuvas caiam diretamente dentro de suas casas que estão com telhas danificadas. Assi

GOVERNO JOVANI SANTOS SOB ANÁLISE. O HOMEM É BOM, O HOMEM É ESPETACULAR??? (PARTE 1)

  Há pouco tempo escrevemos que a cidade de Itambacuri é como uma grande mesa posta, forrada, ornamentada, com lindos vasos; mas por baixo há muita sujeira... teias de aranha, poeira... há bichos venenosos. A grande mesa posta, forrada e ornamentada são as estátuas, as imagens, a propaganda que gira em torno do governo municipal; mas para quem olha no entorno, que sabe analisar, avaliar, inferir a realidade, percebe que é um desastre viver sob o governo de Jovani Santos. Quem vive neste município governado a duas gestão pelo mesmo grupo político de Henrique Scofield – Jovani percebe com clareza a catástrofe que estamos vivendo. A falácia de que “o homem é bom, o homem é espetacular” eleva o nome do prefeito. Aliás, parece que o objetivo dos aliados do atual governo é justamente criar uma áurea que ajude a proteger o  nome dele, pois é do conhecimento popular que um jargão de tanto falado vira verdade e se as pessoas não tiverem um olhar aguçado, acabam por afastar a ineficiência