Pular para o conteúdo principal

CONFIRA OS LOCAIS DE VOTAÇÃO E SAIBA O QUE PROIBIDO E O QUE É PERMITIDO AOS ELEITORES NA HORA DE VOTAR

 



Caro eleitores,

Antes de falar sobre o que é permitido e proibido aos eleitores,  vejam quais são as recomendações do Plano de Segurança Sanitária do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aos votantes:

- Se possível, leve a própria caneta para assinatura do  caderno  de  votação e digitação direta na urna do número dos seus candidatos como medida de segurança contra a Covid-19.

-Respeitem a distancia mínima de 1 metro nas filas.

-Leve o álcool em gel e higienize as mãos antes e depois de votar;

- Exiba o seu documento de identidade para o mesário de modo que ele possa colher seus dados sem precisar tocar neles.

-Não esqueça da máscara.

- Caso o eleitor apresentem  febre  ou  tenham  sido  diagnosticados  com  COVID-19  nos  14  dias  anteriores  à  data  da  eleição  é permitido a posterior justificativa da ausência de voto por esse motivo.

De acordo com a legislação, o eleitor pode, nos dias das eleições, manifestar discretamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato. Para tanto deve usar, individualmente, apenas bandeira, broche, emblema ou adesivo.

A cabine de votação é o local onde a pessoa exerce com sigilo seu direito democrático na urna eletrônica.

Aparelhos: È proibido o ingresso do eleitor, na cabine de votação, portando celular, máquina fotográfica e filmadora. A mesa receptora pode reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.

Vestuário: A Justiça Eleitoral permite que eleitores usem camiseta de candidatos no dia da eleição, desde que não haja aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado; não haja caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; não ocorra abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e, por fim, não seja feita a distribuição de camisetas de candidatos.

Boa de Urna: A lei proíbe a chamada boca de urna no dia do pleito, na tentativa de cooptar os votos de outros eleitores. Impede também, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e bandeiras, broches etc., de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem o uso de veículos.

A legislação não permite ao eleitor, no dia do pleito, utilizar alto-falante e amplificador de som, promover comício ou carreata ou divulgar propaganda de partido ou candidato.

Propaganda na Internet: É proibido, também a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo nas aplicações de internet de que trata o artigo 57-B da Lei nº 9.504/1997, podendo ser mantidos as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente.

Colinha: É permitido levar para a cabina somente a chamada “colinha” disponibilizada pela Justiça Eleitoral, com os números dos candidatos escolhidos.

Fiscais partidários: Já para os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, somente é permitido constar, em seus crachás, o nome e a sigla do partido político ou da coligação que representam, sendo proibida a padronização do vestuário.

Se o eleitor perdeu o título: O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título, levando apenas um documento oficial com foto.

Outras recomendações:

           Seja fiscal do nosso município. Ao sair para votar Leve sempre papel e caneta para anotações. Caso depare com algum candidato ou cabo eleitoral agressivo  e provocador, lembre-se que é somente hoje. Não se deixe intimidar. Mantenha a calma, filme, tenha testemunha, anote placas dos carros, cor da roupa, horário...pois, devido a demanda, nem sempre a polícia pode te atender na hora da ocorrência do fato.

Confira abaixo seu local de votação.


Outras recomendações:
Seja fiscal do nosso município. Ao sair para votar Leve sempre papel e caneta para anotações. Caso depare com algum candidato ou cabo eleitoral agressivo e provocador, lembre-se que é somente hoje. Não se deixe intimidar. Mantenha a calma, filme, tenha testemunha, anote placas dos carros, cor da roupa, horário...pois, devido a demanda, nem sempre a polícia pode te atender na hora da ocorrência do fato.
Controle seu coração.

Vote bem! Vote consciente!









Créditos das imagens: https://agenciabrasil.ebc.com.br/eleicoes-2020/noticia/2020-11/eleicoes-2020-urnas-sao-seguras-e-uso-e-transparente-afirma-tse




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL PEDE CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA DE JOVANI SANTOS E MAURO ALI - ENTENDA ESTE E OUTROS ILÍCITOS ELEITORAIS DA CAMPANHA DE JOVANI SANTOS

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais  ajuizou uma ação de INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL em desfavor de JOVANI FERREIRA DOS SANTOS E MAURO CESAR ALI e requereu a  CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA OU DOS DIPLOMAS, por terem sido beneficiados pela prática de abuso de poder político e economico, A APLICAÇÃO DE MULTA prevista no art. 73, §§ 4°35 e 8°36 , da Lei 9.504/97 em seu patamar máximo, tendo em vista o alcance do dano, já demonstrado aqui; a Decretação da INELEGIBILIDADE dos representados tanto para esta eleição, como para os 8 (oito) anos seguintes, pelas condutas vedadas de abuso de autoridade, de poder político e, ainda, da violação ao princípio constitucional da impessoalidade, nos termos do art. 37, § 1°1 c/c art. 7410, da Lei 9.504/97 c/c art. 73, I, II e II9, também da Lei das Eleições c/c art. 1°, I, “h” e “j”33 e art. 22, caput, 32 e inciso XIV34, ambos da LC 64/90, e m razão de “ter concedido inúmeras gratificações e horas extras a servidores munic...

Com o cú na mão

                                                                  Do jeito que as coisas estão andando aqui em Itambacuri, tem gente que mesmo após sair do poder  vai ficar com "o cú na mão".    Isso mesmo!     Pense bem!    As ruas são buracos só, os PSFs não funcionam normalmente, as estradas que ligam a cidade à zonal estão acabadas, há funcionários com pagamentos atrasados, os carros do município estão sucateados, as famílias que tiveram que sair de suas casas por causa da interdição da defesa civil não está vendo nada sendo providenciado, os hospitais não funcionam como devem, as obras de infra- estrutura das casas populares estão irregulares, há notícias de funcionários fantasmas, rios imundos, esgoto a céu aberto e ainda temos informações de licitações irregulares, ...

CANDIDATO A VICE-PREFEITO DE JOVANI SANTOS, MAURO CESAR ALI, OMITE BENS E APRESENTA INFORMAÇÕES IMPRECISAS PARA A JUSTIÇA ELEITORAL

  A declaração de bens feita por qualquer candidato perante as eleições é dirigida não somente para o juiz, mas para toda sociedade e os eleitores, que podem avaliar o patrimônio do candidato e compará-lo com os recursos utilizados na campanha, bem como avaliar a evolução do seu patrimônio, caso o candidato seja eleito. O pecuarista Mauro Cesar Ali ( Mauro Ali) candidato a vice-prefeito pelo partido Republicanos, na coligação " O avanço não pode parar", declarou à justiça eleitoral um patrimônio de R$ 2.505.586,55 ( dois milhões, quinhentos e cinco mil e quinhentos e oitenta e seis reais e cinquenta e cinco centavos), conforme informação disponível no site do TSE ( Na plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas eleitorais - Divulgacand),  https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUDESTE/MG/2045202024/130001894971/2024/46531   Ao analisamos a declaração de bens deste candidato a vice-prefeito, notamos que o valor declarado dos bens não traduz a...